Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de Rebater: Frescobol

 

31/07/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do Frescobol;

- Identificar e vivenciar as principais dificuldades envolvidas na prática do Frescobol;

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender o conceito de “voleio” – fundamento do desporto tênis. Conhecer os materiais utilizados no desporto tênis.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte do plano de unidade, que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o tema será o Frescobol.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375      

Atividade 1: 

A primeira atividade consiste na apresentação dos materiais utilizados no jogo de frescobol, manipulação – caso a escola ou alunos disponham do material - e posterior debate sobre a diferença dos materiais específicos do frescobol com outros utilizados em diferentes jogos de rebater.

Para a prática do frescobol são necessários basicamente dois materiais: 1) raquete de madeira e 2) bola de borracha. Caro professor, se possível leve uma raquete para a sala de aula e permita que os alunos manuseiem o material. Compare essa raquete com outros objetos utilizados em jogos de rebater: taco, raquete de tênis, raquete de badminton etc. Peça aos alunos que identifiquem as principais características da raquete de frescobol. Por exemplo: peso, material, distância entre o ponto de contato e a mão do jogador.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/frescobol/equipamentos-de-frescobol.php 

Outra atividade interessante pode ser um exercício de comparação de uma raquete de frescobol (madeira) com uma raquete antiga de tênis também de madeira. Peça para os alunos descreverem 3 diferenças possíveis de observar apenas olhando as raquetes. Posteriormente, na parte de experimentação (prática) peça aos alunos para identificarem 3 diferenças sentidas no momento da rebatida.       

Atividade 2: 

A segunda atividade da aula deverá ser realizada na quadra de esportes ou algum outro espaço aberto que permita a prática do jogo. Organize uma série de perguntas:

1) qual o local habitual da prática do frescobol?

2) qual a principal diferença que vocês observam entre a prática do tênis de quadra e do frescobol?

3) e por fim, qual fundamento aprendido no jogo de tênis é semelhante a técnica utilizada no jogo de frescobol?

Os alunos deverão ser capazes de compreender que o terreno arenoso – local da prática do frescobol – inviabiliza que a bola quique durante o jogo. Dessa forma, os jogadores devem rebater a bola antes que ela toque o solo, utilizando uma técnica semelhante ao “voleio” aprendido nas aulas de tênis. Para visualizar uma atividade prática com o voleio no tênis acessar a aula "Jogos de Rebater: praticando o tênis". A partir desse momento, o professor iniciará uma atividade prática com os alunos objetivando o maior número possível de trocas de bola.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18626

Atividade 3:

O primeiro jogo será realizado em grupos de 4 alunos. Teremos sempre a seguinte dinâmica: dois alunos praticam, objetivando manter a bola no ar o maior tempo possível, enquanto os outros dois alunos observam a procuram corrigir erros dos colegas. Inicie com uma distância pequena – indico 3 metros entre as duplas. Gradativamente aumente a distância em um metro sempre que os jovens conseguirem trocar 8 bolas sem errar. Essa atividade tem caráter cooperativo – distinta, por exemplo, do desporto tênis.   

Atividade 4:

O segundo jogo será praticando também com grupos de 4 alunos, porém dessa vez todos jogam simultaneamente (aqui será necessário um número maior de raquetes para que todos os alunos da turma joguem simultaneamente). O objetivo do jogo é que o grupo mantenha a bola o maior tempo possível no ar, porém dessa vez o nível de dificuldade aumentará. Cada jogador terá uma área (marque o espaço com um bambolê) e não poderá sair do espaço para rebater a bola. Isso exigirá maior controle e harmonia nas trocas de bola. Os alunos poderão experimentar diferentes disposições para trocar bolas: formando um círculo, um quadrado, um retângulo etc. É importante que eles experimentem diferentes estratégias e discutam posteriormente com seus colegas de classe sobre a disposição mais adequada para a troca de bolas.

Recursos Complementares

Vídeo de frescobol na praia.

http://www.youtube.com/watch?v=klX4d7tsG3E 

Frescobol em quadra de cimento:

http://www.youtube.com/watch?v=iZcIkUhKA9I&feature=related 

Aula: "Jogos de Rebater: conhecendo os materiais"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375

Aula: "Jogos de Rebater: praticando o tênis"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18626 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá indagar os alunos sobre três pontos principais: 1) os materiais necessários para a prática do jogo frescobol, 2) o local habitualmente utilizado para praticar o frescobol e 3) as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos para manter a bola em jogo. Essa avaliação poderá ser feita por escrito no formato de uma redação. O texto deverá abordar os três pontos supracitados.

É importante que os alunos compreendam o caráter cooperativo do jogo de frescobol e pratiquem as técnicas objetivando facilitar a recepção da bola pelo colega de equipe. Algumas questões: comparando o frescobol com outros jogos de rebater destaque as principais diferenças observadas? Os alunos deverão indicar diferenças nos fundamentos e na dinâmica cooperação e competição presente no frescobol.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Selma Alves, Colégio Adventista de Cam Grande , Rio de Janeiro - disse:
    selminha.alves@bol.com.br

    31/10/2014

    Quatro estrelas

    Muito Bom!


  • Victor Hugo Ayres, IFF - Instituto Federal Fluminense - Câmpus - Campos Guarus , Rio de Janeiro - disse:
    victorhugo_ayres@hotmail.com

    29/11/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, parabéns.


  • Marlim, CE RENATO AZEVEDO , Rio de Janeiro - disse:
    peixesantana@gmail.com

    22/01/2013

    Três estrelas

    Esse plano de aula está perfeitamente estruturado, mas os professores encontram dificuldade em aplicar aulas desse tipo porque 1º) não disponibilizam verba para aquisição de artigos esportivos; 2º) há muitos alunos por sala, o que impossibilita a execução de esportes em dupla, ainda mais com a incidência do problema nº 1, não ter material para todos - muitas vezes tem nem bola!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.