Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos de Mãos: resgate, adaptação e composição - aula 21

 

08/07/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Compor coletivamente dois jogos de mãos para a canção "Pombinha Branca".

Realizar os jogos propostos em aula. 

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Gestual pertencente a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/  

Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentem qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

Atividade 1   

Proponha aos alunos que façam um levantamento do maior número possível de gestos de mãos presentes nos jogos de mãos que eles conhecem (palmas, mãos paralelas que batem de frente nas mãos do colega, mãos na coxa etc.). À medida em que você colocar a lista no quadro-negro (lousa), estimule-os a pensar em possíveis símbolos para representar esses gestos (veja os símbolos utilizados pela legenda de Violeta Gainza na aula 5 desta coleção em Recursos Complementares), pois, futuramente, serão feitos registros do jogo composto.     

Observação:

As atividades 2 e 3 desta aula serão voltadas para a composição coletiva de dois jogos de mãos para a canção “Pombinha Branca”. Sempre que possível, faça menção aos jogos de mãos já existentes, e discuta questões relativas à forma (jogos com parte A e B, por exemplo), à regularidade de gestos, à presença de elementos coreográficos, ao propósito de eliminação, à arrumação dos jogadores. Assim, poderão escolher, em conjunto, qual o perfil desejado para o jogo de mãos a ser criado.   

Abaixo, colocamos duas sugestões de jogos de mãos, compostos especialmente para a canção “Pombinha Branca”, que diferem quanto à formação espacial e à presença de elementos coreográficos.

Atividade 2   

Organize os alunos em roda e determine as duplas que iniciarão o movimento do jogo. Assim que a música se inicia, cada aluno deverá iniciar o movimento e o gestual de mãos, que consiste em: 1) mãos na coxa; 2) palma e 3) mãos paralelas que batem de frente com as mãos do colega da dupla. Os gestos são realizados em cada tempo do compasso ternário. O movimento se inicia na cabeça do primeiro tempo. Cada criança realiza um movimento giratório de meia-lua, ou seja, ora estará virada para seu colega da direita, ora da esquerda.   

O movimento inicial prossegue até a sílaba “var”, de “vou me lavar”, que coincide com o gesto de mãos na coxa. É neste momento que os gestos são realizados na cabeça de cada compasso, sem o movimento giratório, com uma pequena modificação no final do trecho, desta forma:

- “Vou me lavar” – mãos na coxa;

- “Vou me secar” – palma;

- “Vou na janela pra namorar” – neste trecho, cada aluno baterá cada uma de suas mãos nas mãos do colega da esquerda e da direita, ao mesmo tempo, fazendo um movimento “aberto para os lados”. As mãos são batidas nos tempos 1, 2 e 3 do compasso. Na sílaba “rar”, de “namorar”, cada aluno baterá palma.

Observação: 

As sílabas que estão sublinhadas coincidem com os gestos mencionados.

A partir do trecho “Passou um homem...”, o movimento inicial do jogo retorna, até o fim da canção. Na palavra “chão”, da frase “Cuspiu no chão”, o movimento cessa (coincidindo com o gesto de mãos na coxa), e cada aluno deverá virar para o colega do lado, de acordo com as duplas previamente estabelecidas, fazendo um sinal de advertência, desta forma:   

- “Limpa aí seu porcalhão” – o aluno vira para a sua dupla, fazendo sinal de advertência;

- “Tenha mais educação” – o aluno vira para quem está do seu outro lado, realizando o mesmo gesto.     

Dica

Você pode estabelecer novas regras para o jogo, criando, portanto, variações. Como exemplo, pode determinar mudança de andamento para determinados trechos. Pode também criar mudanças do gestual de mãos para trechos menores (de 4 em 4 compassos, por exemplo).

Atividade 3   

Organize a turma em duplas. O gestual de mãos inicia-se no primeiro tempo do primeiro compasso, coincidindo com a sílaba “bran” de “branca”, e é realizado nos tempos 1, 2 e 3: 1) palma; 2) mão direita de um aluno bate na mão direita de sua dupla, realizando um movimento cruzado; 3) mesmo gesto anterior. No compasso seguinte, o movimento é o mesmo, havendo troca de mãos (desta vez, é a mão esquerda que será batida duas vezes). O movimento cruzado é mantido durante toda a música, com alternância entre as mãos.

No entanto, alguns elementos coreográficos serão inseridos ao longo da música, caracterizando uma forma regular de realização do jogo (de 2 em 2 compassos há alternância entre gestual de mãos e coreografia):  

“Pombinha branca, que está fazendo?” – gestual de mãos citado acima;

“Lavando roupa pro casamento” – coreografia: gestos que indiquem a ação de lavar roupa e de casar;

“Vou me lavar, vou me secar” - gestual de mãos citado acima;

“Vou na janela pra namorar” – coreografia: os alunos “desenham no ar” uma janela e jogam beijo para indicar a ação de namorar;

“Passou um homem de terno branco” – gestual de mãos citado acima;

“Chapéu de lado, meu namorado” – coreografia: mãos que puxam um chapéu de lado na cabeça e que depois repousam sobre o coração, fazendo menção ao namorado;

“Mandei entrar, mandei sentar” - gestual de mãos citado acima;

“Cuspiu no chão” – coreografia: cada aluno da dupla bate um dos pés no chão;

“Limpa aí seu porcalhão, tenha mais educação” – coreografia: mesmo sinal de advertência realizado no jogo de mãos da Atividade 1.     

Observação:

Da mesma forma que no jogo anterior, todo o processo de composição do jogo é coletivo. Portanto, tanto o gestual de mãos quanto os elementos coreográficos são sugestões, que podem servir como material inicial para a composição de um novo jogo.

Recursos da Aula

Sugerimos o uso de instrumentos harmônicos para o acompanhamento, como: piano, teclado, acordeon, violão, cavaquinho.

Recursos Complementares

Música - Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 5

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9818

Links para a canção "Pombinha Branca" (letra e áudio): 

http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/1357704/   

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=388126&sid=18960175312520850551498881     

http://musicanasaladeaula2008.blogspot.com/2008/11/pombinha-branca.html      

http://www.youtube.com/watch?v=7qEvG64v8Aw      

http://www.youtube.com/watch?v=gl5TnBdmJGE    

Textos acadêmicos:   

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf   

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf

SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:

http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf 

Texto sobre Brincadeira de Roda:  

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate   

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos: 

http://www.lengalalenga.com.br/ 

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se a partipação do alunos foi ativa, tanto no levantamento de gestuais de mãos existentes nos jogos quanto no processo de composição. Após essas duas etapas, deverá observar se os alunos realizaram os dois jogos de mãos compostos em aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.