Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Danças de salão para crianças (forró)

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula do conteúdo de danças elegemos como tema as danças de salão. Optamos por trabalhar o ritmo do forró. Com essa aula pretendemos: iniciar um trabalho com as danças de salão para as crianças; estudar parte da história das danças de salão no Brasil; conhecer os ritmos de danças a dois e sua importância na sociabilidade humana; aprender e vivenciar os movimentos mais elementares de dança a (dois pra lá, dois pra cá; passo básico); perceber o ritmo das músicas por meio da coordenação de ritmo e movimento; perceber e respeitar os limites do próprio corpo e do corpo do outro por meio das danças.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

Espaços.

Aberto ou sala com espaço suficiente para as crianças dançarem sem que se chocarem demais. Para espaços abertos, o professor deve ficar atento se o som utilizado é adequado para as crianças ouvirem as músicas.  

Materiais.

Som, CDs com músicas de forró. Sugestões: CD Forró para crianças (vários artistas/selo Biscoitinho, da Biscoito Fino); CD Forró para todos (vários artistas); CDs de Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Edgar Ferreira, Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldinho Lins, Falamansa, Rastapé, Trio Forrozão, Trio Virgulino, Morais Moreira, Jackson do Pandeiro, Zé Dantas, João do Vale, Gilberto Gil, Alcymar Monteiro, Aracílio Araújo, Geraldo Azevedo, Miltinho Edilberto, etc.             

 

Atividade 1. Conversa inicial (10’).

Reúna os alunos em roda e converse sobre a aula, explicitando como será a dinâmica da aula. É sempre importante trabalhar com um pequeno histórico do tema escolhido para a aula, nesse caso, o forró. Algumas questões que o professor pode trabalhar: De onde vêm esse ritmo, a música, a dança? Quando e onde apareceu pela primeira vez? Hoje em dia, onde é mais praticado? Quais são os grupos que gostam de praticar essa dança? Quais são os artistas desse gênero musical? Quais movimentos já conhecem dessa dança? Dançamos da mesma forma em qualquer lugar do Brasil? Entre outras questões que os professores julgarem pertinentes.

Uma ideia interessante é trazer para as crianças as ilustrações de artistas que retratam o forró e, por meio delas, identificar os traços característicos dessa festa.

forró colorido

Fig.1 - O encontro para dançar forró. (fonte:http://4.bp.blogspot.com/_NyvzmU57TkU/TBHBBaJjhfI/AAAAAAAADuE/tfNb9XK4nS0/s400/forro ) (acessado em 15/02/2011). 

instrumentos2

Fig. 2 - Trio de Forró (fonte: http://www.pauloafonsonoticias.com.br/media/upload/img_publicacoes/%7B2DBF6475-62D1-40C4-BD88-E612250A4FA3%7D_forr%C3%B3.jpg) (acessado em 15/02/2011).

forró

Fig.3 - Casal dançando forró com trio musical tocando. (fonte: http://www.pauloafonsonoticias.com.br/media/upload/img_publicacoes/%7B2DBF6475-62D1-40C4-BD88-E612250A4FA3%7D_forr%C3%B3.jpg) (acessado em 15/02/2011).

Sugestões de sites, textos, imagens, etc.:

http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/forro   (último acesso:18/06/2010)

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/12JAC.pdf  (último acesso:18/06/2010)

http://www.dev.tv/PMA-PresentationEN.pdf  (último acesso:18/06/2010)

http://lasa.international.pitt.edu/members/congress-papers/lasa2009/files/TrottaFelipe.pdf   (último acesso:18/06/2010)

http://homologa.ambiente.sp.gov.br/EA/adm/admarqs/Luis_Schmutzler.pdf (último acesso:18/06/2010)

 

Atividade 2. Esquentando juntos (15’)

Nesse momento escolha uma música com ritmo bem marcado e faça dinâmicas com os alunos de marcação do ritmo com palmas, com a batida dos pés no chão, fazendo batuque em algum local da sala (bancos, parede, etc.). O objetivo desse momento é fazer com que as crianças se soltem com o ritmo do forró. Em seguida, “dois pra lá, dois pra cá”, o grupo todo, variando com deslocamentos pelo espaço, com mudanças de direção, com giros (1/4, ½ ou giro completo).      

 Atividade 3. Em duplas. (30’)

Sugira o mesmo exercício anterior, porém, esse é o momento em que começaremos a aproximar os pares. Faça os “dois pra lá, dois pra cá”, dividindo a turma em duplas e pedindo para que as crianças façam, umas de frente para as outras, sem contato, coordenando os movimentos para o mesmo lado.  Posteriormente, peça que realizem mais vezes esse exercício, porém, com as mãos dadas e, finalmente, abraçadas.

Atividade 4. Passo básico (frente e trás). (40’)

Agora, o objetivo é dançar o passo básico do forró. Inicie o exercício individualmente. As ideias de deslocamento (passo) e transferência de peso devem ser trabalhadas com as crianças. Sequencia de movimentos:

Posição inicial: pés paralelos, pernas fechadas, prepara o peso em cima da perna direita.

1: transferência de peso para a perna esquerda, à frente

2: volta o peso para a perna direita

3: perna esquerda vai atrás com transferência de peso para ela. A mesma sequencia de movimentos deve ser realizada com o outro lado, invertendo as pernas indicadas acima. Cada passo básico do forró é composto de um ciclo de movimentos com cada perna, ou seja: 1,2,3 com a perna esquerda + 1,2,3 com a perna direita.     

Em seguida, faça o passo básico dividindo a turma em duplas e pedindo para que as crianças façam, umas de frente para as outras, sem contato, coordenando os movimentos de forma que as pernas de uma ocupem os espaços das pernas do outro, coordenando os movimentos da dupla.  Posteriormente, repitam o exercício com as mãos dadas e, finalmente, abraçadas.

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=p5A-zE09k0g (último acesso em 18/06/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=s9LkK03Yfs8  (último acesso em 18/06/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=_odq4ar4ARw   (último acesso em 18/06/2010)   

http://video.google.com/videoplay?docid=-2270059749880656872# (último acesso em 20/10/2010)

Atividade 5. Bailinho (5’)

Agora, deixe que as crianças dancem livremente pela sala e faça uma dinâmica de troca de pares de tempos em tempos. Ao final de uma aula de danças é importante que os alunos pratiquem de forma mais descontraída o que aprenderam em aula.

Crianças dançando forró:

http://www.youtube.com/watch?v=pKG6jW3mMZQ(último acesso em 20/10/2010)

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=dvUK2H0as9s&feature=related (último acesso em 18/06/2010)   

http://www.youtube.com/watch?v=5WIWaJSm5W0&feature=related (último acesso em 18/06/2010)   

Avaliação

Avalie as crianças quanto a participação, envolvimento, capacidade de entendimento e respeito às habilidades dos outros, etc. Ao longo da aula, observe aquelas que possuem maiores dificuldades, que são mais inibidas e dê incentivos individuais para que não sejam reforçadas essas dificuldades. Para aqueles que têm maior facilidade, o professor pode estabelecer parcerias pedindo-os que ajudem outros colegas. Avalie também a própria aula em relação às estratégias pedagógicas escolhidas. Os próprios alunos dão dicas sobre a adequação dessas ao grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cintia de Assis, CIEP Antonio Carlos Bernardes Mussum , Rio de Janeiro - disse:
    cincintia@ig.com.br

    12/08/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Aula muito criativa e, de certa forma, simples. Demonstra as infinitas possibilidades do trabalho de Educação Física na escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.