Elaborar um texto visual com os alunos, enfocando a linha como tema central;
Entregar uma folha de papel sulfite e uma caixa de lápis de cor para cada aluno;
Sugerir que cada um escolha um lápis de cor para iniciar a escrita/desenho do texto;
Solicitar que os alunos dobrem a folha em oito partes iguais;
Foto acervo: Marileusa Reducino
Pedir aos os alunos que em cada parte, façam um exercício com pontos, de forma gradativa, obedecendo a seguinte ordem:
Escolher uma cor de lápis para cada parte da folha de sulfite;
Iniciar um desenho com pontos de modo que ao final estes se transformem em linha (tal atividade é chamada de texto, porque o aluno irá percebendo, pelo exercício da marca do grafite sobre o papel, a completude do processo da configuração da linha);
Foto acervo: Marileusa Reducino
Expor os textos/exercícios nas paredes da sala, para apreciação do gurpo;
Perguntar aos alunos suas compreensões sobre a atividade realizada;
Discutir, com o grupo, as noções básicas de linha, a partir do ponto;
Solicitar aos alunos que pensem em como trabalhariam com a linha em uma instalação na sala de aula.
Aula 3
Deixar a sala sem mobiliário de forma a possibilitar que os alunos a utilizem, por completo, na Instalação;
Entregar aos alunos alguns carreteis de linhas coloridas e cordões, explicando-lhes que deverão elaborar, em conjunto, uma instalação na sala de aula, utilizando as linhas oferecidas, as quais poderão ser fixadas nos objetos e nas paredes presentes na sala;
Lembrar, aos alunos, que todos deverão entrar em concordãncia quanto à finalização da obra;
Fotografar a Instalação;
Solicitar aos alunos a apreciação da Instalação, lembrando de sua duração efêmera;
Colher comentários e avaliar o processo e o resultado final.
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação, neste trabalho, será realizada durante o processo de desenvolvimento das aulas, tendo como enfoque principal a compreensão do que venha a ser a linha e suas diferentes possibilidades de aplicação, bem com o resultado auferido na elaboração de uma instalação criada com a utilização de tal objeto.