Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos de mãos: resgate, adaptação e composição - aula 17

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Gestual pertencente a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/ 

Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

Nessa aula, os alunos deverão adaptar a brincadeira "Senhoras e Senhores” para o gestual de mãos do jogo “Batom”, divulgado nas aulas 4 e 5 desta coleção:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9582

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9818    

Atividade 1

Proponha uma revisão da brincadeira “Senhoras e Senhores” adaptada para o gestual de mãos dos jogos “150” e “Adoleta”, propostos na aula 16.

“Senhoras e Senhores”

Um homem bateu em minha porta e eu abri

Senhoras e senhores, ponham a mão no chão

Senhoras e senhores, pulem de um pé só

Senhoras e senhores, deem uma rodadinha

E vá pro olho da rua!

Observação:

Existem muitas versões quanto ao texto e à rítmica para essa brincadeira. A seguir, disponibilizamos alguns links com versões que serviram de base para a elaboração da partitura aqui apresentada (no link de áudio, somente um trecho da canção corresponde ao jogo).

Veja o texto em: http://www.jangadabrasil.com.br/novembro27/ca27110e.htm     

Ouça "Senhoras e Senhores". Somente um trecho da canção (de 55" a 1'15" ou de 2'28" a 2'45") corresponde ao jogo: http://www.24listen.net/s-_gifQduGA/trem-da-alegria--15-pula-corda-15--20/   

“Senhoras e Senhores” adaptada para o jogo de mãos “150”

Como brincar?

Organize os alunos em duplas, um de frente para o outro. A música de “Senhoras e Senhores” inicia-se e as duplas começam a fazer o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação (o movimento começa no primeiro tempo do primeiro compasso). Ao final da frase “e vá pro olho da rua!”, quem estiver com as mãos por baixo não deverá deixar seu oponente bater. Caso isso aconteça, o perdedor deve deixar a dupla, e outra criança assume o seu lugar.

Dicas

1) Varie o andamento a cada repetição da brincadeira.

2) Proponha que os gestos originais da brincadeira de corda sejam incluídos no novo jogo de mãos. Assim, as crianças deverão seguir as orientações de: 1) por a mão no chão; 2) pular de um pé só (sugira que apenas fiquem apoiadas sobre um dos pés, eliminando o ato de pular); 3) dar uma rodada.   

“Senhoras e Senhores” adaptada para o jogo de mãos “Adoleta”

Como brincar?

Organize a turma em uma grande roda. Todos devem estender os braços para os lados, na altura da cintura, e encostar suas mãos nas mãos de quem está dos dois lados.  As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Senhoras e Senhores” iniciar, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Após a frase “e vá pro olho da rua”, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, quem não acertou o tapa deverá sair da roda; caso contrário, quem recebeu o tapa sai da brincadeira. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.

Observação:

Para esta atividade, não sugerimos a manutenção dos gestos da brincadeira original, pois a arrumação da turma em roda e com os braços unidos limita os movimentos de rodar e colocar a mão no chão, por exemplo.

Atividade 2

Proponha a adaptação da brincadeira “Senhoras e Senhores” para o gestual simplificado do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção.

Padrão rítmico de acompanhamento das mãos para o jogo “Batom”:

Gestual de mãos simplificado:

A ordem dos gestos para o padrão rítmico de acompanhamento de mãos é: 1) mão direita na coxa direita (primeira semínima); 2) mão esquerda na coxa esquerda (segunda semínima); 3) palmas (colcheias e última semínima).

Como brincar?

A turma será organizada em roda sem dar as mãos. A música de “Senhoras e Senhores” inicia-se e a turma começa a realizar o novo padrão rítmico e o novo gestual de mãos até a música terminar. Ao final da frase “e vá pro olho da rua”, quem realizar o gesto correspondente deverá deixar a roda. A brincadeira termina quando todos da roda forem eliminados, estabelecendo-se um vencedor.

Dicas

1) Varie o andamento a cada execução.

2) Aproveite os gestos originais da brincadeira de corda e os inclua no novo jogo de mãos: 1) por a mão no chão; 2) pular de um pé só (sugira que apenas fiquem apoiadas sobre um dos pés, eliminando o ato de pular); 3) dar uma rodada. Nos momentos em que essas ações são entoadas, as crianças interrompem o gestual de mãos e realizam os movimentos.

Atividade 3

Proponha a adaptação da brincadeira “Senhoras e Senhores” para o gestual de mãos da versão mais conhecida do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção.

Padrão rítmico e gestual do jogo:

Legenda a partir da notação desenvolvida por Violeta Hemsy de Gainza para os gestos dos jogos de mãos (Ver: GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996):

 - mão esquerda de um aluno, virada para baixo, desce e bate na palma da mão direita do outro da dupla, que está virada para cima. Ao mesmo tempo, a mão direita, virada para cima, sobe e bate na palma da mão esquerda do colega da dupla, que está virada para baixo.   

- os dois alunos da dupla batem as palmas de suas mãos, paralelas e verticais, umas contra as outras, simultaneamente. Os dedos estão apontados para cima.   

- bater palma.  

Como brincar?

Organize a turma em duplas. A música de “Senhoras e Senhores” se inicia e os alunos realizam o gestual de mãos proposto até a música terminar. Ao final da frase “e vá pro olho da rua”, quem realizar o gesto correspondente deverá deixar a dupla, que será ocupada por outra criança.   

Dicas

1) Varie o andamento a cada execução.

2) Da mesma forma que na atividade anterior, incorpore os gestos da brincadeira original ao novo jogo de mãos, mesclando os movimentos sugeridos com o gestual de mãos proposto.   

Recursos da aula:

Sugerimos a utilização de instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.

Recursos Complementares

Textos acadêmicos:

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf      

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf   

SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:

http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf   

Texto sobre brincadeira de roda:

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate 

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos

http://www.lengalalenga.com.br/   

Vídeo do jogo "Batom":

http://lengalalenga.blogspot.com/2007/07/vdeo-batom.html 

http://www.youtube.com/watch?v=5SdoVBHMtXo 

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se os alunos realizaram as versões propostas para a brincadeira “Senhoras e Senhores” e cooperaram para um bom rendimento das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.