11/06/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
- Perceber que as palavras que terminam com U ou L têm o mesmo som.
- Observar as diferenças entre a fala e a escrita.
- Entender a regra ortográfica sobre o uso do U ou L no final de palavras.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
Professor, lance o desafio de achar as palavras no jogo do caça-palavras.
Caça-palavras
Vamos ver se você é um bom caçador! Procure as palavras que estão na lista abaixo.
natal – – carnaval – degrau – legal - berimbau –pica-pau – anel – sarau
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Após a brincadeira, pergunte aos alunos se repararam na última letra de cada palavra,terminam com U ou L. Peça para que leiam e observem o som final das palavras. Eles dirão que o som é idêntico, então pergunte se sabem quando usamos o U ou o L.
Ouça as hipóteses dos alunos e escreva-as no quadro para compararem com o que forem descobrindo no decorrer da aula.
Apresente à turma a 1ª dica: Vamos escrever o plural da palavra que estamos em dúvida? Exemplo:
legal – legais mingau - mingaus
carnaval – carnavais degrau - degraus
anel – anéis sarau – saraus
O que você notou?
Escreva junto com os alunos e com as palavras deles, por exemplo: As palavras que no plural terminam com “IS” são escritas com “L” . Se terminar com “US” é escrita com “U”. É só pensar ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.
2ª atividade:
Jogo da palavra puxa palavra
Nº de jogadores: grupos de 2 até 5 jogadores
Material: saco de pano fechado, cartelas com palavras que terminam com U ou L e alguns exemplos escritos no rodapé, ampulheta para marcar o tempo.
Modo de jogar: Os jogadores fazem zerinho ou um para saber que irá começar e continuam a sortear os demais jogadores. O 1º jogador coloca a mão no saco e tira uma palavra e terá o tempo marcado para dizer uma nova palavra a partir da que tirou. Por exemplo: anel – anelar; legal – legalizar; etc.
Já com as palavras com U não é possível. Então o jogador passa a vez. Ganha o jogador que conseguir juntar o maior número de cartelas.
Concluído o jogo, escreva mais essa dica com os alunos no quadro das descobertas. Ex: Se aparecer o L na nova palavra é porque a palavra termina com L. O mesmo não acontece com a palavra que termina com U.
Realize uma atividade em duplas para propiciar situações de troca entre os alunos.
PALAVRA |
PLURAL |
NOVA PALAVRA |
animal |
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chapéu |
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papel |
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3ª atividade:
Utilize a cantiga de brincadeira de roda: Fui à Espanha para exercitar a escrita de palavras que terminam com U ou L. Antes de propor escrever, sugiro que brinquem de roda para conhecerem melhor a cantiga e facilitar na hora de escrever as palavras pedidas.
As crianças de mãos dadas, em roda, cantam:
Fui à Espanha.
Buscar o meu ____________
___________ e branco
Da cor daquele ___________.
Veio uma preta
De lá da Bahia.
Pega na criança
E atira na bacia
A bacia era de __________,
Ariada com sabão;
E depois dela ariada
Foi enxuta com _________
O _________ era de seda,
Camisinha de filó;
E depois nós damos vivas
Para quem ficar vovó
Quando cantam o último verso - Para quem ficar vovó - todas procuram se abraçar umas com as outras. A que ficar sozinha, será a vovó. Por isso, essa roda só se brinca com um número ímpar de crianças.
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/exibirtitulo.asp?id=99
Por último, retorne ao quadro inicial com as hipóteses ditas pelos alunos e faça uma releitura comparando com as novas descobertas, para que os alunos possam refletir sobre quais as melhores dicas a serem utilizadas.
Outras cantigas de roda: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=7
Sites de jogos e brincadeiras:
Avalie a respostas dadas pelos alunos a cada atividade:
Percebeu, na leitura, o som idêntico das palavras terminadas com U ou L.
Conseguiu caçar as palavras, escrever o plural e dizer novas palavras a partir de outras dadas.
Utilizou as novas descobertas para realizar os desafios ou atividades propostas.
Quatro estrelas 42 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/06/2015
Cinco estrelasMuito bom me ajudou bastante
17/06/2015
Cinco estrelasmuito bom me ajudou bastante
22/05/2015
Cinco estrelasexcelente
31/03/2015
Cinco estrelasAqui foi o unico luga que encontrei uma forma simples de ensinar ortografia com U/L Adorei a aula fico grata
24/09/2014
Cinco estrelasEsclarecedor, muito obrigado.
23/04/2014
Cinco estrelasAdorei !!!!!!!!!
24/02/2014
Cinco estrelasshow . muito bom
09/02/2014
Cinco estrelasÉ o tipo de estratégia que gosto de usar! Divertido e eficiente. Através da ludicidade é passsado o conhecimento concreto. Quem diz que brincando dentro da escola não se aprende? Adorei, parabéns!!!!
04/02/2014
Quatro estrelasPerfeito amei!
15/01/2014
Cinco estrelasamei as reg ras . foi muito bom
22/10/2013
Cinco estrelasParabéns aula maravilhosa!!
18/10/2013
Cinco estrelasadorei a aula,pois,torna simples uma situação ortográfica que normalmente não encontramos uma regra que explique a diferença na escrita,sendo que tanto o U ou L possuem o mesmo som nesta situação. obrigada,pos me ajudou muito!pretento usar esta aula com minha classe
29/09/2013
Cinco estrelasminha opiniao e regular no terceiro ano eles ja sao mais avançados ,nao? mas parabens otima prof!!!!!!!!!
15/09/2013
Cinco estrelasexcelente
10/06/2013
Cinco estrelasaula legal e muito bom o seu trabalho eu sou professor e imprimi pros meus alunos valeu a turma do terceiro ano agradece e eu também.
22/05/2013
Cinco estrelasA aula está perfeita. Amei
10/05/2013
Cinco estrelasTIROU UMA DUVIDA DE 25 ANOS OBRIGADOOOOOO.
08/04/2013
Cinco estrelasMuito boa a explicação!!!
07/04/2013
Cinco estrelasAdorei a aula, muito criativa. Com certeza ira me ajudar muito. Obrigada!
02/04/2013
Cinco estrelasGOSTEI DE COMO FOI ABORDADO O TEMA, PARTE DE ALGO QUE AS CRIANÇAS CONHECEM. PARABÉNS.
31/03/2013
Cinco estrelasmuita boa a aula
12/02/2013
Cinco estrelasmuito boa a metodologia
10/01/2013
Cinco estrelasA explicação merece nota dez. Muito obrigado por isso. *** Mas cá pra nós : Ô língua difícil é essa nossa, pois eu ainda continuo me complicando quando o L aparece no meio da palavra : Como, falta, pauta, cálculo etc... *** Se escrevi certo neste momento, fiz sem convicção... Antonio, Fraternais Saudações.
14/11/2012
Três estrelasFoi bom!!
18/10/2012
Cinco estrelasAté que a aula é bem feita,parabens a todos os profesores dessa escola...Que fiquem bem até o fim..
04/10/2012
Cinco estrelasé muito bom
26/09/2012
Quatro estrelasalias...e quando a dúvida é no meio da palavra por exemplo voltou uma criança que não sabe o porque como vou explicar o porque primeiro é o l e depois o u
26/09/2012
Quatro estrelassó não entendi no caso de chapeu podemos escrever chapeuzinho ou seja outra palavra a não ser que o diminutivo na vale no caso só vale palavras com nomes distintos.
29/08/2012
Quatro estrelasAdorei as propostas!
23/07/2012
Cinco estrelasadorei o site vou passar para meu filho que esta fazendo 2 ano funcameantal e vou falar par aprof. dele tambem
25/05/2012
Cinco estrelasGostei muito. Meu filho tem TDAH e precisavamos estudar esse assunto. Ele não se sentia seguro e queria uma "regra", encontrei apenas exemplos fonéticos e com sua aula ficou mais fácil, passarei a ele agora.
03/02/2012
Quatro estrelasessa sugestões são fudamentais para uma melhor aprendizaem, mais faltou um pouco mais de exemplo para melhor conprenção dos individuo.
09/11/2011
Cinco estrelasParabéns... usei este material para ajudar minha filha do 3.o ano estudar as diferenças entre U e L e foi excelente !!!
03/11/2011
Cinco estrelasQue maravilha! Uma explicação simples para uma dúvida frequente dos alunos.
27/10/2011
Cinco estrelasAula muito boa, magnífica.
16/08/2011
Cinco estrelasparabéns muito bom gostei d++++++++++++++++++++++ amei ameiiiiiiiiiiiiiiiii
28/06/2011
Quatro estrelasParabéns. Muito boa esta atividade. Embora eu não seja professor, falei dela com minha filha que está no quarto ano.
29/05/2011
Quatro estrelasMuito obrigada,faz alguns anos que terminei o ensino médio e não lembrava mais como passar para mel filho quando a palavra termina com u ou l,essa regra é ótima,agora tenho certeza que ele não erra mais.Me esforcei para pesquisar porque a professora dele não ensinou ou não sabe como ensinar.
27/04/2011
Cinco estrelasQue ótima ideia, adorei ensinei assim meus alunos e tive bons resultados, parabéns!
25/03/2011
Cinco estrelasParabéns muito boa as estrategias utilizadas para trabalhar essa ortografia.
21/06/2010
Quatro estrelasGostei da sua estrategia de trabalhar a ortografia de forma dinâmica. Os alunos aprendem brincando, sem contar que trabalhar com jogos e caça palavras além de divertido facilita a integração dos alunos que apresentam dificuldades de relacionamento em sala de aula.
12/06/2010
Quatro estrelasObrigada pela explicação do U e L ,pois meus alunos tem muita dúvida ao escrevê-las. Esta é fantástica. Parabéns! Sou professora do 5º ano de uma escola do município.