02/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Fazer um levantamento dos brinquedos cantados que não possuam gestual corporal ou arrumação do grupo (em roda, em duplas) associados à canção.
Realizar os jogos propostos em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentam qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
Atividade 1
Proponha aos alunos que façam um levantamento de brincadeiras cantadas ou parlendas que não apresentem nenhuma dinâmica de regras ou características de um jogo. Você pode aproveitar também os questionários solicitados para a aula 1 desta coleção nos quais os pais ou parentes próximos dos alunos deveriam responder questões sobre as brincadeiras que costumavam praticar em sua infância. Certamente você poderá encontrar bastante material que poderá servir de repertório.
No momento de listar as brincadeiras sugeridas, volte à discussão sobre o processo de transmissão oral dessas brincadeiras. Provavelmente, virão à tona inúmeras versões para uma mesma brincadeira, podendo diferir quanto ao título, quanto a algumas palavras ou mesmo estrofes inteiras, quanto ao ritmo ou à melodia da canção. É importante enfatizar, neste caso, a não existência do “certo” ou “errado”, visto que todas essas modificações são fruto de transformações ao longo das gerações.
Após o levantamento, escolha algumas brincadeiras que serão transformadas em jogos de mãos em um momento posterior. Sugerimos, como exemplo, as cantigas “Pombinha Branca” e as parlendas “Hoje é Domingo” e “Um, dois”.
Atividade 2
Realizar a cantiga “Pombinha Branca”. Sugerimos os seguintes passos para a memorização:
“Pombinha Branca”
Pombinha branca
Que está fazendo
Lavando roupa pro casamento
Vou me lavar
Vou me sentar
Vou na janela
Pra namorar
Passou um homem
De terno branco
Chapéu de lado
Meu namorado
Mandei entrar
Mandei sentar
Cuspiu no chão
Limpa aí seu porcalhão
Tenha mais educação!
Obs.: Veja os links com diferentes versões para a canção "Pombinha Branca" em Recursos Complementares.
1) Leitura – Coloque a letra da canção no quadro (lousa) e faça a leitura do texto com a turma. Selecione palavras isoladas ou trechos para serem lidos por grupos diferentes da turma.
2) Cantar a música – Após algumas demonstrações, peça a turma que cante junto com você. Da mesma maneira que no passo anterior, selecione alguns grupos que ficarão responsáveis por cantar diferentes trechos da música. Por exemplo: um grupo canta a parte "Pombinha Branca / Que está fazendo / ... / Pra namorar" e o outro segue cantando a partir do trecho "Passou um homem" até o final. Varie o andamento e a tonalidade a cada repetição, e lembre-se de escolher um tom adequado às vozes infantis.
3) Cantar a música com acompanhamento de instrumentos – Distribua aos alunos instrumentos de percussão como caxixis, clavas, cocos, pandeiros, pandeirolas, pratos, entre outros, e proponha os seguintes passos:
a) Percussão Livre – enquanto cantam, os alunos manuseiam livremente os instrumentos de percussão sem nenhuma orientação de marcação.
b) Marcando a pulsação – enquanto cantam, os alunos devem marcar a pulsação da música. Para isso, devem receber uma orientação prévia.
c) Marcando o ritmo da melodia – enquanto cantam, oriente-os que toquem seus instrumentos de forma conjunta com o que estão cantando.
4) Compondo uma dança/coreografia – Após algumas execuções, proponha aos alunos que criem uma coreografia para a música.
Atividade 3
Realizar as parlendas “Hoje é domingo” e “Um, dois”.
“Hoje é domingo”
Hoje é domingo
Pede cachimbo
O cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo
Obs.: Veja os links com diferentes versões para a parlenda "Hoje é domingo" em Recursos Complementares.
“Um, dois”
Um, dois
Feijão com arroz
Três, quatro
Feijão no prato
Cinco, seis
Feijão francês
Sete, oito
Comer biscoito
Nove, dez
Comer pastéis!
Obs.: Veja os links com diferentes versões para a parlenda "Um, dois" em Recursos Complementares.
Sugerimos os mesmos passos da atividade 2 com uma pequena modificação para o passo 3. No lugar de instrumentos de percussão, peça aos alunos que cantem e façam o acompanhamento com palmas variadas (agudas, graves), ora marcando a pulsação, ora marcando o ritmo da canção.
Dica
Faça um levantamento das diferentes versões para essas parlendas. Provavelmente alguns alunos apresentarão versões com mais ou menos rimas, como também com mudanças no título (quanto à primeira parlenda, é muito comum também encontrar o nome “Amanhã é domingo”). Promova uma rápida discussão sobre o processo de transmissão oral dessas brincadeiras.
Recursos da Aula:
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico para o acompanhamento da canção "Pombinha Branca" (violão, piano, teclado, acordeon, cavaquinho) e de instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.
Links para a canção "Pombinha Branca":
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/1357704/
http://musicanasaladeaula2008.blogspot.com/2008/11/pombinha-branca.html
http://www.youtube.com/watch?v=7qEvG64v8Aw
http://www.youtube.com/watch?v=gl5TnBdmJGE
Links para as parlendas "Hoje é domingo" e "Um, dois":
http://www.jangadabrasil.com.br/outubro/ca21000b.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7524
Gravação das canções da aula:
"Pombinha Branca" - clique na faixa 3 e depois clique no player acima
"Hoje é domingo" - clique na faixa 11 e depois clique no player acima
"Um, dois" - clique na faixa 14 "Potpourri de parlendas" e depois clique no player acima
Textos acadêmicos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
Texto sobre brincadeira de roda:
O professor, ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos quanto à seleção das cantigas e parlendas foi ativa, e se houve cooperação para o rendimento das atividades propostas de memorização e execução das mesmas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!