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Arte postal - o desenho no intercâmbio de postais

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender o processo de comunicação de cartas e postais por meio dos Correios;
  • Elaborar desenhos para a composição de um postal;
  • Postar desenhos para um colega de sala;
  • Interferir no desenho recebido, reelaborando a imagem e postá-las novamente;
  • Exercitar a leitura de imagem a partir do resultado das imagens postadas no circuito imagético.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Leitura de Imagens e Desenho  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Discutir com os alunos um texto sobre Arte Postal;

 Sugestão:

  • A Arte Postal (Mail Art)l é uma forma de expressão da arte contemporânea surgida na década de 1960, influenciada por outros movimentos como o Dadaísmo e o Fluxus. Uma tendência artística originada por Ray Johnson consiste na prática de correspondências criativas trocadas entre artistas plásticos, por meio dos sistemas e objetos dos correios. Esta arte dialoga com o público não através de exposições em galerias ou museus, mas por meio dos sistemas dos correios, ou seja a correspondência. A utilização deste recurso permitiu aos artistas maior facilidade no intercâmbio de suas ideias e expressões, proporcionando exposições desvinculadas de premiações e julgamentos dos trabalhos. Para este tipo de expressão  o que importava era a veiculação da ideia numa tentativa de rompimento com o interesse comercial sobre as obras de arte. Neste sentido, a obra passa a ser vista como um produto de comunicação interativa que privilegia a produção coletiva, gerando a co-autoria e a constante modificação da obra, nunca distanciada, do descontentamento da arte com as diferentes ações  políticas gestadas no momento. Como apareceu em uma década politicamente conturbada, período da Guerra Fria no contexto mundial e da Ditadura no Brasil, a Arte Postal caracterizou-se por ser uma arte engajada em informações, protestos e denúncias, que pregava a valorização das ideias e, inserida neste contexto de socialização de correspondências postadas, iniciou uma forma de expressão em rede que antecedeu as redes midiáticas (internet). Como caracteristica a arte postal  utilizou-se da livre expressão e do rompimento de tradições objetivando a veiculação de informações, denúncias e protestos, permitindo uma infinitude de interferências imagéticas, conseguidas a partir de ícones, desenhos, pinturas, adesivos, fotografias e outros elementos e técnicas. As correspondências eram trocadas entre artistas de diferentes segmentos como, desenhistas, ilustradores, arquitetos, poetas, artistas plásticos e outros que se encontrassem inseridos no contexto artístico e político do momento. Para esta arte os artistas utilizaram, para expressarem sua sensibilidade, os suportes que os correios lhes ofereciam, tais como, envelopes, telegramas, carimbos postais e selos. Interferiam nestes objetos dando-lhes uma característica pessoal, utilizando-se de recursos técnicos como a escrita, a pintura, a colagem, a fotografia que após serem elaborados eram enviados pelo correio. No princípio, na década de 60 do século XX, as correspondências circulavam entre os artistas que se conheciam, posteriormente, na década de 70, a Arte Postal passou a circular também entre os interessados em fazer arte, mas somente na década de 80 é que os museus e as galerias reconheceram esta expressão artística. A Arte Postal no Brasil compartilhou de um momento político de censura, principalmente, para as formas artísticas de expressão, fossem elas música, teatro e as Artes Plásticas e, muitos artistas desta arte buscaram na Arte Conceitual uma forma de poderem se expressar. Neste sentido a Arte Postal passou a ser reconhecida como um seguimento da Arte conceitual. Dentre os artistas brasileiros que participam desta expressão artística temos o pernambucano Paulo Bruscky que em 1975 promoveu em Pernambuco a primeira exposição internacional de Arte Postal, censurada pelo regime militar que vetou sua realização. Na década de 90, com a disseminação dos recursos midiáticos a Arte Postal, de certa forma, transferiu-se do percurso e dos suportes oferecidos pelos correios e passou a dialogar com as novas mídias. Assim, já distante de um perído político em que o foco seria o protesto, a Arte Postal passou a experimentar novos canais de participação e divulgação utilizando-se a internet como ferramenta para continuidade desta poética. Atualmente, nos deparamos com uma quantidade inumerável de redes artísticas atuantes na internet, onde a interação acontece em tempo real. Podemos concluir, portanto, que a Arte Postal é uma arte revolucionária que utiliza de suportes físicos para seus significados e precursora do princípio da interação da rede entre arte, artistas e meios de comunicação.

Fonte: Autoria e acervo Marileusa Reducino

 

  • Pedir aos alunos que realizem uma pesquisa junto aos Correios, com o intuito de observar o processo e o percurso das correspondências;
  •  Dividir, para tanto,  a turma em grupos, de modo que cada um destes possa investigar sobre determinadas questões;
  •  Solicitar aos alunos que, diante da pesquisa realizada, organizem uma apresentação a ser socializada na próxima aula;
  • Sugerir as seguintes questões:
  • a)      Qual o documento oficial que marca o início da correspondência no Brasil?
  • b)     Como surgiram no país os serviços postais?
  • c)      Como e quando surgiu o Departamento de Correios e Telégrados (DCT)
  • d)      Quando e porque foi criada a ECT?
  • e)      O que muda nos Correios a partir da década de 1960?
  • f)       Quais os serviços oferecidos pelos Correios na contemporaneidade?
  • g)      Fazer um paralelo entre os serviços oferecidos pelos correios desde seu início até a contemporaneidade.
  • h)      Pesquise sobre os produtos e os serviços oferecidos pelos Correios.
  • i)        Quais os meios utilizados pelos Correios para que a correspondência chegue ao seu destino.

Aula 2

  • Providenciar, para esta aula, um aparelho de data-show para a apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos;
  • Orientar uma discussão sobre os assuntos apresentados, procurando levar os alunos a perceberem a ligação entre os três eixos abordados: a Arte Postal, Os Correios e a Política dos anos 60 no Brasil.

Aula 3

  • Providenciar, para esta aula, pincéis, aquarela, papel canson (14 x 10 cm) ou cartolina, tesouras, colas, pincéis atômicos, lápis de cor, canetas coloridas, envelopes utilizados para postagem e selos;
  • Projetar algumas imagens de Arte Postal e discutir sobre elas com os alunos;

 

Sugestão: Paulo Brusky – 1976 -  Disponível em: http://www.gridccsp.org/blog/2009/12/11/arte-vida/    

 

Paulo Brusky – 2008 - Disponível em: http://caradepaubrasil.wordpress.com/2008/07/04/37-paulo-bruscky-pe/    

 

  • Pedir para que os alunos pensem sobre um momento importante em que país esteja passando;
  • Colher as informações e anotar na lousa: esportes, violência, política, desastres ecológicos e outros que por ventura surjam;
  • Promover uma votação entre os temas para que se eleja somente um;
  • Discutir com os alunos sobre o tema escolhido, provocando reflexões e conclusões sobre o mesmo;
  • Iniciar um processo de construção de um cartão postal a partir dos materiais disponibilizados na sala.    

 

Aula 4 

  • Solicitar aos alunos que terminem a construção plástica iniciada na aula anterior;
  • Discutir, com os alunos, sobre o trabalho que está sendo realizado e perguntar se o que eles estão elaborando esteticamente diz respeito ao tema eleito na aula anterior;
  • Acompanhar o processo de criação dos alunos, orientando-os no sentido de ocuparem a maior parte possível do papel;
  • Envelopar o postal do aluno, selando-o;
  • Elaborar e promover interferências nas faces externas dos envelopes;
  • Providenciar endereços de alunos de outras turmas, que estejam trabalhando com o mesmo tema e direcionar a cada aluno um endereço que deverá ser escrito nos envelopes, de acordo com as normas de postagem.   

Aula 5 

  • Providenciar, com antecedência, o agendamento de uma visita orientada à Agência Central dos Correios de sua cidade;
  • Providenciar, junto à direção da Escola, o meio de transporte para locomoção dos alunos e o dinheiro para a postagem das Arte- Postais;
  • Realizar a postagem dos cartões.   

 

Aula 6

  • Analisar com os alunos os postais recebidos, por meio da entrega dos Correios, em suas casas;
  •  Fazer a leitura das imagens, no sentido de perceber se o remetente contemplou em sua composição o tema selecionado anteriormente;
  • Pedir para os alunos interferirem na imagem recebida, com os materiais disponíveis na sala de artes;
  • Envelopar o trabalho e reedereça-lo para o remetente;
  • Postar as Arte-Postais para os alunos.   

 

Aula 7

  •  Promover uma leitura das Arte-Postais recebidas pelos alunos;
  • Avaliar as interferências realizadas pelos colegas;
  • Resgatar o tema escolhido e selecionar os trabalhos que conseguiram transmiti-lo.   

 

Aula 8

  • Expor a Arte-Postal, produzida pelos alunos, nos corredores da escola;
  • Promover com os alunos, o exercício de leitura das imagens expostas.  
Recursos Complementares

Arte postal - correspondência com valor artístico. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/arte-postal.jhtm 

Avaliação
  • A avaliação neste trabalho priorizará o percurso reflexivo da pesquisa e da produção dos alunos.
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