03/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
a) Conceituar improvisação musical;
b) Improvisar sobre bases e/ou a partir de temas apresentados.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será melhor aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas sobre os parâmetros do som:
MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573
MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15575
MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
MÚSICA: Parâmetros do som 4 - timbre
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15577
Caro professor, a coleção “Composição” tem o propósito de oferecer um grupo de aulas introdutórias que despertem o interesse dos alunos sobre o ato de compor e de mostrar a existência de um trabalho racional por trás do que muitas vezes é considerado um trabalho divino, um ato de pura inspiração.
Atividade 1
Inicie a aula discutindo sobre como, às vezes, acontecem coisas que não estavam previstas. O que fazemos nessas horas? Desistimos ou arranjamos novas soluções para aqueles problemas? O nome que damos a essa capacidade de “se virar”, dar um jeito de resolver o que não estava previsto é improvisação. Em Música isso é também bastante comum.
Proponha que todos cantem juntos uma música. Escolha algo do repertório do grupo, algum sucesso do momento ou uma canção simples como “Parabéns pra você”, por exemplo. Após isso, escolha um aluno: ele deverá cantar três vezes seguidas a canção enquanto você fará outra coisa (avise de antemão que o que você fará poderá parecer engraçado, mas que é importante que ele continue cantando a música até o fim). Comece cantando junto com o aluno; ao início da segunda vez você deverá improvisar com a voz, percussão corporal ou com outro elemento que achar adequado enquanto ele continua cantando; ao início da terceira vez volte a cantar com o aluno até o fim.
Após isso, explique que o que você fez foi improvisar enquanto o aluno realizava o que chamamos de “tema”. Este foi o ponto de apoio sobre o qual o improviso aconteceu. Embora muitos alunos possam dizer que o improviso não tinha relação com o que se cantava, é importante lembrar que em arte podemos tomar vários caminhos interpretativos e criativos.
Lembre-se de que foi usada a mesma duração da canção para o improviso e que isto é muito comum em certos tipos de música. A forma foi mantida durante a improvisação.
Atividade 2
Passe a uma atividade de apreciação, tocando – você mesmo ou a partir de um CD ou outra mídia que desejar – exemplos de peças que possuam improvisações. Aponte os inícios e os finais de temas e improvisos. Deixe que os alunos opinem sobre o que ouviram. A seguir, sugerimos alguns exemplos:
- "Cause we've ended as lovers" (Jeff Beck) - http://www.youtube.com/watch?v=JDgjBl86vq8
Esta música tem uma breve introdução, o tema e a improvisação tocados pela guitarra. O baixo, a bateria e o teclado fazem o acompanhamento. É interessante que, por causa do estilo um pouco jazzístico, o tema é executado um pouco modificado após o improviso.
- “Summertime” (George Gershwin) - http://www.youtube.com/watch?v=N090STPx-2M&feature=related
Esta música é uma das canções do musical “Porgy and Bess”, de George Gershwin e Ira Gershwin. O tema é exposto sem introdução seguido de improvisação e não é reexposto. Contrabaixo, sopros e bateria fazem o acompanhamento. Atente para o fato de que Miles Davis foi o ”papa” do chamado cool jazz, estilo suave com poucas notas em que se evita o virtuosismo.
Atividade 3
Agora passe a um exercício de composição: divida a turma em grupos de até quatro alunos e dê um tema bem simples para cada grupo. Eles deverão compor na forma: “TEMA – IMPROVISO (quantos desejarem) – TEMA”
Você (ou outro aluno) pode tocar a base harmônica para facilitar o trabalho. Abaixo há um link em que o pianista toca uma sequência harmônica e, a seguir, improvisa sobre a sequência de acordes. Simplificando temos basicamente estes acordes (compasso quaternário):
4/4 C | C | F | F | G | F | C | C ||
http://www.youtube.com/watch?v=Hi51Ggx7DaU
Ao final, os grupos deverão apresentar os trabalhos.
"Improvisação" na Wikipédia
Promova um debate a respeito das apresentações e das improvisações. Tome nota das particularidades de cada trabalho. Se possível, grave para posterior apreciação.
Analise junto com a turma:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!