17/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Para realização desta aula as crianças deverão saber que os insetos também podem ser úteis ao homem.
Ampliando conhecimentos sobre insetos
1° Momento: Pesquisando sobre a importância dos insetos na vida do homem
O professor poderá iniciar a aula com alguns questionamentos como:
Após alguns questionamentos o professor inicia junto com as crianças pesquisas para responder os questionamentos. À medida que as crianças vão dando suas respostas o professor registra as ideias iniciais das crianças para que estas sejam re/elaboradas ao final das pesquisas. É importante trazer materiais de pesquisa com imagens e/ou vídeos que mostrem o papel de insetos no meio ambiente para que as crianças percebam que existem muitos produtos úteis e originados de uma produção direta dos insetos como cera, seda, laca, mel e muitos outros, como podem ser visto nas imagens abaixo:
BICHO DA SEDA
http://tony.presse.free.fr/images/papillons/cocon_philo.jpg
Suporte onde as lagartas tecem os casulos
http://lh5.ggpht.com/_RlCez5hb3Ak/SapYZD-S9dI/AAAAAAAAA_4/W7yjKDUw7A4/image_thumb5.png?imgmax=800
Durante a pesquisa podem ainda ser pesquisados os insetos que são utilizados na alimentação das pessoas em alguns países, como escorpiões, baratas etc.
2º Momento: Entrevista com um especialista
O professor deve convidar um biólogo ou uma pessoa que tenha conhecimentos sobre insetos para dialogar com as crianças. Antes da visita, o professor deve levantar com as crianças algumas questões sobre o que elas gostariam de saber em relação aos insetos e sua importância na vida do homem.
No dia da visita, o professor deve mediar os questionamentos das crianças, bem como registrar através de filmagens e/ou fotografias, o dialogo entre as crianças e a pessoa entrevistada através do registro escrito.
3º Momento: Registrando a visita
Na roda, após a visita do especialista, o professor irá discutir com as crianças as novas informações adquiridas e em seguida elaborar um texto coletivo sobre os conhecimentos/informações adquiridos durante a aula. Esse exercício de interação entre as falas/idéias permite que cada criança participe (re) construindo idéias a partir das suas ideias iniciais.
Após a escrita do texto o professor deve lê-lo para as crianças com o objetivo de verificarem a coerência as ideias e a ordem das informações. Em seguida solicita que as crianças produzam desenhos que ilustrem as informações contidas no mesmo.
4° Momento: Socializando as informações
O professor deve encorajar as crianças a produzirem um panfleto informativo utilizando o texto coletivo e as imagens produzidas no terceiro momento, para que outras pessoas também reconheçam a importância dos insetos na vida do homem. As ilustrações do panfleto devem ser produções das crianças.
http://www.floresta.ufpr.br/~lpf/ind_entomologia.html
http://www.ebras.bio.br/e-insetos/introducao.asp
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10690/open/file/livro.swf?sequence=7
Com esta aula é possível avaliar se as crianças reconheceram a importância dos insetos na vida do homem; se nomearam alguns produtos produzidos pelos insetos e se ampliaram os conhecimentos relacionados à importância dos insetos na vida do homem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!