Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como funciona a Biblioteca: Introdução ao Sistema Dewey

 

01/03/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Lucia Ferreira Gonçalves

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Conhecer o Sistema Dewey de classificação

-Organizar e registrar as conclusões  sobre as suas ativides

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios . 

Estratégias e recursos da aula

 

  Primeira Parte : Conversa informal        

O professor inicia a aula perguntando aos alunos se já visitaram ou são usuários de uma Biblioteca.Os alunos devem trocar informações/opiniões sobre o tema. Vale qualquer tipo de Biblioteca!

Depois de todos exporem as suas opiniões, o professor pergunta como eles imaginam que se arrumam os livros numa biblioteca.  

   

  http://marcellanunes.files.wordpress.com/2008/03/cartilhabibliotecaria11.jpg      

O professor ouve as respostas dos alunos, avalia se são plausíveis e elogia as mais criativas.

Segunda Parte : Hora da História

               

                              Um  gato chamado Dewey.  

 

              

 Fotografia de Dewey e da autora do livro: http://megacombo.net/20080924_dewey.jpg     

O professor pergunta quem tem ou já teve um animal de estimação próprio ou comunitário, qual o seu nome,se tinha hábitos engraçados,fazia travessuras etc  

Depois, o professor solicita aos que alunos desenhem um animal que seja personagem de um livro ou filme para colocar no mural.

Após concluir o mural, o professor  explica que vai contar uma história verdadeira, de um gato chamado Dewey, escrita por uma bibliotecária.Este livro foi best-seller por muito tempo, está sendo filmado e será lançado em 2011, tendo Meryl Streep como protagonista.  

 

 Resumo do Livro para o professor contar : DEWEY, UM GATO ENTRE LIVROS         

 

    O livro escrito por Vicki Myron é a história real de um gato que fez da biblioteca – e da cidade de Spencer – sua casa e de seus habitantes, seus amigos. Esse gato ficou tão famoso que vai até virar filme para podermos ver a história no telão.              

Com poucas semanas de vida, durante a noite mais fria do ano, um gatinho foi abandonado na caixa de coletora de livros da Biblioteca Pública de Spencer. Passou a noite lá e só  foi encontrado na manhã seguinte todo enregelado pela diretora da Biblioteca, Vicki Myron, uma bibliotecária-chefe que vinha enfrentando muitos problemas na sua vida pessoal.             

O gato recebeu o nome de Dewey e logo conquistou o coração dela e o carinho de toda a equipe da Biblioteca. Ninguém poderia imaginar o impacto que Dewey causaria na vida pessoal  de Vicki, no cotidiano da biblioteca e em toda a cidade. Ao longo de seus dezenove anos, ele comoveu os moradores de Spencer com seu entusiasmo, calor e, acima de tudo, seu sexto sentido para identificar quem mais precisava dele.             

As crianças especiais passaram a ficar menos agitadas para não espantar o gatinho; pessoas mal humoradas passaram a sorrir mais e a falar mais mansinho para o gato não se assustar.  E se no início poucas pessoas queriam deixar o gatinho ficar na Biblioteca, aos poucos foi aumentando o seu fã-clube e até começaram a aumentar as doações de livros e dinheiro para a Biblioteca porque o gatinho cativava a todos.               

A Biblioteca da pequena cidade não era simplesmente um lugar onde as pessoas retiravam livros e faziam pesquisas. Era um ponto de convívio social. As pessoas retiravam livros, compareciam todos os dias, nos mesmos horários, para lerem revistas e jornais. O salão da biblioteca era o maior centro de convenções, onde aconteciam as reuniões de grupos e rodas de leitura. As escolas da região levavam sempre as crianças na biblioteca.   

Lá ficavam registradas as histórias das famílias, alugavam-se filmes e os jovens utilizavam os computadores. A biblioteca era local de lazer e lugar de visitar Dewey.       

O papel das bibliotecas nas cidades pequenas é enorme. Vicki nos conta, que em cidades vizinhas, as Bibliotecas alugavam até fôrmas de bolo na biblioteca local! 

Propaganda do livro: http://www.youtube.com/watch?v=B3Tn9mn3o1E ou http://www.youtube.com/watch?v=T9AEHnZGoe8

Tema para Debate com seus alunos e trabalho de grupo

O professor separa os alunos em grupos e propõe um  debate sobre atividades que uma Biblioteca de uma cidade pequena ou grande pode realizar. 

Depois dos alunos debaterem e listarem algumas atividades, os grupos apresentarão para a turma as suas conclusões.

Desafio do Dia

Para terminar a aula, o professor lança o Desafio do dia .

Os alunos devem descobrir porque a aula  iniciou com a história do gato Dewey e finalizou falando sobre sistemas de organização de livros.Qual seria a relação entre o gato e o modo de organizar os livros numa Biblioteca?

 Dica do desafio : o nome do gato

 O professor deve ouvir as respostas dos alunos, avaliando sempre as se são plausíveis ou criativas..Ao final, todos deverão chegar a conclusão que  :  Dewey, (o nome do gato), é o sobrenome do autor que inventou um dos maiores sistemas de classificação de livros.  O sistema foi criado em 1876 e até hoje é mundialmente conhecido e adotado.     

  Foto de Dewey, o gato                                                                                                                                                                                                                                                                  

 

dewey gato

http://marciavidal.files.wordpress.com/2010/01/dewey.jpg

Foto de Dewey, o bibliotecário que inventou um sistema de organizar os livros:  

sssssssssssssssssssss

 http://4.bp.blogspot.com/_6MH7jcaHWlk/Ssug6imUk0I/AAAAAAAAAWg/TLxtbdJbjFc/s320/dewey.jpg

 Muitas bibliotecas utilizam o sistema de Classificação de Dewey, que compreende quatro volumes. 

O professor entrega a tabela aos alunos e mostra que  o sistema encontra-se dividido em grandes classes:

000 – Generalidades*

100 – Filosofia e Psicologia

200 – Religião

 300-Ciências Sociais

 400 – Linguagem

500 – Ciências Naturais

600 – Tecnologia (Ciências Aplicadas)

700 – Artes 

800 – Literatura Retórica

900 – Geografia e História  

* Bibliografia, Biblioteca e Ciências da Informação, Museologia, Jornalismo, Coleções Gerais, Manuscritos e Livros Raros.   

  O professor pode explorar a tabela de Dewey com os seus alunos,formando duplas para discutir em qual centena guardariam livros sobre:  

 -Descobrimento do Brasil

-A obra do Aleijadinho 

 -Museu da República

-Como lidar com a depressão

 -Um livro antigo escrito à mão

-Romance de Machado de Assis

-Política

-Como a criança aprende a falar

-Ficção Científica        

O professor também pode pedir que eles imaginem títulos de livros e digam em qual centena os guardariam.

Sugestão de Atividade:

Visita a uma Biblioteca e entrevista com o bibliotecário sobre a forma de organização dos livros.

Recursos Complementares

1-Download do livro Dewey, Um Gato Entre Livros para o  professor : http://www.4shared.com/get/5tdbKtG0/Vicki_Myron_-_Dewey_Um_gato_en.html    

2-A Biblioteca e o gato Dewey : o documentário,  - É falado em  inglês, mas mostra os personagens reais da história -http://www.youtube.com/watch?v=0jGpvvLmwbs

3-Pesquisar sobre os gatos:  http://www.brasilescola.com/animais/gato.htm

 e http://tudosobregatosefelinos.blogspot.com/

4-Outros Gatos:

- Garfield – tirinhas do Garfield : http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u682214.shtml

-Assistir o filme Garfield - Trailer :  http://www.youtube.com/watch?v=3HOKD_lkeLc&feature=relate

 -Para colorir :  http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/         

 -Link: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/ 

 -Escutar a história do Gato de Botas : http://www.youtube.com/watch?v=RZkoZpRutRg&feature=related

5--Conhecer a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro,(apenas imagens) :http://www.youtube.com/watch?v=tK-OzVkWfgQ

6- As Maiores Bibliotecas do Mundo :http://www.youtube.com/watch?v=7LQrk27HwEc&feature=related

Avaliação

-A avaliação deverá ser feita durante todo o processo, incluindo participação,colaboração e cumprimento de prazos na entrega do trabalho     

-A pesquisa e a redação sobre o animal escolhido deverão ser apresentadas oralmente .   

-Verificar se perguntas sobre o Sistema Dewey de Classificação foram respondidas de forma coerente ou se os alunos encontraram dificuldade na tarefa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.