Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Laços entre áreas e perímetros: um pastor de ovelhas muito esperto

 

25/06/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Possibitar a compreensão mais apurada dos conceitos de área e perímetro de quadrados e retângulos.
Duração das atividades
2
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Nocões de área e perímetro.
Estratégias e recursos da aula
Momento 01: Laboratório de Informática

Inicie a aula, no laboratório de informática. propondo que os alunos realizem as atividades das aulas, Perímetro, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=133 e Figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área? Figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro?, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=139. Nestas atividades os alunos poderão retomar a construção do conceito de perímetro e área a patir de atividades realizadas utilizando um geoplano virtual.

 

Momento 02: Sala de Aula

Solicite aos alunos que, em duplas, realizem em sala de aula as atividades propostas no seguinte recurso:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2098/imagens/pastor.jpg

Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action?resourceId=9392

As atividades propostas neste recurso, possibilitam o desenvolvimento da a compreensão mais apurada dos conceitos de área e perímetro de quadrados e retângulos.

O uso de palitos de fósforo poderá auxiliar na resolução das seguintes situações problemas apresentadas:

  • a construção, utilizando os palitos, de dois retângulos com 8 unidades de perímetro;
  • a construção de dois polígonos diferentes com 10 unidades de perímetro cada um;
  • a construção de dois polígonos com 6 unidades quadradas de área, determinando o perímetro de cada um?
  • a construção de duas figuras com perímetros diferentes e mesma área;
  • a construção de duas figuras com áreas diferentes e mesmo perímetro e a
  • construção de uma figura com perímetro maior e área menor em relação à outra.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Um Pastor Esperto - Aluno Experimento prático
Recursos Complementares

Aula: Perímetro - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=133


Aula: Figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área? Figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro? - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=139

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Minéia da Silva Leal, ESC.EST.PROF.MILETO BATISTA , Amazonas - disse:
    mlealsales@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Acredito que aplicação dessa aula é muito sgnificativa para o alcance da aprendizagem pois ela desperta no aluno a atenção, a percepção e a concentração, desenvolvendo assim a capacidade de raciocinar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.