Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Enchentes de norte a sul! Desastres ecológicos motivados pela natureza ou pelo homem?

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as causas dos desastres ecológicos ocorridos em Santa Catarina em 2008 e no Norte/Nordeste do Brasil em 2009. Refletir sobre atitudes que podem evitar estes desastres futuramente.
Duração das atividades
1 a 2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Formação das chuvas.
Estratégias e recursos da aula


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2074/imagens/labinformatica.png
 

Inicie a aula discutindo a reportagem abaixo, retirada do jornal Folha de São Paulo, seção folhinha, em 14 de março de 2009, disponível para assinantes no endereço: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di14030912.htm   
 

" Enchente enche a gente 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2074/imagens/enchente.jpg
 

A época das chuvas varia de um lugar para o outro. No Sudeste brasileiro, por exemplo, vai mais ou menos da primavera, que começa em setembro, até o final do verão que, por sinal, termina na semana que vem - dia 20 é o início do outono. As chuvas fortes se intensificam, e os períodos em que elas ocorrem ficaram meio bagunçados com as mudanças climáticas.
Veja como tudo se passa na figura acima.
Em "A", um trecho de estrada representa o solo impermeabilizado (evita infiltração) por asfalto ou concreto, responsável por grande parte do problema. A água da chuva não entra no solo e, em descida livre, ganha volume e velocidade, o que a torna mais destrutiva.
Em "B", há plantas com raízes que ajudam a fixar o solo, deixam a água infiltrar e ainda ajudam a melhorar o clima.
Em "C", o lixo jogado nos morros (ou nas encostas) pode ser arrastado pelas chuvas junto com muita terra. Ocorrem, assim, erosões e deslizamentos. Os detritos vão parar em córregos, riachos e reservatórios, que ficam assoreados e pioram a cada chuva. Há ainda o lixo jogado nas ruas, que entope bueiros e provoca alagamentos.
Diminuir os estragos causados pelas enchentes também depende da gente. O Zé quer uma cidade menos impermeável, mais arborizada. Já a Zá quer menos lixo na cidade. Quem acertou? Os dois, ora, pois suas ideias se completam. Também acertou você, que apostou neles!"

Havendo tempo e interesse do professor, poderá passar para os alunos lerem a reportagem do Estadão entitulada” Chuvas deixam mais de 342 mil vítimas no país” disponível em: http://www.estadao.com.br/geral/not_ger372069,0.htm  
Chuvas são processos naturais e necessários para o equilíbrio do meio ambiente. Pergunte aos alunos porque então ocorrem as enchentes em pontos diversos do país. Quais os perigos e danos que as enchentes podem trazer? Há disseminação de doenças? Discuta com eles o que pode ser feito para evitar estes desastres.
Para entender mais sobre como as chuvas ocorrem, leve os alunos para o laboratório de informática e acesse o objeto de aprendizagem Chuvas.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/3731/1/chuvas.swf  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2074/imagens/labquimica.png

Como será que as enchentes ocorrem? Será que tem a ver com o tipo de solo? Com as modificações que o ser humano fez nos solos? Os dois experimentos sugeridos mostram como vários tipos de solo se comportam com a absorção da água. Leia os protocolos dos experimentos e previamente peça que os alunos tragam para a aula o material necessário.
Permeabilidade do Solo

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/6318/1/A%20Permeabilidade%20do%20Solo.pdf  
Este experimento mostra como o solo absorve a água. Discuta com os alunos os diferentes tipos de solos que ocorrem nas cidades, em especial nas que sofreram ou sofrem com o problema das enchentes.
Erosão eólica e hídrica dos solos

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/3598/3/erosao%20solo.pdf  
Neste experimento há a demonstração da erosão, que pode ser contextualizado para os desmoronamentos de morros no Rio de Janeiro e também em Santa Catarina em 2008. Debata com os alunos o porque desmatar áreas de risco mesmo sabendo que esta ação poderá levar a erosão e desmoronamentos.

Cada aluno deverá fazer um relatório dos experimentos e também das impressões obtidas após o debate em sala de aula.

INTERDISCIPLINARIDADE


Discuta com os alunos que classe social é normalmente afetada pelas enchentes. Porque outras classes sociais não são afetadas? Que motivos levam as pessoas a residirem em áreas de risco?
Que atitudes da população provocam as enchentes e desmoronamentos? O que é necessário fazer para modificar este panorama?
Estas são questões para serem discutidas na aula de Ciências, mas podem ser enriquecidas com as opiniões dos professores de Geografia, História e Sociologia.

A prefeitura de São Paulo fez um sítio com informação e layout interessante sobre o problema das enchentes. Vale a pena acessá-lo para fundamentar a atividade sugerida posteriormente. http://www9.prefeitura.sp.gov.br/enchente/index.html  
Entre as ações da prefeitura, a campanha impressa com esse cartaz:

Discuta com os alunos, quanto do problema enchentes é causado por nós mesmos. Quem tem o hábito de comer uma bala e jogar o papel na rua? Esse ato pode contribuir para uma futura enchente?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2074/imagens/atividadecomplementar.gif
Peça aos alunos para construírem uma maquete (de preferência com materiais reutilizados e recicláveis, como caixas de papelão, caixas de remédios, etc...). Esta maquete deverá apontar as principais causas das enchentes nas grandes cidades. Use para embasar o conteúdo a ser mostrado nas maquetes os sítios já recomendados da prefeitura de São Paulo http://www9.prefeitura.sp.gov.br/enchente/index.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2074/imagens/prefeitura-de-sao-paulo-enchentes.jpg

 

Mais aulas...

Outras aulas que trabalham o tema das chuvas estão disponíveis nos seguintes endereços:
Para onde vai a água da chuva? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1291
Medindo a quantidade de chuva. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1481

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A permeabilidade do solo Experimento prático
Chuvas Animação/simulação
Recursos Complementares
Sítios com notícias que podem ser utilizadas com os alunos: http://www.estadao.com.br/geral/not_ger372069,0.htm http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di14030912.htm http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di14030912.htm http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13163.shtml http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1128852-5598,00-CHUVAS+DEIXAM+MUNICIPIOS+DO+AMAZONAS+EM+SITUACAO+DE+EMERGENCIA.html
Avaliação
A avaliação pode ser feita a partir da confecção de relatórios dos experimentos e da produção da maquete.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.