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Investigando os répteis

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar características gerais do grupo dos répteis;

Conhecer formas de reprodução e desenvolvimento dos répteis.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as semelhanças e diferenças entre os vertebrados e a sua organização em cinco grupos para fins de estudo.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

A pesquisa é um recurso didático utilizado quando se pretende adquirir ou mesmo ampliar as informações que já se tem sobre determinado assunto. Nessa aula os alunos serão orientados a realizar uma atividade de pesquisa para buscar informações e imagens em livros, enciclopédias, revistas, internet, vídeos, sobre os répteis.

Os vídeos linkados a seguir trazem informações sobre os répteis e poderão ser exibidos no desenvolvimento desta aula .

http://www.youtube.com/watch?v=FLEv643r8zo - consultado em 18/05/2010 às 19:52.

Esse vídeo informa sobre características gerais dos répteis e sua evolução.

http://www.youtube.com/watch?v=HJoLbrJTw5M - consultado em 18/05/2010 às 19:54.

Esse vídeo informa sobre habitat e alimentação de alguns répteis.

Existem diferentes tipos de pesquisa, como a de campo, que se caracteriza pela busca de informação no próprio local, mediante observação direta; a de opinião, que investiga as preferências das pessoas; a histórica, que busca informações sobre o passado; a pesquisa em fontes variadas para conhecer um determinado assunto de forma mais ampla, sendo esta a atividade principal da aula de hoje. Qualquer que seja o tipo de pesquisa a ser realizada é preciso um planejamento do que se pretende fazer e clareza do assunto que se deseja investigar.   

Alguns itens precisam ser considerados no caso da pesquisa escolar e estes podem constituir em etapas do seu planejamento:

-Estabelecimento dos objetivos da pesquisa;

-Definição do número de participantes (será individual, em grupo, ou coletiva?);

-Distribuição das tarefas entre os participantes, incluindo a redação final do trabalho;

-Definição das fontes de pesquisa (busca de informação mediante observação direta ou indireta, consulta a livros, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas, filmes, internet, fotografias, CD-ROM);

-Estabelecimento do cronograma a ser seguido.   

Outras providências precisam ser tomadas durante a realização dos trabalhos:

-Análise do que foi pesquisado, eliminando as repetições e as contradições;

 -Seleção do que irá ilustrar o trabalho;

-Definição dos títulos e subtítulos;

-Escrever os dados de identificação do trabalho, como o nome dos participantes, escola, série, data;

-Organização das referências bibliográficas consultadas na realização da pesquisa.   

Uma forma de pesquisa muito utilizada ultimamente é a busca pela internet. Ela exige, no entanto, paciência e concentração, para não se perder pelos muitos endereços oferecidos pelo resultado da busca. O ideal é procurar em portais de busca mais conhecidos e, em um primeiro momento, abrir os endereços que contenham sites que abordem diretamente o assunto pesquisado.

PORTO et.al. Um olhar comprometido com o ensino de ciências. Belo Horizonte: FAPI, 2010 (texto adaptado).    

Estratégia:   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de pesquisa em portadores de textos variados, selecionando informações e imagens pertinentes ao tema em estudo. Após esse trabalho inicial farão os registros que incluem a elaboração de textos sobre o assunto e uma coletânea de imagens e vídeos, que serão apresentados para a turma.   

Como o professor irá ativar esse processo:

Levantando situações – problema em que os alunos serão desafiados a emitir suas ideias sobre o que é necessário para realizar um trabalho de investigação, participando do planejamento das etapas de desenvolvimento da pesquisa e realizando a investigação propriamente dita.  

Texto com informações para o professor

Os répteis são animais vertebrados. Levando-se em consideração a evolução dos seres vivos, supõe-se que os animais invertebrados primitivos deram origem aos vertebrados. Tanto os vertebrados como os invertebrados possuem um cordão dorsal chamado notocorda, que evoluiu para a coluna vertebral nos animais vertebrados. Assim, os répteis são animais que possuem coluna vertebral. Acredita-se que os répteis surgiram na Terra após os peixes e os anfíbios. Entretanto, sabemos que a evolução da vida na Terra não ocorreu ao longo do tempo, em um processo linear.

Há milhares de anos nosso planeta era habitado por répteis gigantes, conhecidos pela maioria de nós como dinossauros. Eles existiram há  220 milhões de anos e devido a mudanças no planeta Terra, eles não sobreviveram e foram extintos. Ainda hoje, são encontrados fósseis que comprovam a existência destes grandes seres.

Conheça as principais características dos répteis atuais:   

Alguns possuem a pele seca com escamas, como as serpentes. Em outros o corpo é revestido por placas ósseas, como o crocodilo. Temos, ainda, aqueles recobertos por carapaça óssea, como as tartarugas, os cágados e jabutis. Serpentes e lagartos trocam de pele à medida que vão crescendo, pois a pele antiga fica muito apertada, esfolada e gasta. São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente e, por isso, habitam ambientes quentes e tropicais.  Podem ser encontrados em todos os continentes exceto na Antártica, estando distribuidos principalmente nos trópicos e subtrópicos. Respiram pelos pulmões.

Em sua maioria, são ovíparos, ou seja, reproduzem por meio de ovos, que são enterrados e chocados pelo calor do Sol. Contudo, há alguns tipos de lagartos e serpentes que põem os seus filhotes formados. Algumas espécies são ovovivíparas e algumas poucas espécies são realmente vivíparas.

Têm como habitat ambientes aquáticos de água doce ou salgada e ambientes terrestres. Locomovem-se sempre com a barriga ou a cauda no chão, arrastando, quando não têm patas, ou caminhando com as quatro patas, mas arrastando a cauda. Existem aqueles que se locomovem nadando, pois são répteis aquáticos, como a tartaruga marinha e algumas serpentes. A alimentação deles é constituída de vegetais e animais.

No Brasil, o Projeto Tamar tem como objetivo principal a preservação de uma espécie réptil que quase entrou em extinção: a tartaruga marinha. Em parceria com o Ibama, a Fundação Pró-Tamar faz o monitoramento de mil quilômetros de praia, acompanhando a reprodução do nascimento ao desenvolvimento das tartarugas marinhas. O Projeto Tamar é reconhecido mundialmente como um exemplo de trabalho voltado para a preservação desta espécie animal.     

Atualmente, os répteis que vivem em nosso planeta são bem menores do que seus ancestrais e podem ser subdivididos assim:   

. crocodilianos - inclui os crocodilos, jacarés entre outros

http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/35081-crocodilo-walter-zoo-suica.htm

http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/1543-jacare.htm

. quelônios - são os cágados, os diferentes tipos de tartarugas  e jabutis

http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/14325-tartaruga.htm

http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/24081-filhote-de-jabuti.htm

. ofídios - serpentes

http://www.commons.wikimedia.org

. sáurios - lagartos e camaleões

 http://dreyfus.ib.usp.br

http://alogicadosabino.files.wordpress.com/2009/03/camaleao.jpg

. tuataras que habitam unicamente a Nova Zelândia

http://www.dsc.discovery.com/.../tuatara-540x380.jpg

Como realizar a investigação

No primeiro momento, peça aos alunos que colecionem imagens de crocodilos, jacarés, cágados, tartarugas, jabutis, serpentes, lagartos e camaleões e exponha em sala. Troque idéias com os alunos sobre os animais apresentados pela turma.

Sugestão de perguntas:

. Com que nome cada animal é conhecido?

. Quais são as principais características desses animais?

. Que diferenças existem entre os animais representados?

. Que nome recebe esse grupo de animais?   

No segundo momento proponha aos alunos que realizem uma pesquisa para conhecer um pouco mais sobre esses animais. Diga-lhes que a pesquisa será feita em grupos e que toda a turma vai contribuir no planejamento da investigação.

Pergunte aos alunos como realizam suas pesquisas, se obtém bons resultados e o que consideram necessário para a realização de uma investigação.

Após ouvi-los, organize-os em 5 grupos e explique que cada grupo realizará a investigação sobre alguns répteis específicos e, ao final do trabalho, as informações serão apresentadas para toda a turma.   

Sugestão de subdivisão dos répteis para orientar a escolha dos grupos e planejamento da pesquisa:

. crocodilianos - inclui os crocodilos, jacarés entre outros,

. quelônios - são os cágados, os diferentes tipos de tartarugas  e jabutis,

. ofídios - serpentes,

. sáurios - lagartos e camaleões, .

 .tuataras que habitam unicamente a Nova Zelândia.      

Sugestão de itens a serem investigados:

. Onde vive o animal (habitat)

. Como é o seu corpo

. Respiração

. Hábitos alimentares

. Reprodução

. Locomoção

. Se o animal está ameaçado de extinção. Em caso positivo se existem projetos para a proteção desses animais.

. Curiosidades   

Após a escolha dos répteis que desejam investigar cada grupo registra o planejamento da pesquisa.

Sugestão de planejamento                                                                                          

. O que pretendem aprender;

. Nome dos componentes do grupo e tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo;

. Responsáveis pela redação final do trabalho;

. Levantamento das fontes de pesquisa (busca de informação mediante observação direta ou indireta, consulta a livros, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas, filmes, internet, fotografias, CD-ROM);

. Responsáveis pela análise do que foi pesquisado, eliminando as repetições e as contradições;

. Responsáveis pela seleção do que será ilustrado;

. Definição dos títulos e subtítulos;

.Organização das referências bibliográficas consultadas na realização da pesquisa.

Explique aos grupos que para identificação do trabalho é importante incluir dados como o nome dos participantes, escola, série, data.   

O cronograma a ser seguido deve ser definido pelo professor em conjunto com a turma. Ele pode ser registrado numa folha de papel Kraft e ficar exposto na sala de aula, para consulta sempre que necessário.   

A pesquisa pode ser realizada em casa e na sala de aula. Existem tarefas que podem ser feitas individualmente, em casa,  como coleta de informações e imagens. Outras devem ser realizadas pelo grupo, em sala, como: a organização das informações, os cartazes a serem utilizados na apresentação, a seleção dos vídeos.  Por outro lado é preciso ter claro que aprender a investigar é um conteúdo procedimental a ser ensinado na escola.

 No terceiro momento os grupos apresentam o trabalho realizado para a turma.

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19113 - consultado em 18/05/2010 às 19:44.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19111 - consultado em 18/05/2010 às 19:42.

http://www.projetotamar.com.br/ - consultado em 18/05/2010 às 19:40.

Ciência Hoje na Escola, volume 2: Bichos (elaborado por) Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Rio de Janeiro, Ciência Hoje, 2003.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Nessa aula sugerimos que a avaliação seja realizada em três momentos diferentes.   

1- Propomos para a avaliação final, a apresentação oral do trabalho para a própria turma e para a escola. Nesta oportunidade os alunos estarão demonstrando o que foi aprendido com o trabalho realizado.   

2- O grupo faz uma auto-avaliação:

. Todos participaram com empenho do trabalho?

. Cada um executou a tarefa que lhe coube? Justifique.

. Que aprendizado foi mais significativo para o grupo?   

3- Avaliação da turma sobre a apresentação dos grupos:

. As informações foram bem expostas?

. O material apresentado era de boa qualidade? Justifique.

. Atendeu aos objetivos propostos inicialmente?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Letícia, Sei lá , Espírito Santo - disse:
    leti_castro@hotmail.com.br

    27/08/2013

    Cinco estrelas

    Legal! Muito boa a aula, é muito importante lembrar dos animais, pois a extinção está aumentando e estão esquecendo deles por isso é importante!


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