11/05/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Ler e escrever bilhetes, atentando para as informações que devem conter.
- Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.
- Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor iniciará a aula apresentando alguns bilhetes no quadro, procurando contemplar diversas situações do cotidiano (exemplo de bilhete http://delta2imagens.no.sapo.pt/bilhete.jpg). Nesta ocasião, é interessante o professor também levar modelos de aviso, comunicados ou cartas, pois tais gêneros assemelham-se em alguns aspectos com os bilhetes pessoais. É preciso destacar que diferentemente dos comunicados ou avisos, o bilhete é um breve recado escrito para pessoas mais próximas.
- Ao apresentar os bilhetes, os comunicados e as cartas, o professor deverá promover uma discussão com a turma chamando atenção dos alunos para a forma composicional, a linguagem, a função e o contexto de circulação de cada um deles.
2º passo:
- O professor além de levar modelos de bilhetes pessoais, deverá esclarecer para os alunos outros tipos de bilhetes que circulam na esfera social, tais como bilhete de loteria, ferroviário, rodoviário, bilhete escolar e bilhete de entrada para eventos ou ingressos. É necessário destacar também nesses casos, a forma composicional, a linguagem, a função e o contexto de circulação de cada um deles.
- Em seguida, o professor pode propor aos alunos uma pesquisa para que se identifique a presença, freqüência e o uso que fazem desses bilhetes no cotidiano de cada aluno.
3º passo:
- Dividir a turma em grupo. Para cada grupo sugerir a produção de um bilhete pessoal com diferentes temáticas. Sugere-se bilhetes de aniversário, amizade, amigo secreto ou romântico. É importante que o professor contemple as condições de produção necessárias para essas produções.
Entende-se por condições de produção determinar:
1- O autor – quem vai escrever o texto: o colega, o namorado ou namorada, o marido ou a esposa, o amigo ou a amiga;
2- O interlocutor – para quem o bilhete vai ser escrito: o colega, o namorado ou namorada, o marido ou a esposa, o amigo ou a amiga;
3- O objetivo do texto – para que se escrever o bilhete: convidar, cumprimentar, declarar um sentimento...
4- O assunto do bilhete: aniversário, uma festa, o amor, a amizade...
5- O gênero bilhete com suas características e linguagem apropriadas dependendo do objetivo...
6- A linguagem a ser usada dependendo do interlocutor e do objetivo do bilhete.
4º passo:
- Com o objetivo de sistematizar o conhecimento, o professor poderá solicitar que os alunos façam a produção de um bilhete individual fazendo de conta que precisará faltar à aula, justificando sua ausência ao professor. Assim, os alunos poderão compreender, dentro de seu contexto e do uso, a importância do gênero estudado.
Recursos Educacionais
Bilhete Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O bilhete pode ter significados diversos, pois pode ser um tipo de documento de valor comprovante, ou pode ser um breve recado escrito para parentes, amigos, e/ou namorado(a). Composição O papel geralmente é usado na sua criação. Alguns podem ter código de barras ou uma tarja magnética para armazenar dados nele contido. Exemplos Bilhete de loteria, que dá direito a concorrer a sorteios. Bilhete de ferroviário, que é Impresso que dá direito a viajar em transportes coletivos. Bilhete rodoviário, que comprova a efetuação de pagamento. Bilhete escolar. Bilhete (ingresso). Onde Circulam Loterias Rodoviárias Estação de Trem Escolas Shows Estádio de Futebol http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilhete
Recursos Complementares
Referências bibliográficas para o professor: - COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. - Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá avaliar se os alunos conseguiram distinguir as diferenças entre bilhete e outros gêneros como carta e aviso, assim como reconheçam que há bilhetes pessoais (que assemelham-se a recados) e bilhetes de loteria, rodoviário, escolar e etc. É imprescindível que os alunos façam uso desse gênero em seu cotidiano e a proposta de um bilhete justificando uma possível ausência na aula seria um ponta pé inicial.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/08/2013
Cinco estrelasO processo de exposição de todos os passos da aula foram, colocados com muita clareza, e podem ser desenvolvidos em diversos níveis de ensino. Parabéns!!!!
18/11/2012
Cinco estrelasÉ uma das mais chamosa aulas que trabalho com meus alunos logo colocarei uma dessas aulas neste portal
08/08/2011
Cinco estrelasAmei essa aula muito interativa, dinamica voce está de parabens.
30/07/2011
Cinco estrelaseu gostei muito! nota 10!!!!