21/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Refletir sobre os fatos da língua
Perceber a função destas palavras nas frases e no texto
Compreender que os adjetivos dão características aos substantivos
Substantivo comum e próprio
Leitura de um trecho do livro “Simbad, o Marujo”.
Recomendo o livro "Simbá, o marujo" Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione
Primeira aula
Turma sentada em círculo no chão.
Ler um pedaço da história e pedir que cada criança dê uma característica para o Simbad.
Ler mais um pedaço da história e pedir que cada criança dê uma característica para uma das ilhas onde o Simbad vai parar.
Ler mais um trecho da história e pedir que deem uma característica para os pássaros que Simbad vê na ilha.
Professor, chame atenção para o fato de que a cada característica dada o substantivo foi modificado. Por exemplo: O Simbad pode ser forte, pode ser fraco, alto, baixo... A ilha pode ser grande, pequena, deserta, calma... Assim por diante.
Repetir a atividade quantas vezes achar necessário.
Mostrar para seus alunos que estas palavras que dão características aos substantivos são os adjetivos.
Terminar o momento de contação e colocar cada criança em sua carteira (sempre em grupo) ou em qualquer outro lugar onde possam usar seus cadernos. Pedir que cada grupo escreva um registro explicando o que é um adjetivo.
Após as leituras e correções necessárias, dar uma “foto” do Simbad e pedir que escrevam uma frase que contenha, entre outros elementos, um substantivo comum, um substantivo próprio e um adjetivo.
Pedir que façam uma legenda para marcar os pedidos feitos.
Por exemplo:
SP – substantivo próprio
SC – substantivo comum
AD - adjetivo
Segunda aula
Crianças sentadas em grupos de quatro ou cinco alunos. Colocar no caderno a seguinte frase:
Simbad, o marujo, viu um eclipse de lua.
Pedir que substituam o termo sublinhado por um adjetivo.
Simbad, o marujo, viu um eclipse lunar.
Mostrar que as palavras sublinhadas têm o mesmo valor de um adjetivo.
Registrar com seus alunos que: em gramática, chamamos de locução à reunião de duas ou mais palavras com o valor de uma só. Locução adjetiva é, portanto, a união de duas ou mais palavras que equivalem a um adjetivo.
Exercício de fixação
Dar a seguinte listagem para que cortem e colem cada locução adjetiva ao lado de seu adjetivo correspondente. Obs: É importante que cada grupo receba um dicionário para que possa procurar o significado das palavras desconhecidas.
Dicas e sugestões: Professor, na verdade, o uso do livro Simbad é uma escolha individual, use a história de sua escolha e adapte esta aula.
Vale a pena dar uma olhada neste video. Seus alunos vão adorar!
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8715
1- Elaboração do registro feito em grupo,
2- Correção da frase feita a partir da “foto” do Simbad,
3- Acerto no jogo das locuções adjetivas
Duas estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/08/2012
Uma estrelaeu queria saber sobre encontre e transcreva legendas que contenham adjetivo e locuções adjetivas?
15/09/2011
Uma estrelaNão gostei,pois esta mostrando como dar a aula e não esta mostrando os exercícios.Quero melhores informações.
01/06/2011
Cinco estrelasMuito interessante a abordagem!
28/04/2011
Duas estrelascadê as locuções adjetivas do DO?
13/09/2010
Cinco estrelasmuito bom, foi bem útil