Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Composição – Frase

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      a) Conceituar "frase musical";

      b) Compor uma música com, pelo menos, duas frases diferentes.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será melhor aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas sobre os parâmetros do som:

MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573 

MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15575 

MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576 

MÚSICA: Parâmetros do som 4 - timbre

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15577 

Para a aula sobre Frase, é recomendável a noção de compasso.

Estratégias e recursos da aula

      Caro professor, a coleção “Composição” tem o propósito de oferecer um grupo de aulas introdutórias que despertem o interesse dos alunos sobre o ato de compor e de mostrar a existência de um trabalho racional por trás do que muitas vezes é considerado um trabalho divino, um ato de pura inspiração.  

      Tentaremos fazer com que os alunos compreendam o conceito de frase musical iniciando por uma analogia com a construção de frases em textos. Não nos referimos aqui ao conceito clássico de frase, e sim a frase enquanto uma estrutura do discurso musical.

      Inicie a aula contando uma pequena história com poucas frases. Por exemplo:

      “Um menino andava na floresta. Veio uma tempestade terrível com ventos que quase o carregavam. Um anjo viu o menino em apuros e interveio, parando a tormenta e salvando-o.”

      Pergunte se essa pequena história pode ser divida em partes. Essas partes isoladamente fornecem o sentido da história a quem a lê/ouve?

      Explique que em Música também existem frases, partes de um discurso musical que podem ser entendidas com coerência, mas que possuem outro sentido se agrupadas aos seus pares de uma composição.

      Atividade 1

Passe a um exercício de audição intentando mostrar, a princípio, a relação que existe entre frase musical e frase gramatical. Você pode escolher qualquer canção tradicional já trabalhada com a turma ou um exemplo que esteja em voga na mídia. Sugerimos, a título de exemplo, a canção folclórica “Pai Francisco” que abaixo colocamos com letra e cifra.

Ouça a canção em:

http://www.beakauffmann.com/mpb_p/pai-francisco.html 

 

C

Pai Francisco entrou na roda

                        G7

Tocando seu violão

Balalan ban ban ban ban balalan ban ban

                           C

Vem de lá seu delegado

                G7                  C

E Pai Francisco foi pra prisão

                 F                  C

Como ele vem todo requebrado

                   G7                 C

Parece um boneco desengonçado

 

      Pergunte se a primeira frase (de “Pai Francisco...” a “...ba lam bam bam”) produz uma sensação de que a música acaba ali. Se você puder tocar acompanhado de um instrumento harmônico a sensação de suspensão se potencializará, uma vez que o quarto compasso usa um acorde de dominante.

      E quanto à segunda frase (de “Vem de lá...” até “...prisão”)? Esta certamente sugerirá a todos a sensação de conclusão, encerramento. No entanto, sem a primeira frase os sentidos ficam incompletos, tanto o musical quanto o gramatical.

      Atividade 2      

      Inicie uma atividade de audição. Toque – você mesmo ou a partir de alguma mídia – algumas peças e discuta onde estão as frases e que sensações elas proporcionam (conclusão X suspensão). Dê preferência a peças curtas e/ou apenas trechos de peças maiores. Toque uma vez para que eles ouçam e, então, outras vezes para que eles possam indicar onde está o fim de uma frase e o início de outra. A seguir, encaminhamos duas sugestões contrastantes:             

- Asa Branca (Luiz Gonzaga)

http://www.youtube.com/watch?v=IKsS_U7eNbc&feature=fvst        

      Esta canção tem duas frases bem claras, além da vantagem de ter muitas estrofes iguais, mudando apenas a letra. Exemplo: 1ª. frase: “Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João”;  2ª. frase: “Eu perguntei a Deus do céu, ai! Por que tamanha judiação?”               

- Políptico (Jorge Peixinho)

http://www.youtube.com/watch?v=mIQe8JY4SpQ               

      Agora, neste último exemplo, os alunos terão mais dificuldade em identificar as frases porque o contexto melódico é completamente diferente do que estamos acostumados a ouvir na música tradicional. Discuta sobre o tema, faça-os perceberem que o conceito de frase está intimamente ligado ao de melodia.            

      Em Recursos Complementares, colocamos um link que dá acesso a gravações instrumentais que podem ser utilizadas como exemplos para a identificação de frases.

      Atividade 3

      Passe ao exercício de composição. Divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para que eles componham uma peça com pelo menos duas frases. Os recursos que os alunos poderão usar dependerão do que você possuir à disposição: instrumentos musicais – formais ou não, percussão corporal, voz, etc.

      Visite os grupos e ajude-os quando necessário. Uma possibilidade é iniciar o trabalho pela letra: criam-se duas frases (gramaticais) às quais são adicionadas melodia depois. No entanto, evite fazer deste procedimento uma regra.               

Recursos Complementares

Frase Musical

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frase_(música) 

 

Site com gravações instrumentais de vários compositores em formato midi:

http://www.karaokenet.com.br/Musicas/midisclassicosOk.htm 

Avaliação

Ao fim, promova uma discussão sobre os trabalhos apresentados e avalie observando se as frases elaboradas estavam claras. Ao mesmo tempo, faça observações sobre as diferenças entre as duas frases criadas.

Provoque com perguntas a respeito de pontos que julgar interessantes nas apresentações. Se possível, grave para futuras audições. 

 

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.