Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ALFABETO - LETRA POR LETRA ...

 

15/09/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a escrita de seu próprio nome;
  • Reconhecer as letras do seu nome;
  • Organizar as letras do seu nome dentro de  uma  sequencia;
  • Refletir sobre a escrita dos nomes;
  • Conhecer/reconhecer as letras do alfabeto;
  • Reconhecer que as palavras são formadas por letras.

Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a ordem alfabética.

Estratégias e recursos da aula

A professora inicia a aula com as letras móveis espalhadas pelos grupos, combina que em duplas, eles irão ao centro do grupo e pegarão as letras correspondentes as dos seus nomes.

Ao verificar que cada criança pegou as letras e formou seus nomes, a professora pede para que eles observem os nomes escritos nos grupos.  A professora então, pede para que cada criança diga quantas letras tem o seu nome. Aproveita a situação e  faz algumas perguntas, tais como:

- Quem tem o nome com mais quantidade de letras?

- Quem tem o nome com letras repetidas?

- Quantas letras se repetem no seu nome?

 Outra atividade possível é o agrupamento das crianças seguindo diferentes critérios:

- pela letra inicial do nome;

- pela letra final do nome;

- pela quantidade de letras;

- por nomes compostos;

Como fechamento desta atividade os alunos deverão organizar em ordem alfabética,  os nomes dos alunos da turma, construindo uma listagem para ficar afixada em um mural da sala.   

Outra atividade seria um jogo:

A professora distribuiu uma folha para cada grupo de no máximo cinco alunos, e eles  deverão criar novos nomes a partir da junção das sílabas dos próprios nomes.

Para  tal proposta o tempo deverá ser estipulado e assim que este  terminar, a professora listará no quadro os nomes conseguidos por cada grupo. Vence o grupo que conseguir inventar a  maior  quantidade de nomes. Poderá  brincar com as letras em separado e/ou mostrar a formação de sílabas, levando-os a refletir sobre a formação das palavras, no caso dos nomes próprios.

Outra proposta, a  professora fará uma listagem com os nomes dos familiares mais próximos dos alunos, poderá construir uma tabela com esses nomes e assim quantificar os que mais aparecem na listagem. Desses nomes quais possuem maior quantidade de letras e menos letras.

Jogos e brincadeiras como adedanha, bingo dos nomes, forca, caça-palavras e cruzadinhas, são muito prazerosas e dão bons resultados para a construção da base alfabética.

Segue modelo de caça-palavras e cruzadinhas:

Recursos Complementares
Avaliação

A professora deverá colocar-se enquanto dinamizadora e observadora durante todo o processo.  

Ficar atenta a fim de fazer as intervenções necessárias quanto:

  • Quais as crianças que reconhecem o alfabeto, assim como a escrita de seu próprio nome.
  • Quais as crianças que relacionam quantidade/número?
  • Como eles interagem entre si, se conseguem um clima de harmonia ao serem incentivados a competir.
  • Como está o repertório de palavras dessas crianças, se tiveram facilidades na formação de outros nomes.
  • Avaliar se os alunos conseguem identificar semelhanças e diferenças entre os nomes dos colegas de turma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.