Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos de Mãos: resgate, adaptação e composição - aula 22

 

12/07/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Compor coletivamente três jogos de mãos para a parlenda “Hoje é Domingo”.

Realizar os jogos propostos em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Gestual pertencente a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/    

Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentem qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

As atividades 1, 2 e 3 desta aula estão voltadas para a composição coletiva de três jogos de mãos para a parlenda “Hoje é Domingo”. Consulte a lista de gestos de jogos de mãos preexistentes, elaborada na aula 21 desta coleção. Da mesma forma que na aula anterior, você deverá, junto com os alunos, estabelecer o perfil de cada jogo criado, e suas principais características quanto à forma (no sentido de divisão do jogo em partes, por exemplo), à disposição espacial dos alunos, ao propósito do jogo, à presença de coreografia, entre outras características.     

Colocamos abaixo três exemplos de jogos de mãos que podem servir como ponto de partida para a composição de novos jogos.

Atividade 1   

Organize a turma em duplas. O gestual de mãos inicia-se na cabeça do primeiro tempo, sendo realizado nos quatro tempos do compasso, ininterruptamente, até o final da parlenda.   

Para exemplificar os gestos utilizados, utilizamos a legenda, a partir da notação desenvolvida por Violeta Hemsy de Gainza para os gestos dos jogos de mãos (Ver: GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996):

: mão esquerda de um aluno, virada para baixo, desce e bate na palma da mão direita do outro da dupla, que está virada para cima. Ao mesmo tempo, a mão direita, virada para cima, sobe e bate na palma da mão esquerda do colega da dupla, que está virada para baixo. Este gesto é realizado no tempo 1 do compasso quaternário.   

 : os dois alunos da dupla batem as palmas de suas mãos, paralelas e verticais, umas contra as outras, simultaneamente. Os dedos estão apontados para cima. Este gesto é realizado no tempo 2 do compasso quaternário.

: bater palma. Este gesto é realizado nos tempos 3 e 4 do compasso quaternário.

Atividade 2   

Essa nova versão para a parlenda mescla o jogo de mãos apresentado na Atividade 1 com elementos coreográficos que se relacionam com as frases enunciadas. Nos tempos 1 e 2 de cada compasso, o gestual é realizado parcialmente – excluem-se as palmas. Nos tempos 3 e 4, é realizada a coreografia:

“Hoje é domingo” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Pede cachimbo” – coreografia: mão na sola do pé (aqui foi feito um trocadilho)

“O cachimbo é de barro” - gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Bate no jarro” – coreografia: mão direita que bate na esquerda, nos tempos 3 e 4.

“O jarro é de ouro” - gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Bate no touro” – coreografia: mão direita que bate na esquerda (tempo 3) e dedos indicadores que vão à testa, como se fossem chifres do touro (tempo 4).

“O touro é valente” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Bate na gente” – coreografia: mão direita que bate na esquerda (tempo 3) e braços que se cruzam com as mãos apoiadas nos ombros (tempo 4).

“A gente é fraco” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Cai no buraco” – coreografia: mão direita fechada, dando dois socos na palma da mão esquerda (tempos 3 e 4).

“O buraco é fundo” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Acabou-se o mundo” - coreografia: braços que se abrem em frente ao rosto, em movimento circular.

Atividade 3   

Este novo jogo de mãos mescla o gestual apresentado nas Atividades 1 e 2 - com exceção das palmas – com gestos de mãos aleatórios, que não necessariamente estão relacionados com as frases enunciadas. Assim, nos tempos 1 e 2, realiza-se o gestual de mãos citado nas Atividades 1 e 2, e nos tempos 3 e 4, gestos escolhidos – ver abaixo:   

“Hoje é domingo” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Pede cachimbo” – palmas nos tempos 3 e 4.

“O cachimbo é de barro” - gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Bate no jarro” – palmas nas coxas, batidas simultaneamente, nos tempos 3 e 4.

“O jarro é de ouro” - gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Bate no touro” – um dos pés bate no chão, nos tempos 3 e 4.

“O touro é valente” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Bate na gente” – mãos que batem cruzadas nos ombros, nos tempos 3 e 4.

“A gente é fraco” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Cai no buraco” – mãos fechadas em forma de soco, que batem uma por cima da outra, nos tempos 3 e 4.

“O buraco é fundo” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.

“Acabou-se o mundo” – palmas nos tempos 3 e 4.   

Dica 

Proponha uma variação para o final do jogo proposto na atividade acima: os integrantes da dupla não devem bater palma na frase “Acabou-se o mundo”, estabelecendo, assim, um propósito de eliminação. Quem bater, deverá deixar a dupla.     

Recursos Complementares

Links para a parlenda "Hoje é domingo": 

http://www.jangadabrasil.com.br/outubro/ca21000b.htm     

http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&catid=115:artigos-e-teses&id=282:hoje-e-domingo-pede-cachimbo-as-parlendas-e-as-cantigas-na-educacao&Itemid=155   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7524      

Gravação de "Hoje é domingo" - clique na faixa 11 e depois clique no player acima:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=388126&sid=18960175312520850551498881     

Textos acadêmicos: 

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf    

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf      

SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:

http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf 

Texto sobre Brincadeira de Roda: 

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate 

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos

http://www.lengalalenga.com.br/  

Avaliação

O(a) professor(a), ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos no processo de composição foi ativa e se conseguem executar os três jogos criados coletivamente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.