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Textos de jornal: aprender a relacionar título, texto e imagem.

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a observação das relações existentes entre título, texto e imagem de textos jornalísticos.  

Duração das atividades
aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças já possuam desenvoltura de leitura e produção escrita. Devem ainda ter conhecimentos básicos sobre o suporte jornal e sobre a diversidade de textos que veiculam.  

Estratégias e recursos da aula

O desenvolvimento desta aula se organiza em três etapas, que, a partir de práticas de leitura, visam conduzir os alunos a perceber a relação que se estabelece entre título, “corpo” do texto e imagem. O desenvolvimento desta experiência deve ocorrer a partir de textos jornalísticos voltados para o público infantil. Portanto, é preciso selecionar quatro ou cinco textos desde suporte, geralmente disponíveis como suplementos de grandes jornais.  

Dica: Consta na SUGESTÃO COMPLEMENTAR a indicação de alguns jornais próprios para crianças.    

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_aDYE6E3sRv4/S6pxF6ikWnI/AAAAAAAAA-A/z0Ma7swCJKA/s1600/6FF01NFA1212.jpg (Acesso em: 15 de novembro de 2010). 

 1 – Título

Objetivo: perceber a relação de sentido entre o  título da matéria jornalística com o “corpo” do texto, bem como a importância deste para atrair a atenção do leitor.   

1A - Selecione uma matéria/uma reportagem. A princípio leia apenas o título e pergunte ao grupo:   

  • Sobre o que deve tratar este texto?
  • Qual a importância do título para a compreensão do texto?
  •  A “estrutura” do título de uma reportagem é similar ou diferente do título de um livro? Porque há esta diferença?
  • Porque em um título de reportagem é importante que o leitor encontre mais informações sobre o texto?  

Espera-se que percebam que, normalmente, o título jornalístico apresenta elementos sobre texto a ser lido. Além disso, esta primeira reflexão deve reforçar que o título “sempre” será primeira comunicação com leitor.

Em seguida, termine a leitura da reportagem e então reflitam sobre as relações  que podem ser realizadas entre o título e o texto lido.   

1B – Selecione título de vários materiais como livro, peça de teatro, gibi etc. Entre estes deve constar, no mínimo, dois títulos de matéria de jornal. Solicite que entre os títulos apresentados que a criança colora de azul apenas os que indicam ser jornalísticos.   

2 Relação texto e título

Objetivo – aguçar o entendimento de que o título é uma espécie de síntese do texto, ou que destaca o aspecto de maior relevância do mesmo.   

2 A - Selecione um texto e apresente uma cópia a cada criança, sem o título. Leia para turma e em seguida, solicite que façam uma nova leitura. Desta vez sublinhando o que consideram ser as principais informações do texto.

2 B –Distribua outra folha na qual devem constar vários títulos de reportagem. A criança deverá ler todos os título e identificar aquele que melhor  expresse o conteúdo do texto. Deve então recortar e colar no local reservado a este item.  

 Como conclusão, deve registrar no caderno que critérios orientaram a escolha daquele título.

Dica_ Professor, se desejar, desafie o grupo para que “brinquem” de jornalista.  Assim, deverão reescrever a matéria, conforme a compreensão que tiveram. Deverão ainda criar um novo título para matéria trabalhada.    

A criação de um novo título para o texto trabalhado contribui para o desenvolvimento da capacidade de realização de síntese.

3 – Imagem e sua relação com texto   

Objetivo – promover o entendimento de que  a imagem é essencial para o leitor de um texto jornalístico.  

As crianças devem perceber que, em sua grande maioria, o texto jornalístico vem acompanhando de uma fotografia. A presença desta, de algum modo, ocupa o papel de “tradução” do texto. Isto é, em muitas ocasiões podemos ser atraídos a ler determinada matéria a partir do “impacto” causado pela presença de uma imagem.  

3 A – Organize duplas e ofereça dois ou três cadernos infantis para observarem.   

As crianças deverão identificar elementos que consideram ser comuns/presentes nos material observado.  

Devem perceber como a imagem é presente e importante neste suporte. Logo que chegarem a esta conclusão oriente um reflexão sobre esta importância, bem como a necessidade de saber escolher para cada texto uma imagem se adéqüe perfeitamente a abordagem dada ao texto.

3 B – Neste item vamos reunir os elementos trabalhados na aula. Assim, ofereça à dupla copias de duas reportagens (sem o título e fotografia da respectiva). Separadamente ofereça fotografias, de modo que uma delas seja a “original” do texto e por fim dois ou três títulos com o original entre eles.

Nesta atividade, a criança deverá ler e compreender todo material:  reunir e organizar o título, o texto e  a imagem,  “reconstituindo” assim a matéria.   Após o desenvolvimento desta atividade é importante verificar quais foram as dificuldades e os critérios utilizados pelos aprendizes para reunir com sucesso todas as partes do texto.  

Dica: Organize todas as matérias trabalhadas no item 3B em um mural, para apreciação da turma.

Recursos Complementares

Selecione os textos de trabalho em jornais voltados para o público infantil. Consulte exemplares como: Folhinha (Jornal Folha de São Paulo), Gurilândia (Jornal Estado de Minas), Tempinho (Jornal O Tempo).  

Conheça outras aulas aqui no portal:

Explorando a primeira página de um jornal - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21139 (Acesso em: 15 de novembro de 2010). 

Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual. - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20093 (Acesso em: 15 de novembro de 2010). 

Avaliação

O aluno deve ter desenvolvido a capacidade de relacionar as partes componentes de um texto de jornal.

Para avaliar tal autonomia, repita a atividade 3B, a ser realizada individualmente.  

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