31/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Realizar movimentos com todos os elementos da Ginástica Rítmica, a partir dos movimentos aprendidos nas aulas anteriores.
Utilizar a criatividade para construir uma coreografia com todos os elementos da Ginástica Rítmica.
Respeitar os limites dos colegas, sabendo ajudar a superá-los de acordo com as necessidades.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Caro Professor, inicie a aula conversando com a turma sobre tudo o planejamento apresentado na unidade de Ginástica Rítmica. Explique aos alunos que esta aula está dividida em 4 etapas, a saber: primeiro momento - haverá uma experimentação de todos os elementos da Ginástica Rítmica; no segundo momento - ocorrerá um tempo para que os grupos separem o material e treinem um pouco mais cada coreografia, sem a música escolhida; no terceiro momento haverá a apresentação final dos grupos e, por último, o professor fará uma avaliação junto com os alunos da coreografia e do planejamento como um todo.
Um dos principais objetivos desta aula é dar oportunidade aos grupos de criarem uma coreografia com alguns conteúdos que foram trabalhados com a turma durante o planejamento. Assim, exercitando a criatividade, a ludicidade e a criação coletiva, todas as coreografias deverão ser inclusivas, não havendo discriminação por gênero ou mesmo por habilidade técnica.
OBS: Professor, sugiro que convide para essa aula o professor de música da turma que pode participar indicando músicas e temas para serem desenvolvidos nas coreografias. Esse professor poderá participar do processo de avalaição dos grupos.
DICA: Sugestão de endereçõs das aulas do planejamento de GRD:
Título - Percebendo os movimentos de deslocamentos utilizados nas coreografias da Ginástica Rítmica.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20081
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19702
Fonte: http://www.araras.sp.gov.br/im/images/2010/marco/ginastica_ritmica.jpg.JPG
ATIVIDADE 1
Professor, encaminhe-se para a quadra de esportes junto com seus alunos, peça que organizem-se em seus grupos (5 grupos) e, nesse primeiro momento os grupos serão divididos em cinco estações. A cada sinal do professor eles deverão trocar de estação no sentido horário:
Fonte: http://marcela.hdfree.com.br/bginrit.jpg
Fonte: http://marcela.hdfree.com.br/bginrit.jpg
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_JRRFy6DBLOA/SL8xnDXF7MI/AAAAAAAAAac/tqiVIODoVL4/s320/oo.jpg
Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_-AZoFyNURRw/S7yCPxCy3eI/AAAAAAAAACA/eY6ON3DOiIc/s1600/Fita.jpg
ATIVIDADE 2
No segundo momento, os alunos terão um tempo para separar o material que utilizarão e ensaiar as coreografias, sem colocar a música.
Em seguida, o professor fará um sorteio com os ritmos que deverão ser desenvolvidos: samba, funk, rock, música eletrônica e outros ritmos. Esse sorteio contribuirá para estipular a ordem de apresentação. Em seguida, o professor deverá distribuir cinco fichas de avaliação para o professor de música convidado e, quatro para cada grupo. Essas fichas conterão alguns critérios a serem observados e avaliados.
Para a execução da coreografia cada grupo terá um tempo de três a cinco minutos de apresentação.
ATIVIDADE 3
Para finalizar a aula, o professor reunirá a turma e comentará, junto com o professor de música convidado, as apresentações dos grupos. Em seguida o professor recolherá todas as fichas de avaliação e fará uma média com as notas de todos os grupos.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=9AOSe0g6Rqc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zT790waOHXc&feature=related
Leia ao artigo: Ginástica Rítmica: uma abordagem escolar: http://www.ginasticario.com.br/artigos/art001.pdf
Como forma de avaliação para essa aula, foi criado uma ficha de avaliação com alguns critérios a serem observados pelo professor e pelos alunos da turma. Antes de entregar essa ficha aos alunos o professor explicará a importância e a seriedade de fazer parte de uma avaliação. Todos os grupos avaliarão e serão avaliados nessa aula. Veja a seguir o modelo da ficha:
FICHA DE AVALIAÇÃO
Questões a avaliar |
Bom |
Muito Bom |
Regular |
Ruim |
Ritmo utilizado na coreografia |
|
|
|
|
Movimentos utilizados (manipulação, lançamento, recepção e deslocamento) |
|
|
|
|
Criatividade do Grupo |
|
|
|
|
Inclusão da Turma (sem discriminar habilidades ou sexo) |
|
|
|
|
Participação da turma na atividade |
|
|
|
|
Escala de valores:
Muito bom: 2,0 pontos
Bom: 1,5 pontos
Regular: 1,0 pontos
Ruim: 0,5 pontos
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!