Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Narrar... uma tradição humana.

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- reconhecer a tradição narrativa na formação humana (trabalhar a tradição oral, os ensinamentos baseados em parábolas... );

- identificar as características que constituem o texto narrativo (comparar textos diversos para esse fim);

- identificar a diferença entre discurso direto e indireto na narrativa;

- produzir textos narrativos (base em histórias da família – especialmente avós).

- avaliar e utilizar com propriedade e autonomia os recursos linguísticos para construir textos narrativos.

Duração das atividades
4 aulas geminadas. (Sugerimos a utilização de duas aulas de 50min. cada, correspondendo a uma aula geminada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a execução desta proposta é necessário que o aluno tenha um conhecimento básico da estrutura do texto narrativo (ele deverá ter ciência dos elementos que constituem essa tipologia, ainda que não se utilize da nomenclatura oficial). O aluno deve reconhecer a função básica da narrativa (contar uma história), elencar a necessidade de haver: personagens, narrador, diálogo e, a constituição básica (normalmente definida por eles como início, meio e fim).

Um caminho interessante seria observar aulas já postadas no portal que tratam da narrativa, afim de elencar elementos importantes. Os links abaixo podem não estar acessíveis em alguns navegadores. Se for o seu caso, professor, copie-o e cole na página de busca.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20249              [acesso em 18/12/2010]                   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24750              [acesso em 18/12/2010]

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25435              [acesso em 18/12/2010]

Estratégias e recursos da aula

Professor, prepare previamente o seu material. Selecione um texto, conforme o perfil da turma. Dê preferência para um conto ou uma crônica. A escolha do texto ficará a seu critério, uma vez que o ideal é que a classe desconheça o enredo da história.  Esse texto não será reproduzido, deve ser de domínio apenas do professor e de quem fará a leitura (você pode solicitar previamente que o funcionário da biblioteca ou a diretora ou aluno faça a leitura). Sugestão de texto: http://www.contosepontos.pt/story424.html       [acesso em 26/08/2010] 

Elabore ainda, um esquema (tópicos) contendo os elementos da narrativa. Esse material deverá ser fotocopiado para cada aluno. Sugestão:

 

 ESQUEMA - ELEMENTOS DA NARRATIVA

  • Situação inicial =>
  • Início do conflito (fato causador ) =>
  • Desenvolvimento (ações realizadas para intensificar / solucionar o conflito ) =>
  • Clímax =>
  • Desfecho =>
  • Tipo de narrador =>
  • Personagens: principais / secundários =>
  • Tipos de discurso (direto/indireto) =>
  • Tempo =>
  • Espaço => 

Primeira aula - 1h40min. - Seduzindo o leitor

A narrativa exerce uma influência marcante na vida do ser humano. Ela desperta a curiosidade, a atenção, a emoção, instiga, envolve. Esse poder que a narrativa tem é o que justifica o título desta aula. O ser humano se constitui e se direciona, principalmente, por intermédio da narração, seja ela no âmbito escolar, seja no familiar, seja nos relacionamentos afetivos, profissionais, enfim. A verdade bíblica se mantém, a influência de Jesus Cristo na humanidade até os dias atuais se justifica pela forma utilizada para transmitir os ensinamentos: a narrativa. Considerando a importância deste tipo textual, proporemos atividades que busquem envolver o aluno e, ao mesmo tempo, estimular a construção do conhecimento mais aprimorado em relação à estrutura e características que compõem essa tipologia.

Professor, inicialmente, solicite aos alunos que guardem todo o material (não dê maiores detalhes). Obviamente eles questionarão os motivos ( deduzirão tratar-se de uma prova surpresa, algum teste ou até mesmo, tentarão antecipar o que vai acontecer). Ainda que demore um certo tempo, mantenha a calma, não demonstre impaciência e espere, pois a construção do ambiente ideal para introduzir a temática é fundamental.

Alcançado o objetivo (silêncio absoluto), apenas oriente os alunos a ouvirem e inicie a leitura do texto que você selecionou. Oriente ao responsável pela leitura que a explore bem:  mantendo uma voz suave em determinados momentos, alterando em outros conforme o enredo do texto; procure movimentar-se enquanto realiza a leitura (bem discretamente, pois o movimento perceptível atrapalha a concentração). Leia todo o texto (você pode optar por efetuar a leitura fazendo pausas, buscando um retorno (feedback) dos alunos ou por não fazer nenhuma interrupção e retomar o texto no final da leitura.

Terminada a leitura, parta para a análise mais detida do texto. Pergunte aos alunos sobre a função/objetivo principal do texto lido, sobre qual (quais) tema(s) ele trata, quais aspectos eles consideram mais relevantes, como são as personagens, qual o envolvimento do narrador na história, em qual(quais) ambiente(s) se desenvolve a trama, qual o tempo ou o período de tempo compreendido na narrativa, quais são as impressões a respeito das ações (ocorrem todas ao mesmo tempo ou se sucedem). Ressalte a situação inicial (reconte) até o momento em que surge o problema (não utilize nenhuma nomenclatura nesse momento), solicite a eles que identifiquem o que provocou o rompimento da estabilidade inicial. Prossiga analisando a progressão do texto: estabeleça com eles a ordem sequencial de ações desenvolvidas a partir do surgimento do problema. Questione qual a consequência de tais ações (o objetivo é que o aluno perceba o momento do clímax). Em seguida, discuta o desenlace da trama.

Uma vez trabalhado o texto em suas complexidades, insira os conceitos, as nomenclaturas estabelecidas para a composição da narrativa. Prepare uma definição (glossário) dos termos utilizados na caracterização da Narrativa. Distribua o glossário juntamente com a proposta do esquema. Solicite a eles que construam o esquema tendo por base o glossário recebido e as observações que fizeram durante a exploração do texto. O objetivo principal desta proposta de atividade é explorar a capacidade lógica, o estabelecimento de relações entre o que foi observado e o conceito determinado. Quanto mais autônomo for esse momento, maiores serão as possibilidades de o aluno recuperar o que foi discutido e de associá-lo, produzindo um conhecimento mais significativo.

 

Segunda aula - 1h.40min. - Percebendo a narrativa dentro dos gêneros

Professor, selecione previamente textos narrativos diversificados. Para esta aula busque ser bem criativo: selecione um capítulo de novela, uma música, uma narração de futebol, contação de história, causos, monólogos, tirinhas, poesias, enfim tente ser bem eclético na escolha dos textos. Providencie TV, DVD, Data show, rádio, ou seja, o equipamento que será necessário para a análise dos textos. Na seção de recursos complementares, há a indicação de alguns endereços eletrônicos que você poderá utilizar. Você poderá se valer ainda de narrativas visuais e orais. Algumas sugestões:

                                                                                   http://www.newtonfoot.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2008/12/36g1.jpg          [Acesso em 18/12/2010]

 

    Apresente para seus alunos o áudio A descoberta do conto: uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, e disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2712 [Acesso em 14/01/2011]. Crie as condições para que os alunos ouçam a narrativa de forma clara e atenta. 

 

 

Elabore ainda, um quadro comparativo retomando os elementos constituintes da narrativa trabalhados na aula anterior, conforme explanado abaixo. Você tem ainda a opção de solicitar ao grupo que construa o quadro no momento da execução da atividade - avalie a possibilidade e, tente privilegiá-la, pois essa proposta dará maior autonomia para o grupo)

 

 ESQUEMA - ELEMENTOS DA NARRATIVA - QUADRO COMPARATIVO

CARACTERÍSTICA

NOVELA

PIADA

MÚSICA

TIRINHA

MONÓLOGO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Situação inicial

 

 

 

 

 

 

Início do conflito

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

Clímax

 

 

 

 

 

 

Desfecho

 

 

 

 

 

 

Tipo de narrador

 

 

 

 

 

 

Personagens: principais / secundários

 

 

 

 

 

 

Tipos de discurso (direto/indireto)

 

 

 

 

 

 

Tempo

 

 

 

 

 

 

Espaço

 

 

 

 

 

 

Apresente os textos aos alunos. Inicie ressaltando a necessidade de atenção à atividade que será desenvolvida. Comece com os textos escritos (para dinamizar a aula, distribua aleatoriamente os textos e solicite a leitura dos mesmos em voz alta para a turma - se o grupo mostrar-se mais receptivo, solicite que cada leitor dirija-se à frente da sala para efetuar a leitura). Em seguida, apresente os textos que dependem da projeção.

Após a audição de todos os textos, discuta com o grupo quais as características que os textos têm em comum e, também, o que os diferencia. Após as observações iniciais, solicite que eles retomem o esquema feito na aula anterior e, com base nele, considerem as características comuns e as divergentes na comparação dos textos. Para tanto, distribua-os em grupos de cinco alunos e solicite que produzam um quadro comparativo entre os textos apresentados.

Recolha a atividade solicitada no final da aula.

 

Terceira aula - 1h40min. - Aprofundando o conhecimento

Professor, esta aula prevê muita discussão, pois, provavelmente, na análise dos grupos, eles tiveram dificuldade em localizar ou classificar algum dos elementos. Conduza o diálogo, permitindo que eles consigam estabelecer as relações necessárias para sanarem as dúvidas. Por exemplo, no capítulo da novela, certamente eles terão dificuldade em identificar um narrador ou ainda, dirão que não tem um narrador. Essa situação está prevista na abordagem dos tipos de narrador: visão de fora - os personagens constroem a narrativa. No monólogo poderão sentir dificuldade em perceber o tempo (que pode ser o psicológico), a inserção de vozes (interferências) que terão dúvida se correspondem à fala de algum personagem específico. Inicie a aula tecendo breves comentários sobre os aspectos levantados pelos grupos (ressalte principalmente os aspectos positivos, comente as incorreções justificando que a orientação é para todos os grupos). Agora que o aluno já tem uma percepção da estrutura do texto narrativo, aprofunde o conhecimento acerca das particularidades de cada elemento da narrativa que foi trabalhado.

 Para ter maiores detalhes sobre essa proposta, acesse o site: http://manoelneves.com      (Elementos da narrativa)          [acesso em 14/04/2010]

No encerramento dessa aula, indague sobre a importância da narrativa para o ser humano. Questione os alunos sobre as histórias tradicionais de família. Solicite que conversem com os mais velhos e produzam uma narrativa baseada na pesquisa que fizeram. Ressalte a necessidade de observarem todos os elementos da narrativa para  a composição do texto, principalmente a situação do discurso. Esclareça que eles terão por base um discurso direto (relato ouvido por eles) e deverão transformá-lo em discurso indireto no momento da produção. Por fim, deixe-os cientes de que apresentarão os textos para a turma. (Essa proposta pode contemplar também o envolvimento dos familiares, convidando-os a virem à escola para contarem suas histórias).

Quarta aula - 1h.40min.- Narrativas transmitidas

Professor, nesta aula propomos a leitura dos textos. Se for possível, prepare o ambiente, busque criar uma atmosfera de liberdade, de reciprocidade. Oriente os alunos à ouvirem as leituras e à observarem se a estrutura foi contemplada. Prepare uma ficha simples com o nome dos alunos e um espaço para observações. Essa prática vai estimular o aluno a avaliar o texto do outro e, ao mesmo tempo, reavaliar o próprio texto. Além disso,  a anotação evita a exposição do autor, exige dos demais alunos atenção e concentração para ouvir o texto e oferece a você um retorno a respeito do que o aluno internalizou acerca dos conteúdos trabalhados. Contudo, não interrompa a sequência de apresentação para tecer comentários, deixe esse momento para o final das apresentações. Se possível, filme as leituras. Normalmente não trabalhamos muito a oralidade e, momentos como esses, podem ser muito úteis. Procedendo dessa forma você fará com que o aluno se sinta valorizado e  terá material para, caso esteja previsto em seu programa, retomar esse trabalho para análises posteriores do grupo, ou ainda, para preparar uma sessão de cinema para que eles possam ver o resultado do trabalho.

Recursos Complementares

http://manoelneves.com      [acesso em 14/04/2010] - Elementos da narrativa - Este site apresenta várias apresentações de ótima qualidade para serem projetadas.

Brait, Beth. A personagem.Série Princípios.Ed.Ática.São Paulo. 79p. O livro trata mais detalhadamente a personagem, definindo-a, situando-a historicamente, explorando construção da personagem.

GANCHO, Candida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2006.57p.  - Este livro apresenta, através de uma linguagem bem objetiva, os elementos constituintes da narrativa, agregando exemplos em todas as definições e, ainda, apresenta um vocabulário com alguns termos comuns utilizados na classificação de elementos narrativos.

 www.4shared.com        [acesso em 14/04/2010] (baixar músicas). Este site apresenta uma infinidade de músicas, textos, livros para serem baixados. 

www.telenovelasbr.blogspot.com      [acesso em 14/04/2010] (baixar capítulos de novelas). Este blog (que mais parece um site) apresenta capítulos de várias novelas (antigas e atuais), assim como, programas, entrevistas, enfim. 

LEITE, Ligia Chiapinni Moraes. O foco Narrativo. São Paulo: Ática, 1985.96p. Este livro propicia uma base teórica explorando, principalmente, a tipologia narrativa e a figura do narrador. Aprofunda a temática associando teorias de autores consagrados e análises bem exploradas.

Avaliação

Professor, a avaliação está prevista em cada aula. Na primeira aula você avaliará a participação, o envolvimento com a proposta e também as anotações do esquema que o aluno elaborou. Na segunda aula, você avaliará a participação na interação com o grupo e no produto final que os alunos apresentarem. Na terceira aula, você avaliará as relações que os alunos estabelecerão com o conteúdo aprendido nas aulas anteriores. Na quarta aula, você avaliará o texto produzido e as percepções individuais dos alunos, que representará uma síntese do que foi apreendido por ele em relação ao texto narrativo.

Sugerimos ainda, que você compartilhe o momento de avaliação com o aluno na atividade da última aula. Uma vez que eles estarão analisando os textos, sugira que atribuam uma nota (defina a escala de pontuação) para cada texto. Essa proposta pode ser muito proveitosa até mesmo para perceber o grau de exigência que um aluno atribui ao texto do outro, em quais critérios ele se fundamenta e se as notas dadas equiparam-se ou diferenciam-se muito.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ARIVALDO, Pública , Amapá - disse:
    valdoleite1@hotmail.com

    08/03/2011

    Quatro estrelas

    adorei sua metodologia da aula. Exemplos para trabalhar com de terminado assum. um deles foi quanto a narrativa. Parabéns!! Professora.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.