Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 18

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Fazer um levantamento dos brinquedos cantados que não possuam gestual corporal ou arrumação do grupo (em roda, em duplas) associados à canção.

Realizar os jogos propostos em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentam qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.   

Atividade 1   

Proponha aos alunos que façam um levantamento de brincadeiras cantadas ou parlendas que não apresentem nenhuma dinâmica de regras ou características de um jogo. Você pode aproveitar também os questionários solicitados para a aula 1 desta coleção nos quais os pais ou parentes próximos dos alunos deveriam responder questões sobre as brincadeiras que costumavam praticar em sua infância. Certamente você poderá encontrar bastante material que poderá servir de repertório.   

No momento de listar as brincadeiras sugeridas, volte à discussão sobre o processo de transmissão oral dessas brincadeiras. Provavelmente, virão à tona inúmeras versões para uma mesma brincadeira, podendo diferir quanto ao título, quanto a algumas palavras ou mesmo estrofes inteiras, quanto ao ritmo ou à melodia da canção. É importante enfatizar, neste caso, a não existência do “certo” ou “errado”, visto que todas essas modificações são fruto de transformações ao longo das gerações.   

Após o levantamento, escolha algumas brincadeiras que serão transformadas em jogos de mãos em um momento posterior. Sugerimos, como exemplo, as cantigas “Pombinha Branca” e as parlendas “Hoje é Domingo” e “Um, dois”.

Atividade 2

Realizar a cantiga “Pombinha Branca”. Sugerimos os seguintes passos para a memorização:   

“Pombinha Branca”   

Pombinha branca

Que está fazendo

Lavando roupa pro casamento

Vou me lavar

Vou me sentar

Vou na janela

Pra namorar

Passou um homem

De terno branco

Chapéu de lado

Meu namorado

Mandei entrar

Mandei sentar

Cuspiu no chão

Limpa aí seu porcalhão

Tenha mais educação!     

Obs.: Veja os links com diferentes versões para a canção "Pombinha Branca" em Recursos Complementares.

1) Leitura – Coloque a letra da canção no quadro (lousa) e faça a leitura do texto com a turma. Selecione palavras isoladas ou trechos para serem lidos por grupos diferentes da turma.   

2) Cantar a música – Após algumas demonstrações, peça a turma que cante junto com você. Da mesma maneira que no passo anterior, selecione alguns grupos que ficarão responsáveis por cantar diferentes trechos da música. Por exemplo: um grupo canta a parte "Pombinha Branca / Que está fazendo / ... / Pra namorar" e o outro segue cantando a partir do trecho "Passou um homem" até o final. Varie o andamento e a tonalidade a cada repetição, e lembre-se de escolher um tom adequado às vozes infantis.   

3) Cantar a música com acompanhamento de instrumentos – Distribua aos alunos instrumentos de percussão como caxixis, clavas, cocos, pandeiros, pandeirolas, pratos, entre outros, e proponha os seguintes passos:   

a) Percussão Livre – enquanto cantam, os alunos manuseiam livremente os instrumentos de percussão sem nenhuma orientação de marcação.   

b) Marcando a pulsação – enquanto cantam, os alunos devem marcar a pulsação da música. Para isso, devem receber uma orientação prévia.   

c) Marcando o ritmo da melodia – enquanto cantam, oriente-os que toquem seus instrumentos de forma conjunta com o que estão cantando.         

4) Compondo uma dança/coreografia – Após algumas execuções, proponha aos alunos que criem uma coreografia para a música.

Atividade 3   

Realizar as parlendas “Hoje é domingo” e “Um, dois”.   

“Hoje é domingo”   

Hoje é domingo

Pede cachimbo

O cachimbo é de barro

Bate no jarro

O jarro é de ouro

Bate no touro

O touro é valente

Bate na gente

A gente é fraco

Cai no buraco

O buraco é fundo

Acabou-se o mundo   

Obs.: Veja os links com diferentes versões para a parlenda "Hoje é domingo" em Recursos Complementares.

“Um, dois”   

Um, dois

Feijão com arroz

Três, quatro

Feijão no prato

Cinco, seis

Feijão francês

Sete, oito

Comer biscoito

Nove, dez

Comer pastéis!   

Obs.: Veja os links com diferentes versões para a parlenda "Um, dois" em Recursos Complementares.

Sugerimos os mesmos passos da atividade 2 com uma pequena modificação para o passo 3. No lugar de instrumentos de percussão, peça aos alunos que cantem e façam o acompanhamento com palmas variadas (agudas, graves), ora marcando a pulsação, ora marcando o ritmo da canção.   

Dica

Faça um levantamento das diferentes versões para essas parlendas. Provavelmente alguns alunos apresentarão versões com mais ou menos rimas, como também com mudanças no título (quanto à primeira parlenda, é muito comum também encontrar o nome “Amanhã é domingo”). Promova uma rápida discussão sobre o processo de transmissão oral dessas brincadeiras.   

Recursos da Aula:

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico para o acompanhamento da canção "Pombinha Branca" (violão, piano, teclado, acordeon, cavaquinho) e de instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.

Recursos Complementares

Links para a canção "Pombinha Branca":

http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/1357704/   

http://musicanasaladeaula2008.blogspot.com/2008/11/pombinha-branca.html   

http://www.youtube.com/watch?v=7qEvG64v8Aw   

http://www.youtube.com/watch?v=gl5TnBdmJGE   

Links para as parlendas "Hoje é domingo" e "Um, dois":

http://www.jangadabrasil.com.br/outubro/ca21000b.htm   

http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&catid=115:artigos-e-teses&id=282:hoje-e-domingo-pede-cachimbo-as-parlendas-e-as-cantigas-na-educacao&Itemid=155 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7524    

Gravação das canções da aula:

"Pombinha Branca" - clique na faixa 3 e depois clique no player acima

"Hoje é domingo" - clique na faixa 11 e depois clique no player acima

"Um, dois" - clique na faixa 14 "Potpourri de parlendas" e depois clique no player acima

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=388126&sid=18960175312520850551498881   

Textos acadêmicos:   

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf      

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf   

Texto sobre brincadeira de roda:

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate 

Avaliação

O professor, ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos quanto à seleção das cantigas e parlendas foi ativa, e se houve cooperação para o rendimento das atividades propostas de memorização e execução das mesmas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.