12/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Compor coletivamente três jogos de mãos para a parlenda “Hoje é Domingo”.
Realizar os jogos propostos em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Gestual pertencente a jogos de mãos.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentem qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
As atividades 1, 2 e 3 desta aula estão voltadas para a composição coletiva de três jogos de mãos para a parlenda “Hoje é Domingo”. Consulte a lista de gestos de jogos de mãos preexistentes, elaborada na aula 21 desta coleção. Da mesma forma que na aula anterior, você deverá, junto com os alunos, estabelecer o perfil de cada jogo criado, e suas principais características quanto à forma (no sentido de divisão do jogo em partes, por exemplo), à disposição espacial dos alunos, ao propósito do jogo, à presença de coreografia, entre outras características.
Colocamos abaixo três exemplos de jogos de mãos que podem servir como ponto de partida para a composição de novos jogos.
Atividade 1
Organize a turma em duplas. O gestual de mãos inicia-se na cabeça do primeiro tempo, sendo realizado nos quatro tempos do compasso, ininterruptamente, até o final da parlenda.
Para exemplificar os gestos utilizados, utilizamos a legenda, a partir da notação desenvolvida por Violeta Hemsy de Gainza para os gestos dos jogos de mãos (Ver: GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996):
: mão esquerda de um aluno, virada para baixo, desce e bate na palma da mão direita do outro da dupla, que está virada para cima. Ao mesmo tempo, a mão direita, virada para cima, sobe e bate na palma da mão esquerda do colega da dupla, que está virada para baixo. Este gesto é realizado no tempo 1 do compasso quaternário.
: os dois alunos da dupla batem as palmas de suas mãos, paralelas e verticais, umas contra as outras, simultaneamente. Os dedos estão apontados para cima. Este gesto é realizado no tempo 2 do compasso quaternário.
: bater palma. Este gesto é realizado nos tempos 3 e 4 do compasso quaternário.
Atividade 2
Essa nova versão para a parlenda mescla o jogo de mãos apresentado na Atividade 1 com elementos coreográficos que se relacionam com as frases enunciadas. Nos tempos 1 e 2 de cada compasso, o gestual é realizado parcialmente – excluem-se as palmas. Nos tempos 3 e 4, é realizada a coreografia:
“Hoje é domingo” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Pede cachimbo” – coreografia: mão na sola do pé (aqui foi feito um trocadilho)
“O cachimbo é de barro” - gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Bate no jarro” – coreografia: mão direita que bate na esquerda, nos tempos 3 e 4.
“O jarro é de ouro” - gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Bate no touro” – coreografia: mão direita que bate na esquerda (tempo 3) e dedos indicadores que vão à testa, como se fossem chifres do touro (tempo 4).
“O touro é valente” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Bate na gente” – coreografia: mão direita que bate na esquerda (tempo 3) e braços que se cruzam com as mãos apoiadas nos ombros (tempo 4).
“A gente é fraco” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Cai no buraco” – coreografia: mão direita fechada, dando dois socos na palma da mão esquerda (tempos 3 e 4).
“O buraco é fundo” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Acabou-se o mundo” - coreografia: braços que se abrem em frente ao rosto, em movimento circular.
Atividade 3
Este novo jogo de mãos mescla o gestual apresentado nas Atividades 1 e 2 - com exceção das palmas – com gestos de mãos aleatórios, que não necessariamente estão relacionados com as frases enunciadas. Assim, nos tempos 1 e 2, realiza-se o gestual de mãos citado nas Atividades 1 e 2, e nos tempos 3 e 4, gestos escolhidos – ver abaixo:
“Hoje é domingo” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Pede cachimbo” – palmas nos tempos 3 e 4.
“O cachimbo é de barro” - gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Bate no jarro” – palmas nas coxas, batidas simultaneamente, nos tempos 3 e 4.
“O jarro é de ouro” - gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Bate no touro” – um dos pés bate no chão, nos tempos 3 e 4.
“O touro é valente” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Bate na gente” – mãos que batem cruzadas nos ombros, nos tempos 3 e 4.
“A gente é fraco” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Cai no buraco” – mãos fechadas em forma de soco, que batem uma por cima da outra, nos tempos 3 e 4.
“O buraco é fundo” – gestual correspondente aos tempos 1 e 2.
“Acabou-se o mundo” – palmas nos tempos 3 e 4.
Dica
Proponha uma variação para o final do jogo proposto na atividade acima: os integrantes da dupla não devem bater palma na frase “Acabou-se o mundo”, estabelecendo, assim, um propósito de eliminação. Quem bater, deverá deixar a dupla.
Links para a parlenda "Hoje é domingo":
http://www.jangadabrasil.com.br/outubro/ca21000b.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7524
Gravação de "Hoje é domingo" - clique na faixa 11 e depois clique no player acima:
Textos acadêmicos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:
http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf
Texto sobre Brincadeira de Roda:
Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos
O(a) professor(a), ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos no processo de composição foi ativa e se conseguem executar os três jogos criados coletivamente.
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