19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Inicie a aula discutindo a reportagem abaixo, retirada do jornal Folha de São Paulo, seção folhinha, em 14 de março de 2009, disponível para assinantes no endereço: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di14030912.htm
A época das chuvas varia de um lugar para o outro. No Sudeste brasileiro, por exemplo, vai mais ou menos da primavera, que começa em setembro, até o final do verão que, por sinal, termina na semana que vem - dia 20 é o início do outono. As chuvas fortes se intensificam, e os períodos em que elas ocorrem ficaram meio bagunçados com as mudanças climáticas.
Veja como tudo se passa na figura acima.
Em "A", um trecho de estrada representa o solo impermeabilizado (evita infiltração) por asfalto ou concreto, responsável por grande parte do problema. A água da chuva não entra no solo e, em descida livre, ganha volume e velocidade, o que a torna mais destrutiva.
Em "B", há plantas com raízes que ajudam a fixar o solo, deixam a água infiltrar e ainda ajudam a melhorar o clima.
Em "C", o lixo jogado nos morros (ou nas encostas) pode ser arrastado pelas chuvas junto com muita terra. Ocorrem, assim, erosões e deslizamentos. Os detritos vão parar em córregos, riachos e reservatórios, que ficam assoreados e pioram a cada chuva. Há ainda o lixo jogado nas ruas, que entope bueiros e provoca alagamentos.
Diminuir os estragos causados pelas enchentes também depende da gente. O Zé quer uma cidade menos impermeável, mais arborizada. Já a Zá quer menos lixo na cidade. Quem acertou? Os dois, ora, pois suas ideias se completam. Também acertou você, que apostou neles!"
Havendo tempo e interesse do professor, poderá passar para os alunos lerem a reportagem do Estadão entitulada” Chuvas deixam mais de 342 mil vítimas no país” disponível em: http://www.estadao.com.br/geral/not_ger372069,0.htm
Chuvas são processos naturais e necessários para o equilíbrio do meio ambiente. Pergunte aos alunos porque então ocorrem as enchentes em pontos diversos do país. Quais os perigos e danos que as enchentes podem trazer? Há disseminação de doenças? Discuta com eles o que pode ser feito para evitar estes desastres.
Para entender mais sobre como as chuvas ocorrem, leve os alunos para o laboratório de informática e acesse o objeto de aprendizagem Chuvas.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/3731/1/chuvas.swf
Como será que as enchentes ocorrem? Será que tem a ver com o tipo de solo? Com as modificações que o ser humano fez nos solos? Os dois experimentos sugeridos mostram como vários tipos de solo se comportam com a absorção da água. Leia os protocolos dos experimentos e previamente peça que os alunos tragam para a aula o material necessário.
Permeabilidade do Solo
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/6318/1/A%20Permeabilidade%20do%20Solo.pdf
Este experimento mostra como o solo absorve a água. Discuta com os alunos os diferentes tipos de solos que ocorrem nas cidades, em especial nas que sofreram ou sofrem com o problema das enchentes.
Erosão eólica e hídrica dos solos
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/3598/3/erosao%20solo.pdf
Neste experimento há a demonstração da erosão, que pode ser contextualizado para os desmoronamentos de morros no Rio de Janeiro e também em Santa Catarina em 2008. Debata com os alunos o porque desmatar áreas de risco mesmo sabendo que esta ação poderá levar a erosão e desmoronamentos.
Cada aluno deverá fazer um relatório dos experimentos e também das impressões obtidas após o debate em sala de aula.
Discuta com os alunos que classe social é normalmente afetada pelas enchentes. Porque outras classes sociais não são afetadas? Que motivos levam as pessoas a residirem em áreas de risco?
Que atitudes da população provocam as enchentes e desmoronamentos? O que é necessário fazer para modificar este panorama?
Estas são questões para serem discutidas na aula de Ciências, mas podem ser enriquecidas com as opiniões dos professores de Geografia, História e Sociologia.
A prefeitura de São Paulo fez um sítio com informação e layout interessante sobre o problema das enchentes. Vale a pena acessá-lo para fundamentar a atividade sugerida posteriormente. http://www9.prefeitura.sp.gov.br/enchente/index.html
Entre as ações da prefeitura, a campanha impressa com esse cartaz:
Discuta com os alunos, quanto do problema enchentes é causado por nós mesmos. Quem tem o hábito de comer uma bala e jogar o papel na rua? Esse ato pode contribuir para uma futura enchente?
Peça aos alunos para construírem uma maquete (de preferência com materiais reutilizados e recicláveis, como caixas de papelão, caixas de remédios, etc...). Esta maquete deverá apontar as principais causas das enchentes nas grandes cidades. Use para embasar o conteúdo a ser mostrado nas maquetes os sítios já recomendados da prefeitura de São Paulo http://www9.prefeitura.sp.gov.br/enchente/index.html.
Outras aulas que trabalham o tema das chuvas estão disponíveis nos seguintes endereços:
Para onde vai a água da chuva? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1291
Medindo a quantidade de chuva. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1481
Nome | Tipo |
---|---|
A permeabilidade do solo | Experimento prático |
Chuvas | Animação/simulação |
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