20/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Avaliar a competição esportiva realizada na escola, onde aluno participa ativamente da sua construção, numa perspectiva progressista, bem como o impacto da vivencia deste processo, junto aos/às alunos/as de cada ano de ensino;
Divulgar o resultado da avaliação, bem como as sugestões para a realização de uma nova competição de cada série.
Sobre competição, visitar os links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21379
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21399
Aula 1 e 2
Apresentar aos alunos o instrumento de avaliação para avaliar a competição Esportiva realizada na escola e solicitar que respondam individualmente o questionário.
Explicar que o instrumento elaborado é constituído de questões fechadas e de três campos de registro aberto para que o aluno possa justificar as respostas e/ou sugerir modificações para as próximas Competições Esportivas.
Explicar também que este procedimento tem como finalidade:
Sugestão de questionário a ser utilizado na avaliação, instrumento de avaliação que pode ser alterado para atender a realidade de cada escola.
Responda as questões abaixo marcando apenas uma alternativa:
|
RUIM |
BOM |
ÓTIMO |
A Competição foi |
|
|
|
Os trabalhos dos representantes para você foi |
|
|
|
A discussão em sala para planejar e organizar a Competição |
|
|
|
A minha participação nessas discussões |
|
|
|
O funcionamento do Fórum de Representantes |
|
|
|
Os critérios de escolha dos grupos para jogar |
|
|
|
A forma de substituir os colegas que faltaram ou que estavam esperando |
|
|
|
O sistema de jogo utilizado Pontualidade no início dos jogos |
|
|
|
O tempo de duração de cada partida foi |
|
|
|
A arbitragem |
|
|
|
A premiação |
|
|
|
A participação de minha equipe na Competição |
|
|
|
A participação da minha turma/ano de ensino na Competição |
|
|
|
Minha participação e colaboração na equipe em que joguei |
|
|
|
As regras da Competição foram |
|
|
|
O respeito às regras da Competição |
|
|
|
O que eu aprendi durante os Jogos foi |
|
|
|
Solicitar a Avaliação da Competição Esportiva, por escrito, de cada área de trabalho docente e administrativo da Escola para que possa ser diagnosticado as críticas e sugestões. Sugestão de questionário:
ÁREA DE TRABALHO: _________________________________ DATA: ____ / ____/ ____
Socializar o resultado dessa avaliação, bem como as sugestões para a realização da competição no ano seguinte, em cada ano de ensino, através do seu representante.
Pedir que os/as alunos/as façam um texto com o tema: O que aprendi participando do planejamento da Competição Esportiva na Escola?
Divulgar os textos produzidos durante a organização e realização da atividade competitiva. Para isso, criar blog, links na página eletrônica da escola, jornal, painel etc.
Sugestão de provedores gratuitos para criação de blog:
ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.
Verificar em conjunto com alunos e professores se o resultado da avaliação realizada se aproxima ou distancia dos princípios pedagógicos estabelecidos para a Competição Esportiva realizada na escola.
Avaliar se as regras e normas definidas nos Fórum de Deliberações (reuniões de discussão) foram respeitadas durante a realização do planejamento, organização e realização da Competição Esportiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!