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Fiquei na dúvida:é com U ou L?

 

11/06/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber que as palavras que terminam com U ou L têm o mesmo som.

- Observar as diferenças entre a fala e a escrita.

 - Entender a regra ortográfica sobre o uso do U ou L no final de palavras.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

Professor, lance o desafio de achar as palavras no jogo do caça-palavras.

 Caça-palavras

Vamos ver se você é um bom caçador! Procure as palavras que estão na lista abaixo.

 natal –  – carnaval – degrau – legal -  berimbau –pica-pau – anel – sarau

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Após a brincadeira, pergunte aos alunos se repararam na última letra de cada palavra,terminam com U ou L. Peça para que leiam e observem o som final das palavras. Eles dirão que o som é idêntico, então pergunte se sabem quando usamos o U ou o L.

Ouça as hipóteses dos alunos e  escreva-as no quadro para compararem com o que forem descobrindo no decorrer da aula.

Apresente à turma a 1ª dica: Vamos escrever o plural da palavra que estamos em dúvida? Exemplo:

legal – legais                                                mingau - mingaus 

 carnaval – carnavais                                  degrau - degraus 

anel – anéis                                                  sarau – saraus 

O que você notou?

Escreva junto com os alunos e com as palavras deles, por exemplo: As palavras que no plural terminam com “IS” são escritas com “L” . Se terminar com “US” é escrita com “U”. É só pensar ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.

2ª atividade:

Jogo da palavra puxa palavra

 Nº de jogadores: grupos de 2 até 5 jogadores

Material: saco de pano fechado, cartelas com palavras que terminam com U ou L e alguns exemplos escritos no rodapé, ampulheta para marcar o tempo.

Modo de jogar: Os jogadores fazem zerinho ou um para saber que irá começar e continuam a sortear os demais jogadores. O 1º jogador coloca a mão no saco e tira uma palavra e terá o tempo marcado para dizer uma nova palavra a partir da que tirou. Por exemplo: anel – anelar; legal – legalizar; etc.

Já com as palavras com U não é possível. Então o jogador passa a vez. Ganha o jogador que conseguir juntar o maior número de cartelas.

Concluído o jogo, escreva mais essa dica com os alunos no quadro das descobertas. Ex: Se aparecer o L na  nova palavra é porque a palavra termina com L. O mesmo não acontece com a palavra que termina com U.

Realize uma atividade em duplas para propiciar situações de troca entre os alunos.

PALAVRA

PLURAL

NOVA PALAVRA

animal

chapéu

papel

3ª atividade:

 Utilize a cantiga de brincadeira de roda: Fui à Espanha para exercitar a escrita de palavras que terminam com U ou L. Antes de propor escrever, sugiro que brinquem de roda para conhecerem melhor a cantiga e facilitar na hora de escrever as palavras pedidas.

As crianças de mãos dadas, em roda, cantam:

 Fui à Espanha.

Buscar o meu ____________

 ___________ e branco

 Da cor daquele ___________.

 Veio uma preta

De lá da Bahia.

 Pega na criança

 E atira na bacia

A bacia era de __________,

 Ariada com sabão;

E depois dela ariada

Foi enxuta com _________

O _________ era de seda,

Camisinha de filó;

 E depois nós damos vivas

Para quem ficar vovó

Quando cantam o último verso - Para quem ficar vovó - todas procuram se abraçar umas com as outras. A que ficar sozinha, será a vovó. Por isso, essa roda só se brinca com um número ímpar de crianças.

http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/exibirtitulo.asp?id=99 

Por último, retorne ao quadro inicial com as hipóteses ditas pelos alunos e faça uma releitura comparando com as novas descobertas, para que os alunos possam refletir sobre quais as melhores dicas a serem utilizadas.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a respostas dadas pelos alunos a cada atividade:

Percebeu, na leitura, o som idêntico das palavras terminadas com U ou L.

 Conseguiu caçar as palavras, escrever o plural e dizer novas palavras a partir de outras dadas.

Utilizou as novas descobertas para realizar os desafios ou atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 37 classificações

  • Cinco estrelas 27/37 - 72.97%
  • Quatro estrelas 9/37 - 24.32%
  • Três estrelas 1/37 - 2.7%
  • Duas estrelas 0/37 - 0%
  • Uma estrela 0/37 - 0%

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Opiniões

  • Cátia, Pessoa Física , Rio de Janeiro - disse:
    Kalmei@globo.com

    23/04/2014

    Cinco estrelas

    Adorei !!!!!!!!!


  • heleomar, conservatorio , Minas Gerais - disse:
    heleomardiniz@r7.com

    24/02/2014

    Cinco estrelas

    show . muito bom


  • Vanessa, Colégio Tableau , São Paulo - disse:
    vanessa.ribeirof@hotmail.com

    09/02/2014

    Cinco estrelas

    É o tipo de estratégia que gosto de usar! Divertido e eficiente. Através da ludicidade é passsado o conhecimento concreto. Quem diz que brincando dentro da escola não se aprende? Adorei, parabéns!!!!


  • Ivani, Anapolis , Goiás - disse:
    igav@yahoo.com.br

    04/02/2014

    Quatro estrelas

    Perfeito amei!


  • kayqui, loide ma rtha , Rio de Janeiro - disse:
    kayqui.costa@facebook.com

    15/01/2014

    Cinco estrelas

    amei as reg ras . foi muito bom


  • regiane, Escola Municipal josé Buarque da Silva , Alagoas - disse:
    jane_kaylane@hotmail.com

    22/10/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns aula maravilhosa!!


  • claudia alves da silva pereira, Mª G P , Minas Gerais - disse:
    kakal_1976@hotmail.com

    18/10/2013

    Cinco estrelas

    adorei a aula,pois,torna simples uma situação ortográfica que normalmente não encontramos uma regra que explique a diferença na escrita,sendo que tanto o U ou L possuem o mesmo som nesta situação. obrigada,pos me ajudou muito!pretento usar esta aula com minha classe


  • allanis martins de sousa, Outros Países - disse:
    alanismartins@hotmail.com

    29/09/2013

    Cinco estrelas

    minha opiniao e regular no terceiro ano eles ja sao mais avançados ,nao? mas parabens otima prof!!!!!!!!!


  • Heloisa, Orozimbo leite , Espírito Santo - disse:
    helo.baldi@yahoo.com.br

    15/09/2013

    Cinco estrelas

    excelente


  • joze , escola flores de eloin , Bahia - disse:
    lua_rodrigues@hotmail.com

    10/06/2013

    Cinco estrelas

    aula legal e muito bom o seu trabalho eu sou professor e imprimi pros meus alunos valeu a turma do terceiro ano agradece e eu também.


  • josieli barbosa, Construtiva , Paraná - disse:
    professorajosieli@hotmail.com

    22/05/2013

    Cinco estrelas

    A aula está perfeita. Amei


  • maicon, RR , Rio de Janeiro - disse:
    macmandrak@hotmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    TIROU UMA DUVIDA DE 25 ANOS OBRIGADOOOOOO.


  • Denise , Rede particular de ensino , Rio de Janeiro - disse:
    deniseramosbr@yahoo.com.br

    08/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a explicação!!!


  • Fabiana, E.E.I.F. Constância de Sousa Muniz , Ceará - disse:
    mfabianavasconcelos@hotmail.com

    07/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, muito criativa. Com certeza ira me ajudar muito. Obrigada!


  • EULÁLIA, E. E. DR. JOÃO PONCE DE ARRUDA , Mato Grosso - disse:
    eulalia-souza1@hotmail.com

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    GOSTEI DE COMO FOI ABORDADO O TEMA, PARTE DE ALGO QUE AS CRIANÇAS CONHECEM. PARABÉNS.


  • edson, maria zelli da fonseca , Minas Gerais - disse:
    edsond12013@hotmail.com

    31/03/2013

    Cinco estrelas

    muita boa a aula


  • Atilla, SESC , Pernambuco - disse:
    atillarocha07@hotmail.com

    12/02/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a metodologia


  • Antonio , Não tenho , Rio de Janeiro - disse:
    murmurces@hotmail.com

    10/01/2013

    Cinco estrelas

    A explicação merece nota dez. Muito obrigado por isso. *** Mas cá pra nós : Ô língua difícil é essa nossa, pois eu ainda continuo me complicando quando o L aparece no meio da palavra : Como, falta, pauta, cálculo etc... *** Se escrevi certo neste momento, fiz sem convicção... Antonio, Fraternais Saudações.


  • Karine Silva, poli valente , Minas Gerais - disse:
    kakaejunior95@hotmail.com

    14/11/2012

    Três estrelas

    Foi bom!!


  • THAMIRES CRISTINE DE MORAES MAIA, Nenhuma , Distrito Federal - disse:
    thamy_crismoraes@hotmail.com

    18/10/2012

    Cinco estrelas

    Até que a aula é bem feita,parabens a todos os profesores dessa escola...Que fiquem bem até o fim..


  • filipe gomes e castro feitosa, fdhy , Ceará - disse:
    samuel.jonatas@bol.com.br

    04/10/2012

    Cinco estrelas

    é muito bom


  • rafas, anhanguera , Distrito Federal - disse:
    rafaaugustis@hotmail.com

    26/09/2012

    Quatro estrelas

    alias...e quando a dúvida é no meio da palavra por exemplo voltou uma criança que não sabe o porque como vou explicar o porque primeiro é o l e depois o u


  • rafas, particular , Distrito Federal - disse:
    rafaaugustis@hotmail.com

    26/09/2012

    Quatro estrelas

    só não entendi no caso de chapeu podemos escrever chapeuzinho ou seja outra palavra a não ser que o diminutivo na vale no caso só vale palavras com nomes distintos.


  • marcia, cristo redentor , Rio Grande do Sul - disse:
    marcia.rl@hotmail.com

    29/08/2012

    Quatro estrelas

    Adorei as propostas!


  • eulalia albuquerque, escola particular , Rio Grande do Norte - disse:
    eulalia-rn@hotmail.com

    23/07/2012

    Cinco estrelas

    adorei o site vou passar para meu filho que esta fazendo 2 ano funcameantal e vou falar par aprof. dele tambem


  • Débora , DF , Distrito Federal - disse:
    defato_farm@hotmail.com

    25/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Meu filho tem TDAH e precisavamos estudar esse assunto. Ele não se sentia seguro e queria uma "regra", encontrei apenas exemplos fonéticos e com sua aula ficou mais fácil, passarei a ele agora.


  • ziel, mosenhor , Espírito Santo - disse:
    arianaluiza@hotmail.com

    03/02/2012

    Quatro estrelas

    essa sugestões são fudamentais para uma melhor aprendizaem, mais faltou um pouco mais de exemplo para melhor conprenção dos individuo.


  • Cinthia, Casa , São Paulo - disse:
    Cinthia.bossi@terra.com

    09/11/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns... usei este material para ajudar minha filha do 3.o ano estudar as diferenças entre U e L e foi excelente !!!


  • Elaine Condé, Escola Municipal Cândido Portinari , Minas Gerais - disse:
    elaineabcon@yahoo.com.br

    03/11/2011

    Cinco estrelas

    Que maravilha! Uma explicação simples para uma dúvida frequente dos alunos.


  • ROBERTO COSTA CRUZ, CORPO DE BOMBEIROS , Rio de Janeiro - disse:
    ccrh@ibest.com.br

    27/10/2011

    Cinco estrelas

    Aula muito boa, magnífica.


  • andreylainy, rio de janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    danda286@hotmail.com

    16/08/2011

    Cinco estrelas

    parabéns muito bom gostei d++++++++++++++++++++++ amei ameiiiiiiiiiiiiiiiii


  • Luiz, Colégio Madre Iva - Rede Azul , São Paulo - disse:
    macedo.luiz@uol.com.br

    28/06/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns. Muito boa esta atividade. Embora eu não seja professor, falei dela com minha filha que está no quarto ano.


  • nivia de s.n.da silva, Nenhuma,eu sou uma mãe que desejo que meu filho tenha um ensino de qualidade. , São Paulo - disse:
    nivia_diogo@hotmail.com

    29/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito obrigada,faz alguns anos que terminei o ensino médio e não lembrava mais como passar para mel filho quando a palavra termina com u ou l,essa regra é ótima,agora tenho certeza que ele não erra mais.Me esforcei para pesquisar porque a professora dele não ensinou ou não sabe como ensinar.


  • Bruna Laudares, Instituto Educacional , Minas Gerais - disse:
    brunalaudares@hotmail.com

    27/04/2011

    Cinco estrelas

    Que ótima ideia, adorei ensinei assim meus alunos e tive bons resultados, parabéns!


  • Fernanda, Parque São Bento , São Paulo - disse:
    bemafefi@homail.com

    25/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns muito boa as estrategias utilizadas para trabalhar essa ortografia.


  • Vilani Alves F. Carvalho, Escola Municipal Virtuosa Bernardina da Costa , Rio Grande do Norte - disse:
    vilanicarvalho19@hotmail.com

    21/06/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sua estrategia de trabalhar a ortografia de forma dinâmica. Os alunos aprendem brincando, sem contar que trabalhar com jogos e caça palavras além de divertido facilita a integração dos alunos que apresentam dificuldades de relacionamento em sala de aula.


  • Irlene Maria Machado, Escola Municipal Dona Mulata Patrocínio MG , Minas Gerais - disse:
    irlenemariamachado@hotmail.com

    12/06/2010

    Quatro estrelas

    Obrigada pela explicação do U e L ,pois meus alunos tem muita dúvida ao escrevê-las. Esta é fantástica. Parabéns! Sou professora do 5º ano de uma escola do município.


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