10/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Professor, as atividades aqui propostas são concatenadas com a aula denominada “Vamos criar um blog da turma?”. Nesse sentido, é importante que você acesse-a para um melhor desempenho das atividades.
Para a efetivação desta aula, é necessário que professor e aluno tenham construído um blog para a turma, bem como dominado o funcionamento das ferramentas disponíveis nesse recurso multimídia de produção textual.
Você poderá criar um blog a partir dos sites:
1- https://www.blogger.com/start (consideramos esse o melhor)
2- http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html
Também é importante que você faça uma revisão sobre o gênero texto de opinião. Traga revistas e jornais para a classe e explicite as principais características desse gênero.
ATIVIDADE 01
Desenvolvendo o debate na turma
O primeiro passo a ser tomado é expor a(s) temática(s) que serão discutida. Procure escolher assuntos que façam parte da realidade social, histórica, ideológica dos alunos. Por exemplo:
Para desenvolver o debate em sua turma, você poderá proceder de duas formas:
1- Dividir a turma em dois grupos, sendo um a favor e um contrário ao assunto em debate;
2- construir os grupos a partir do posicionamento real dos alunos frente à temática.
Cada forma de dividir a turma tem seus pontos negativos e positivos.
Se você escolher a primeira opção, terá dois grupos matematicamente divididos. Entretanto, é possível que componentes sejam obrigados a defender posicionamentos que não concordam.
Se você selecionar a segunda opção, terá grupos desproporcionais (quanto à quantidade de componentes), mas serão grupos que defenderão um posicionamento em que acreditam.
Após a construção dos grupos, inicie os debates, organização as argumentações por meio de inscrições. Todos os alunos devem argumentar.
É interessante que cada argumentação seja seguida de uma contra-argumentação de um componente do grupo antagônico. Assim, um aluno argumenta a favor do assunto em debate e, posteriormente, outro expõe argumentos contrários à temática.
Você deve organizar as falas de modo que todos participem dessa produção oral-argumentativa.
ATIVIDADE 02
Redigindo um texto de opinião
A atividade de produção de texto deve ser desenvolvida individualmente.
Proponha que os alunos produzam, em sala, um texto com os principais argumentos selecionados, a partir do debate empreendido na turma (atividade anterior). É possível que algum deles tenha mudado a sua opinião acerca do assunto após o debate. Deixe-os argumentar sobre essa nova forma de pensar.
Sorteie/escolha alguns alunos para lerem seus textos em voz alta para toda a turma.
Se julgar necessário, aproveite a correção dos textos para apontar incoerências relativas à linguagem, ortografia e sintaxe. No entanto, não perca o foco da atividade em questão.
ATIVIDADE 03
Transformando os textos de opinião em comentário para o blog da turma
Os alunos já participaram do debate e já produziram um texto de opinião. Agora eles transformarão tais produções em comentários para serem postados no blog.
Nessa etapa da aula, você deverá levar os alunos para o laboratório de informática.
Antes da aula, você deve acessar o blog e inserir um post que disserte de forma imparcial sobre a temática discutida. Seu post será o texto motivador para os comentários que serão produzidos pelos alunos.
Organize-os em duplas ou trios. Cada grupo deverá:
ATIVIDADE 04
Visualizando o blog e debatendo sobre os comentários
Ainda no laboratório de informática, acesse o blog da turma que, agora, já possui todos os textos inseridos pelos alunos. Mostre para eles como seus comentários ficam relacionados àquele post inserido por você.
Demonstre aos alunos a disposição dos comentários no blog. Como esses comentários ficaram atrelados àquele período imparcial que dissertava sobre a temática construído pelo professor.
Conclua a atividade com um debate. Peça aos alunos que:
Professor,
Para ampliar o seu conhecimentos e o dos alunos acerca do texto de opinião, bem como os diferentes efeitos de sentido que um mesmo fato pode ter, indicamos duas teleaulas do Telecurso 2000:
AVALIAÇÃO
As atividades propostas na presente aula podem ser avaliadas, mediante a constatação se os alunos:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/10/2011
Cinco estrelasTrabalhar com debate em sala de aula exige primeiramente a seleçao do tema e organizacao do encaminhamento que será dado além de exigir do professora mediador desse debate amplo conhecimento do assunto para entao moderar as discussoes. É necessario também estipular tempo para cada aluno e orientar que se façam as falas cada um no seu m omento. Se estas coisas forem bem detalhadas, acredito que uma aula com debate sera excelente forma de se propor uma produçao escrita para os alunos.