24/06/2009
Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor (a), essa aula tem por objetivo introduzir os conceitos de Números Reais, para tanto iremos fazer uma breve revisão dos conceitos de Números Naturais, Inteiros e Racionais. Em seguida, após ter sido abordada a definição do Conjunto dos Números Reais, trabalharemos com uma atividade que poderá servir de avaliação aos conceitos estudados.
Números Naturais:
Iniciando a aula o professor pode começar a revisão dos conjuntos numéricos questionando os alunos sobre os elementos que formam o Conjunto dos Naturais, apresentando em seguida as letras que representam esse conjunto e seus subconjuntos (N, N*).
O professor pode apresentar ainda a representação desse conjunto em linguagem matemática:
N = {0, 1, 2, 3, ...}
Para explicar o surgimento desse conjunto pode se usar o exemplo da contagem de animais pelos povos antigos.
Outro exemplo que pode ser utilizado é a contagem dos alunos da turma, fazendo também uma relação com os elementos (alunos) e o conjunto (classe).
DICA: Para reforçar a idéia de conjunto e elementos o professor pode utilizar o exemplo descrito no vídeo disponível em:
portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action,
que faz uma relação entre os conjuntos e seus elementos, com o corpo humano e seus órgãos.
Números Inteiros
Dando sequência a aula pode iniciar-se a revisão do conjunto dos Inteiros. Da mesma forma que procedeu com os naturais o professor pode pedir aos alunos que recordem quais são os números inteiros (acrescentando aos naturais os números negativos) e pedindo que representem em linguagem simbólica.
Para destacar o surgimento dos negativos o professor pode citar a necessidade dos antigos comerciantes em controlar a entrada e saída de produtos e dinheiro.
Outros exemplos que podem ser trabalhados são os que se referem à temperatura e cálculos financeiros.
Nesse momento o professor já poderá dar destaque a representação dos conjuntos por diagramas.
Números Racionais:
Finalizando a revisão dos conjuntos já estudados o professor pode abordar o estudo dos Racionais utilizando a representação em linguagem Matemática, em diagramas e abordando o estudo de frações, destacando o fato de o Conjunto dos Racionais ser formado pelos números que podem ser escritos em forma de Fração.
Números Reais:
Para iniciar o trabalho com os números Reais, o professor poderá apresentar exemplos de números Irracionais, entre os quais devem estar as raízes inexatas e os decimais não-exatos e não-periódicos. Ex: 1,23569846...; .
DICA: Nesse momento pode ser feito um estudo mais aprofundado dos números irracionais, apresentando ainda o número pi ( ). Assim os alunos poderão compreender que o conjunto dos Reais consiste da união entre os números Racionais e Irracionais. Outra característica do conjunto dos Reais que deve ser abordada é o fato de esse ser um conjunto denso, ou seja, se tomarmos dos números reais quaisquer sempre existiram entre esses outros infinitos números.
Atividade “Bingo dos Conjuntos”
Para complementar os conceitos de inclusão dos Conjuntos Numéricos estudados e avaliar a compreensão dos alunos em relação a esse conteúdo o professor poderá aplicar a atividade a seguir.
Materiais
- Fichas para marcação conforme modelo abaixo (uma para cada aluno);
Obs: A posição das bolas a serem preenchidas deverá ser diferente em cada tabela.
- Fichas para sorteio com números diversos;
- Planilhas de Marcação:
Desenvolvimento
O professor deverá distribuir uma cartela para cada aluno e dar as instruções, dentro de um saco deverá conter fichas contendo 40 números (10 para cada parte do diagrama – naturais, negativos, não-inteiros e irracionais), a cada número sorteado os alunos deverão preencher suas cartelas no lugar correspondente, até que um ou mais alunos preencham todas as lacunas, e assim recomece a atividade com os vencedores até sobrar apenas um que será o grande vencedor.
DICA: A planilha de marcação servirá para conferir se os números marcados foram sorteados, deve-se observar se todos estão certos, sendo que essa análise pode ser feita junto com os alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Conjuntos numéricos | Vídeo |
No seguinte endereço:
http://www.matematica-na-veia.blogspot.com/2008/03/conjuntos-numricos-histria.html
O professor encontra um texto que narra a história e evolução dos conjuntos numéricos.
Nos links abaixo o professor encontrará atividades que trabalham com os conceitos de Números Inteiros e Números Racionais, respectivamente.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252 e http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/_upload/encontro_30.pdf
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/02/2016
Cinco estrelasmuito bom, para adaptação curricular
20/02/2015
Cinco estrelasOlá, achei a atividade bem interessante. Quero colocá-la em prática na minha turma do 8º ano, mas não entendi como a posição das bolas deve ser diferente em cada tabela. Poderia me explicar? Obg
16/08/2014
Quatro estrelasMuito boa esta aula, porém seria ainda melhor se tivesse mais outras atividades dinâmicas (uma para cada aulas dos subconjuntos de R).
03/06/2013
Cinco estrelasmaneiro
12/03/2013
Cinco estrelasJá trabalhei um ano com bingo em sala de aula, eles adoram. Vou trabalhar com esse . Acho que vai ser intaressante.
26/02/2013
Cinco estrelasAdorei a aula e a sugestão do bingo. Dá para avaliar se o aluno reconhece os números brincando.
24/02/2012
Cinco estrelasSuper interessante a atividade do bingo com os números reais.
26/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da sugestão! Vou aplicar com uma turma de EJA ensino médio... Parabéns!!
22/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da atividade sugerida. Parab
08/03/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula, vou usar em minhas aulas com o 9º ano.Os alunos confundem muito na hora de classificar os números, essa é uma maneira interessante.Valeu!
14/04/2010
Cinco estrelasGostei da atividade, parabéns por compatilhar conosco,