18/11/2010
Simone Alencastre , Glória Maria e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Não é necessário conhecimentos prévios.
Professor aproveitando o período de festas juninas que se aproxima, utilize-se das músicas típicas para ampliar o conhecimento de seus alunos sobre a leitura e a escrita.
1ª Atividade:
Apresente em forma de cartaz a música: " Cai, cai. Balão":
CAI, CAI BALÃO
CAI, CAI BALÃO,
CAI, CAI BALÃO,
AQUI NA MINHA MÃO.
NÃO CAI, NÃO,
NÃO CAI NÃO,
CAI NA RUA DO SABÃO.
Sugestão de Cartaz:
Provoque, a partir do texto exposto, vários questionamentos. Pergunte que tipo de texto eles acham que se trata: Seria um conto de fadas? Uma notícia? Uma poesia? Uma música? Quais são as pistas textuais que me indicam um determinado gênero e descartam outros? Alguém consegue ler alguma palavra? Tem palavras iguais ou parecidas? Registre a conclusão da turma.
2º Atividade:
Entregue uma folha para cada aluno com a música impressa e cante com eles. Em seguida, cante apontando com o dedo, no cartaz, a parte que está lendo, sendo um modelo do ajuste da fala à escrita e peça que eles façam o mesmo na folha que possuem.
Chame alguns alunos no quadro para a mesma atividade, quer dizer, cantar ajustando fala ao escrito. Ajude-os e oriente-os.
3º Atividade:
Leia novamente a música, buscando a identificação das rimas. Explique que a rima acontece quando as palavras possuem a mesma terminação, neste caso, BALÃO, MÃO, NÃO, SABÃO.
Peça que eles se lembrem de outras palavras que possuem a mesma terminação e organize uma lista dessas palavras. Uma boa estratégia é escrever a terminação destacada, ÃO, com giz colorido.
4ª Atividade:
Peça que os alunos localizem e marquem no texto as palavras que rimem : BALÃO, MÃO, NÃO, SABÃO. Circule entre as mesas, fazendo intervenções, auxiliando a execução da tarefa.
Em seguida, peça que marquem as palavras que você vai ditar, tais como: CAI, AQUI, NA, MINHA, RUA. Circule entre as mesas, orientando e fazendo as intervenções que possibilitem o desenvolvimento das estratégias de leitura.
5ª Atividade:
Organize a turma em duplas, produtivas, quer dizer com conhecimentos próximos e complementares sobre a leitura e a escrita.
Entregue a música, organizada em frases, porém fora de ordem: Exemplo:
NA RUA DO SABÃO. |
CAI, CAI BALÃO |
AQUI NA MINHA MÃO. |
CAI, CAI BALÃO, |
NÃO CAI NÃO, |
CAI, CAI BALÃO, |
NÃO CAI NÃO, |
Retire o cartaz exposto e peça que as duplas organizem corretamente a música. Circule entre as mesas, orientando e fazendo as intervenções que possibilitem o desenvolvimento das estratégias de leitura.
6ª Atividade:
Informe-os que terão um desafio ainda maior, organizar a música separada em palavras. Entregue a seguinte tabela:
CAI |
CAI |
CAI |
AQUI |
RUA |
SABÃO |
CAI |
CAI |
CAI |
CAI |
CAI |
NA |
NÃO |
NÃO |
NÃO |
NÃO |
MÃO |
BALÃO |
BALÃO |
BALÃO |
NÃO |
Peça que recortem e montem conforme é o texto original. Não exponha nenhum modelo. A estratégia é que eles cantem a música e de memória, fazendo a correspondência fonológica, organizem o material. Circule entre as mesas, orientando e fazendo as intervenções que possibilitem o desenvolvimento das estratégias de leitura.
7ª Atividade:
Entregue uma folha com o mesmo número de linhas que a música possui e peça que, em dupla, de memória, escrevam a música. Estimule o debate entre a dupla, mas não faça intervenções, porque a escrita espontânea servirá para sua avaliação sobre as hipóteses de escrita.
8º Atividade:
Observe todas as produções e escolha uma que possibilite, durante a revisão coletiva, avanços para um número significativo de alunos. Por exemplo, se a turma tem muitos alunos escrevendo na hipótese silábicas com valor sonoro , escolha uma dessas produções, peça a autorização para a dupla ,transcreva no quadro da forma como está no papel e solicite a turma a leitura do texto e em seguida as contribuições para ajustar o escrito as normas ortográficas. Problematize e analise cada sugestão apresentada. Ao final da correção do texto, solicite que copiem no caderno.
Repita as mesmas atividades com as seguintes músicas: " CAPELINHA DE MELÃO", " SONHO DE PAPEL", " PULA FOGUEIRA", "PEDRO, ANTONIO E JOÃO" E ETC.
Organize todo o material elaborado, encaderne e forme um bonito livro de cantigas juninas.
Para mais informações do professor:
A avaliação deverá feita na ocasião das atividades, observando os avanços das hipóteses de escrita e de leitura , o desenvolvimento das estratégias de leitura e principalmente, identificando o estágio que cada aluno se encontra para ser criar a intervenção mais apropriada para sua compreensão sobre a escrita alfabética.
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2015
Cinco estrelasAdorei as atividades era exatamente o que estava procurando, obrigada.
14/06/2015
Cinco estrelasGostei muito da aula, com certeza vou utilizar com meus alunos. Parabens
08/05/2015
Cinco estrelasadorei a aula é estimulante ver que pessoas estão preocupadas com as dificuldades de alguns professores em realizar aulas criativas e interessantes.
06/08/2013
Cinco estrelasÓtima aula! Utilizei o que li aqui e juntei algumas coisas que encontrei neste site <a href="http://www.atividadeeduca.com">Atividades de Alfabetização</a> para elaborar algumas atividades para os meus alunos. Está de parabéns!
16/06/2013
Quatro estrelasGOSTO MUITO DE TRABALHAR ASSIM COM UM TEXTO EXPLORANDO OS 4 EIXOS DA LINGUA PORTUGUESA.
22/10/2012
Cinco estrelasAmei era tudo que eu procurava.Parabéns pelo plano de aula, que Deus abençoe.
09/10/2012
Cinco estrelasGostei muito desse plano de aula, ele é flexível, podendo ser adaptado em qualquer situação.
10/06/2012
Cinco estrelasParabéns !A aula está perfeita para alfabetização. Na educação devemos renovar sempre a nossa metodologia.
14/05/2012
Quatro estrelasgostei desta aula,ma ajudará com meus alunos do 2º ano
31/05/2011
Cinco estrelasgostei muito da aula, ja trabalhei esse texto de uma outra maneira, fazendo a contagem das vogais, do numero de palavras, o glossario do texto,irei aproveitar essa sugestao.
12/04/2011
Quatro estrelasGostei muito da sugestão dessa aula e acredito que sera de grande utilidade para meu trabalho em sala de aula.
20/01/2011
Cinco estrelasParabéns, essa aula é fantástica e contribui muito com o nosso trabalho.
01/12/2010
Quatro estrelasEsta aula foi bem elaborada, utilizado recursos simples e que com certeza irá colaborar na alfabetização de nossa crianças. Parábens!!!!