15/09/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Conhecer a ordem alfabética.
A professora inicia a aula com as letras móveis espalhadas pelos grupos, combina que em duplas, eles irão ao centro do grupo e pegarão as letras correspondentes as dos seus nomes.
Ao verificar que cada criança pegou as letras e formou seus nomes, a professora pede para que eles observem os nomes escritos nos grupos. A professora então, pede para que cada criança diga quantas letras tem o seu nome. Aproveita a situação e faz algumas perguntas, tais como:
- Quem tem o nome com mais quantidade de letras?
- Quem tem o nome com letras repetidas?
- Quantas letras se repetem no seu nome?
Outra atividade possível é o agrupamento das crianças seguindo diferentes critérios:
- pela letra inicial do nome;
- pela letra final do nome;
- pela quantidade de letras;
- por nomes compostos;
Como fechamento desta atividade os alunos deverão organizar em ordem alfabética, os nomes dos alunos da turma, construindo uma listagem para ficar afixada em um mural da sala.
Outra atividade seria um jogo:
A professora distribuiu uma folha para cada grupo de no máximo cinco alunos, e eles deverão criar novos nomes a partir da junção das sílabas dos próprios nomes.
Para tal proposta o tempo deverá ser estipulado e assim que este terminar, a professora listará no quadro os nomes conseguidos por cada grupo. Vence o grupo que conseguir inventar a maior quantidade de nomes. Poderá brincar com as letras em separado e/ou mostrar a formação de sílabas, levando-os a refletir sobre a formação das palavras, no caso dos nomes próprios.
Outra proposta, a professora fará uma listagem com os nomes dos familiares mais próximos dos alunos, poderá construir uma tabela com esses nomes e assim quantificar os que mais aparecem na listagem. Desses nomes quais possuem maior quantidade de letras e menos letras.
Jogos e brincadeiras como adedanha, bingo dos nomes, forca, caça-palavras e cruzadinhas, são muito prazerosas e dão bons resultados para a construção da base alfabética.
Segue modelo de caça-palavras e cruzadinhas:
O alfabeto que deverá estar fixo na sala de aula, assim como a listagem do nome dos alunos da turma.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5570
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19181
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6689
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5562
A professora deverá colocar-se enquanto dinamizadora e observadora durante todo o processo.
Ficar atenta a fim de fazer as intervenções necessárias quanto:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!