Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Avaliando a competição esportiva na escola

 

20/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Avaliar a competição esportiva realizada na escola, onde aluno participa ativamente da sua construção, numa perspectiva progressista, bem como o impacto da vivencia deste processo, junto aos/às alunos/as de cada ano de ensino;

Divulgar o resultado da avaliação, bem como as sugestões para a realização de uma nova competição de cada série.

Duração das atividades
Duas aulas de 50h / Total 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2 

Apresentar aos alunos o instrumento de avaliação para avaliar a competição Esportiva realizada na escola  e solicitar que respondam individualmente o questionário.

Explicar que o instrumento elaborado é constituído de questões fechadas e de três campos de registro aberto para que o aluno possa justificar as respostas e/ou sugerir modificações para as próximas Competições Esportivas.

Explicar também que este procedimento tem como finalidade:

  1. Detectar a presença de categorias pedagógicas subjacentes ao processo desenvolvido;
  2. Identificar o impacto de momentos significativos do processo vivenciado pelos os/as alunos/as durante diversos momentos da competição, tais como: a) Na escolha dos representantes; b) Nos Fóruns de Discussão (reunião de discussão) e sua repercussão; c) Durante a competição; d) Na participação dos/as professores/as de Educação Física e; e) Na avaliação geral do evento na perspectiva do aluno.       

Sugestão de questionário a ser utilizado na avaliação, instrumento de avaliação que pode ser alterado para atender a realidade de cada escola.

Responda as questões abaixo marcando apenas uma alternativa:  

RUIM

BOM

ÓTIMO

A Competição foi

Os trabalhos dos representantes para você foi  

A discussão em sala para planejar e organizar a Competição

A minha participação nessas discussões    

O funcionamento do Fórum de Representantes

Os critérios de escolha dos grupos para jogar

A forma de substituir os colegas que faltaram ou que estavam esperando   

O sistema de jogo utilizado Pontualidade no início dos jogos

O tempo de duração de cada partida foi  

A arbitragem

A premiação

A participação de minha equipe na Competição

A participação da minha turma/ano de ensino na Competição

Minha participação e colaboração na equipe em que joguei  

As regras da Competição foram

O respeito às regras da Competição

O que eu aprendi durante os Jogos foi 

  1. Na competição fiquei triste quando...  
  2. Na competição fiquei alegre quando...
  3. Uma boa ideia para a próxima competição:

Solicitar a Avaliação da Competição Esportiva, por escrito, de cada área de trabalho docente e administrativo da Escola para que possa ser diagnosticado as críticas e sugestões. Sugestão de questionário:

ÁREA DE TRABALHO: _________________________________       DATA: ____ / ____/ ____   

  1. Avalie a organização e estrutura da Competição Esportiva na Escola, principalmente quanto à obrigatoriedade de participação do aluno, quanto ao período de realização, quanto a dispensa de aula e outros assuntos que julgar necessário:
  2. Sugestões:

Socializar o resultado dessa avaliação, bem como as sugestões para a realização da competição no ano seguinte, em cada ano de ensino, através do seu representante.

Pedir que os/as alunos/as façam um texto com o tema: O que aprendi participando do planejamento da Competição Esportiva na Escola? 

Divulgar os textos produzidos durante a organização e realização da atividade competitiva. Para isso, criar blog, links na página eletrônica da escola, jornal, painel etc.

Sugestão de provedores gratuitos para criação de blog:

http://www.blogger.com 

http://www.criarumblog.com 

http://www.uniblog.com.br 

Recursos Complementares

ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.

Avaliação

Verificar em conjunto com alunos e professores se o resultado da avaliação realizada se aproxima ou distancia dos princípios pedagógicos estabelecidos para  a Competição Esportiva realizada na escola.   

Avaliar se as regras e normas definidas nos Fórum de Deliberações (reuniões de discussão) foram respeitadas durante a realização do planejamento, organização e realização da Competição Esportiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.