31/07/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
- Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do Frescobol;
- Identificar e vivenciar as principais dificuldades envolvidas na prática do Frescobol;
Compreender o conceito de “voleio” – fundamento do desporto tênis. Conhecer os materiais utilizados no desporto tênis.
Caro professor, essa aula faz parte do plano de unidade, que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o tema será o Frescobol.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375
Atividade 1:
A primeira atividade consiste na apresentação dos materiais utilizados no jogo de frescobol, manipulação – caso a escola ou alunos disponham do material - e posterior debate sobre a diferença dos materiais específicos do frescobol com outros utilizados em diferentes jogos de rebater.
Para a prática do frescobol são necessários basicamente dois materiais: 1) raquete de madeira e 2) bola de borracha. Caro professor, se possível leve uma raquete para a sala de aula e permita que os alunos manuseiem o material. Compare essa raquete com outros objetos utilizados em jogos de rebater: taco, raquete de tênis, raquete de badminton etc. Peça aos alunos que identifiquem as principais características da raquete de frescobol. Por exemplo: peso, material, distância entre o ponto de contato e a mão do jogador.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/frescobol/equipamentos-de-frescobol.php
Outra atividade interessante pode ser um exercício de comparação de uma raquete de frescobol (madeira) com uma raquete antiga de tênis também de madeira. Peça para os alunos descreverem 3 diferenças possíveis de observar apenas olhando as raquetes. Posteriormente, na parte de experimentação (prática) peça aos alunos para identificarem 3 diferenças sentidas no momento da rebatida.
Atividade 2:
A segunda atividade da aula deverá ser realizada na quadra de esportes ou algum outro espaço aberto que permita a prática do jogo. Organize uma série de perguntas:
1) qual o local habitual da prática do frescobol?
2) qual a principal diferença que vocês observam entre a prática do tênis de quadra e do frescobol?
3) e por fim, qual fundamento aprendido no jogo de tênis é semelhante a técnica utilizada no jogo de frescobol?
Os alunos deverão ser capazes de compreender que o terreno arenoso – local da prática do frescobol – inviabiliza que a bola quique durante o jogo. Dessa forma, os jogadores devem rebater a bola antes que ela toque o solo, utilizando uma técnica semelhante ao “voleio” aprendido nas aulas de tênis. Para visualizar uma atividade prática com o voleio no tênis acessar a aula "Jogos de Rebater: praticando o tênis". A partir desse momento, o professor iniciará uma atividade prática com os alunos objetivando o maior número possível de trocas de bola.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18626
Atividade 3:
O primeiro jogo será realizado em grupos de 4 alunos. Teremos sempre a seguinte dinâmica: dois alunos praticam, objetivando manter a bola no ar o maior tempo possível, enquanto os outros dois alunos observam a procuram corrigir erros dos colegas. Inicie com uma distância pequena – indico 3 metros entre as duplas. Gradativamente aumente a distância em um metro sempre que os jovens conseguirem trocar 8 bolas sem errar. Essa atividade tem caráter cooperativo – distinta, por exemplo, do desporto tênis.
Atividade 4:
O segundo jogo será praticando também com grupos de 4 alunos, porém dessa vez todos jogam simultaneamente (aqui será necessário um número maior de raquetes para que todos os alunos da turma joguem simultaneamente). O objetivo do jogo é que o grupo mantenha a bola o maior tempo possível no ar, porém dessa vez o nível de dificuldade aumentará. Cada jogador terá uma área (marque o espaço com um bambolê) e não poderá sair do espaço para rebater a bola. Isso exigirá maior controle e harmonia nas trocas de bola. Os alunos poderão experimentar diferentes disposições para trocar bolas: formando um círculo, um quadrado, um retângulo etc. É importante que eles experimentem diferentes estratégias e discutam posteriormente com seus colegas de classe sobre a disposição mais adequada para a troca de bolas.
Vídeo de frescobol na praia.
http://www.youtube.com/watch?v=klX4d7tsG3E
Frescobol em quadra de cimento:
http://www.youtube.com/watch?v=iZcIkUhKA9I&feature=related
Aula: "Jogos de Rebater: conhecendo os materiais"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375
Aula: "Jogos de Rebater: praticando o tênis"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18626
Ao final da aula o professor deverá indagar os alunos sobre três pontos principais: 1) os materiais necessários para a prática do jogo frescobol, 2) o local habitualmente utilizado para praticar o frescobol e 3) as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos para manter a bola em jogo. Essa avaliação poderá ser feita por escrito no formato de uma redação. O texto deverá abordar os três pontos supracitados.
É importante que os alunos compreendam o caráter cooperativo do jogo de frescobol e pratiquem as técnicas objetivando facilitar a recepção da bola pelo colega de equipe. Algumas questões: comparando o frescobol com outros jogos de rebater destaque as principais diferenças observadas? Os alunos deverão indicar diferenças nos fundamentos e na dinâmica cooperação e competição presente no frescobol.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/10/2014
Quatro estrelasMuito Bom!
29/11/2013
Cinco estrelasMuito bom, parabéns.
22/01/2013
Três estrelasEsse plano de aula está perfeitamente estruturado, mas os professores encontram dificuldade em aplicar aulas desse tipo porque 1º) não disponibilizam verba para aquisição de artigos esportivos; 2º) há muitos alunos por sala, o que impossibilita a execução de esportes em dupla, ainda mais com a incidência do problema nº 1, não ter material para todos - muitas vezes tem nem bola!