Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bullying não é brincadeira!

 

06/08/2009

Autor e Coautor(es)
Suelen Fernanda Machado
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor pode ter trabalhado previamente questões relativas à violência no mundo, guerras no mundo. Porque elas acontecem? Demonstrando que pequenas guerras ocorrem também em nosso cotidiano, e que muitas vezes estão relacionadas à nossa atitude perante a sociedade.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/pratica_social.gif

Para contextualizar o assunto, o professor (a) poderá elaborar previamente pequenas cenas que expressem ações de bullying na escola. Na forma de dramatização, os alunos separados em grupos, terão que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento não há necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo é promover uma discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridas no cotidiano escolar.

Após as apresentações, o professor (a) poderá levantar alguns questionamentos:

  • Essas atitudes são comuns em nossa escola?
  • Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja em sala de aula, no pátio, ou no recreio?
  • Como isso aconteceu?
  • Alguém já foi vítima de ações como está em nossa escola?

undefined

A partir deste momento o professor (a) poderá apresentar o termo BULLYING. Explicando o significado deste termo. Segue sugestão de conceituação da palavra:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Apresentacao1.jpg

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml

 Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poderá criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Slide1.JPG

Poderá solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.

Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poderá previamente apontar algumas questões, mas é importante que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões:

  • O que significa Bullying?
  • O que significa ser vítima de bullying?
  • O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying)?
  • O que significa ser testemunha do bullying?
  • Quais os tipos de bullying existentes na escola?
  • O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência?
  • Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?

undefined

A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).

O material “Cartilha sobre Bullying” poderá ser reproduzido e trabalhado com os alunos. O professor fará leitura com todo o grupo e poderá explicar cada situação.

Material disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf

undefined

O professor (a) apresentará para a turma imagens que representam bullying na esco la (sugerimos utilizar projetor multimídia):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Bullying.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/fight.jpgundefinedundefined

Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situação. Esta atividade possibilitará ao professor  identificar como cada aluno compreende o assunto em questão.

undefined

Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola. Bem como, frases que retratam o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, do agressor, testemunha, etc. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula, ou espalhados por toda a escola.

undefined

A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação a qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas e vizinhos.

undefined

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia hist órico-crítica.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedago gia Histórico-Crític a. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Cartilha Bullying disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19

Recursos Complementares
Avaliação

Sugerimos alguns critérios norteadores para a avaliação:

  • Participação nas discussões e reflexões a partir das questões norteadoras (oralidade);
  • Capricho, criatividade e ligação com os conceitos trabalhos durante a aula para elaboração do texto, que poderá ser descritivo ou narrativo (uma situação real ou fictícia);
  • Trabalho colaborativo na criação dos cartazes, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;
  • Participação efetiva na construção do plano de ação, sugerindo ao menos uma situação concreta a ser realizada por ele.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 49 classificações

  • Cinco estrelas 38/49 - 77.55%
  • Quatro estrelas 8/49 - 16.33%
  • Três estrelas 2/49 - 4.08%
  • Duas estrelas 0/49 - 0%
  • Uma estrela 1/49 - 2.04%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Lucia Maciel, EE Prof. Eduardo R. de CArvalhos , São Paulo - disse:
    ana.lmaciel@yahoo.com.br

    13/04/2014

    Cinco estrelas

    Excelente, estava a procura de aulas dinâmicas e este plano é sensacional, vou aplicá-lo.


  • LUCI DE OLIVEIRA CUPERTINO DOS SANTOS, E.E.ANTÔNIO MOREIRA DE QUEIROZ , Minas Gerais - disse:
    LOCSANTOS@BOL.COM.BR

    24/02/2014

    Cinco estrelas

    ÒTIMA SUGESTÂO, VOU TRABALHAR COM MEUS ALUNOS. parabéns!


  • maria eliane de souza, Centro educativo Semeando , Rondônia - disse:
    souza.eliane68@yahoo.com.br

    13/02/2014

    Cinco estrelas

    muito bom. Parabnéns!


  • Rosana Sales, E.M.Goiás , Rio de Janeiro - disse:
    rosana.sales@terra.com.br

    12/05/2013

    Cinco estrelas

    Professora Suelen, ótima sugestão de aula!Utilizarei o quadro com as palavras relacionadas às situações de Bullying.Depois ,retornarei aqui para colocar o resultado. Obrigada! Professora Rosana


  • lanynha, normal , Bahia - disse:
    gefi_gata.rbd@hotmail.com

    24/11/2012

    Cinco estrelas

    está excelente!!!


  • Ivana, Escola Costa Rego , Alagoas - disse:
    ivananet@ig.com.br

    21/09/2012

    Cinco estrelas

    Eu adorei e utilizarei em minhas aulas!!! Parabéns!!


  • Margareth Silva Torres, E.M. Prof. Félix Adib Miguel , São Paulo - disse:
    masilvatorres@yahoo.com.br

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito e vou adaptá-lo para a minha turma.


  • EDIR TEREZA DOS REIS, ESCOLA MUNICIPAL MARCÍLIO DIAS , Rio de Janeiro - disse:
    edirterezadosreis@ig.com.br

    03/08/2012

    Cinco estrelas

    Olá, sou orientadora pedagógica e fiquei entusiasmada com a organização e significação da aula que você preparou. Estou recomendando a todos os professores da escola em que atuo. Parabéns!


  • Vanessa, E E E F Porto Alegre , Rio Grande do Sul - disse:
    nessa_publicidade@hotmail.com

    30/05/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom o material... preciso de mais sugestões de filme, na verdade precisava de um documentário, algo curto, pois os adolescentes não ficam muito tempo concentrados em uma atividade!!! Tens alguma sugestão??? Obrigada


  • lga de oliveira, UFMS. , Mato Grosso do Sul - disse:
    olwa29@gmail.com

    10/05/2012

    Cinco estrelas

    excelente suas orientações.Obrigada


  • Luci Mary Venâncio de A.Ligasacchi, E.E.Prof. Luiz Simione Sobrinho , São Paulo - disse:
    luciliga@hotmail.com

    22/03/2012

    Quatro estrelas

    Vamos colocar em prática...


  • andressa, Albânia - disse:
    andressa@hotmail.com

    07/03/2012

    Quatro estrelas

    muito bom


  • Luciene Andrade, E. E. E. F. M. D. MÁRIO DE MIRANDA VILAS BOAS E E. M. E. F. D. ÂNGELO FROSI , Pará - disse:
    luasgar@bol.com.br

    20/01/2012

    Cinco estrelas

    Excelente! Não h´aoutra palavra para expressar minha opinião. EXCELENTE!!!


  • VERALUCIA PEREIRA DA SILVA, E.M. Profa. Angela Sacaro Orique , São Paulo - disse:
    vluciaa7@hotmail.com

    04/12/2011

    Cinco estrelas

    Trabalhei esse tema: Bullyng com meus pequenos, do primeiro ano do ensino fundamental, e posso dizer que foi bastante gratificante com resultados satisfatórios. Alguns comportamentos melhoram significativamente. É um trabalho formativo que deve ter continuidade para alcançar objetivos a longo prazo, mas é possivel observar o encaminhamento em pouco tempo. PARABENS E OBRIGADA!


  • Maria da Conceição, Orfanato Lírio do Vale , Rio Grande do Norte - disse:
    ceia.oikos@yahoo.com.br

    29/11/2011

    Quatro estrelas

    Otimo material para aulas com adolescentes!


  • Dilma Paim, Membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia , São Paulo - disse:
    dilmapaim@yahoo.com.br

    11/11/2011

    Quatro estrelas

    Amei! Irá me ajudar nas palestras para juvenis e adolescentes.


  • Keyla Cristiane Macário Santos Lira, Escola Municipal Professora Albertina Moraes , Pernambuco - disse:
    cristianekeyla@hotmail.com

    06/10/2011

    Quatro estrelas

    O conteúdo foi muito bem explicado e satisfez as minhas necessidades de conhecimento sobre o assunto. Os critérios utilizados para chegar ao conhecimentod lúdicamente foram muito bem elaborados . Parabéns!!


  • Karla Givana Rodrigues Brandão, U.E.M. MÃE DONA , Maranhão - disse:
    aprof.karla@hotmail.com.br

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    parabéns esta aula está demais , gostei muito.


  • sonia sarti figueiredo, Escola Municipal pingo de gente polo , Mato Grosso do Sul - disse:
    soniasartifigueiredo@hotmail.com

    27/09/2011

    Três estrelas

    pude verificar que apos a aula sobre bulling os alunos estao tratando melhor um ao outro.


  • Antonio Carlos, UVA-AMAPÁ , Amapá - disse:
    tonycartt@hotmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    Sou acadêmico do curso de Pedagogia-Universidade Vale do Acaraú-Amapá, estava pesquisando e encontrei este portal que me ajudou muito no planejamento do meu trabalho, sobre o Bullying. Obg. parabéns!


  • ana claudia guimães araújo, Escola Estadual Mario Quirino , Amapá - disse:
    ana-araujo02@hotmail.com

    05/09/2011

    Cinco estrelas

    Amei sua aula. Devemos ser muito perseverantes na luta contra essa "praga" chamada bullying que tanto prejudica nossos alunos.


  • thiago, Dorival Alves , São Paulo - disse:
    thiaguinho2009@hotmail.com

    02/09/2011

    Três estrelas

    Tem ker ter mais frases nesses saites ! minha eskola tem muita violenciaaaa !


  • Denise, Escola Municipal , Rio de Janeiro - disse:
    jeanitafranco@yahoo.com.br

    17/08/2011

    Quatro estrelas

    Estava procurando como desenvolver o assunto.Òtimo planejamento! Valeu!


  • anônimo, sempre viva , Acre - disse:
    gerubdjdvuewghnhygsh@hevhrvjhedfh.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    adorei, mas como eu posso corrigir às perguntas (questionário) especialmente a "Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?"... aguardo resposta


  • cristina, E.M.Paul Harris , Rio de Janeiro - disse:
    cristinalsantos2007@ig.com.br

    20/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei demais pois, hoje as escolas precisam nortear muito bem as informação sobre o tema em evidência. Parabens!


  • Silvano Sulzart, Escola Maria Geralda , Bahia - disse:
    sulzarty@hotmail.com

    04/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei das dicas, muito boas e fundamentais para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que proporcione a reflexão sobre o Bullying no espaço escolar. Eu tenho um blog onde dou dicas de filmes, Dinâmicas e Atividades Didáticas para serem desenvolvidas em sala de aula. http://silvanosulzarty.blogspot.com/ Beijos!


  • Ana Cristina Menezes Cincurá Freire , CENTRO EDUCACIONAL DE JOÃO AMARO , Bahia - disse:
    cris.cincura@yahoo.com.br

    09/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, tenho certeza que os alunos irão refletir sobre essa atitudes que tem provocado tantos problemas nas escolas e na vida das pessoas.


  • laina, El Salvador - disse:
    lainagatinha@hotmail.com

    09/04/2011

    Cinco estrelas

    sua amei sua aula e nota 1000


  • veronica, ?? , Minas Gerais - disse:
    veronicaalice2@gmail.com

    29/03/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei desse blog,pois me chamou a atençao!!!


  • INFLAMAVEL, INFLAMAVEL S/A , Bahia - disse:
    inflamavel@bol.com.br

    22/01/2011

    Uma estrela

    Fraco, Fraquissimo, tinha que especificar


  • evelyze karla, o bullying é muito ruim! , Alagoas - disse:
    evelyzelindinha@hotmail.com

    22/01/2011

    Cinco estrelas

    o bullying tem que parar quanto antes melhor para que todo não vão a sofrer com o mal que é o bullying!


  • Luciane Lessa, COLÉGIO REALENGO , Rio de Janeiro - disse:
    nanelessa@oi.com.br

    13/11/2010

    Cinco estrelas

    Estou cursando o 1º semestre de pedagogia e também o 1º semestre do curso pós médio em magistério, onde foi solicitado pela professora do curso a montagem de um projeto sobre um tema livre. Ao pesquisar sobre o Bullying encontrei este projeto, muito bem efetuado e extremamente esclarecedor, o que me foi muito útil para a montagem do meu trabalho.


  • Amanda, Felinto Maartns , Espírito Santo - disse:
    traivanbr1@hotmail.com

    09/11/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, me ajudou na escola.


  • Elessandra, Psicóloga , Ceará - disse:
    elessandravfcorrea@hotmail.com

    29/10/2010

    Cinco estrelas

    Acredito ser uma forma eficaz de informação e prevenção bem como correção do ato Bullying na escola. Excelente. Vou divulgar para as esolas que conheço e professores também.


  • colegioteixeiraneto, Colegio Teixeira neto , Minas Gerais - disse:
    colegioeixeiraneto@gmail.com

    25/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o artigo e o plano de aula, vou repassar ao professor para trabalhar em sala de aula


  • Edna Aparecida de Souza orozimbo, Colégio Estadual Vinicius de Moraes , Paraná - disse:
    ednaorozimbo@hotmail.com

    21/10/2010

    Cinco estrelas

    A sugestão da aula é extremamente positiva, pois precisamos trabalhar acões preventivas com nossos alunos, e despertá-los para que reflitam sobre a prática do respeito mútuo,ou seja a participação na elaboração de atividades a partir de questões norteadoras, faz com que eles assimilam, quando estão produzindo, debatendo sentem-se motivados , e também há uma reflexão muito maior sobre o assunto além da interação entre eles. Necessário faz-se lembrar que somos formadores de opinião.


  • Ricardo Iha, Não tenho , São Paulo - disse:
    ihahidemiricardo@ig.com.br

    11/10/2010

    Quatro estrelas

    Deveria ter penas mais rígidas para quem pratica o Cyberbullying, ou o responsável pelo praticante. Meu nome não é Barnei, não é Tiago, não é Ronaldo e nem Marlom ou Marlei, nem Pedro. Espalham para todo mundo que sou tímido e tem vergonha de me dizer isso pessoalmente. Porque tanta vergonha assim!? Quem é Jú? Quem é ciência?Quem é vício?Porque querem me assustar? São pessoas muito feias? Quem é que me manda esses recados idiotas e sem nexo nenhum todos os dias? Quem é masturba ou bronha ou punheta ou siririca?Que criatura infeliz teria uma nome desses? Vivem atrapalhando meu serviço. Quem são essas criaturas? Eu nunca vi essas criaturas na minha vida! Porque me mandam esses recados idiotas?Vivem atrapalhando a minha navegação na internet!Vivem perseguindo as pessoas pela cor de camisa que usam! Quem são essas criaturas? O que quer dizer “ela sabe”?Ela sabe o quê?Ela quem?E se souber?Qual é o problema em saber?O que quer dizer “só com o susto”? Que lixo virtual é esse?O que quer dizer assustado?Quem está assustado?E daí, se tiver assustado?Porque coincidência?O quer dizer coincidência?Coincidiu,o quê? O que quer dizer assusta ele? Porque querem assustar?Qual é a finalidade? “É amigo dele”. Quem é amigo dele? Amigo de quem? E daí?Que idiota daria atenção para um lixo de brincadeira dessas?Quem? O que quer dizer outra pessoa?Quem é a pessoa?E daí, se for outra pessoa?Quem liga? O que quer dizer só esperar?Esperar o quê?De quem? Quem liga pra isso?Quanto lixo!!!!Quanta porcaria sem nexo!!! O que quer dizer “tá bravo”?Quem tá bravo? E se tiver “bravo”? Qual é o problema ?Quem nunca ficou bravo na vida?Qual é a finalidade dessa inutilidade? O que quer dizer “ele”? Ele quem?Quem é ele?Quanto lixo eletrônico! Só me falta ter gente seguindo essa “merda”!Me desculpem o termo. Estão espalhando que vou por vírus em todo mundo? Que porcaria é essa!!??Querem fechar a minha conexão na internet!Quem são? Fecha o emprego dele?O que quer dizer isso?Querem fechar o meu emprego?Tem que registrar?Registrar quem? Tem que prender gente desse tipo! É uma brincadeira muito sem graça e de mau gosto.Todo dia mentira e perseguição! O que quer dizer tá junto?Quem tá junto?Junto de quem? Que lixo é esse? Será que terei que levar ao tribunal de justiça para que entendam que não graça nenhuma essas brincadeiras!?Só assim pra entenderem!?


  • Ergina da Silva Lima, Centro Educacional 416 de Santa Maria /DF , Distrito Federal - disse:
    efginaslima@hotmail.com

    01/09/2010

    Cinco estrelas

    Sou Orientadora Educacional em Santa Maria DF (CED416) e estudo o tema há algum tempo. Atendendo os/as alunos/as vítimas, agressores e testemunhas do fenômeno bullying. Elaborei uma cartilha para os pais e outra aos professores esdclarecendo o que é o bullying e seus efeitos nocivos à aprendizagem dos/as alunos/as. Esta aula que poderá se extender por muitas outras. É enriquecedora e as referências do Observatório da Infância é perfeito, Dr Lauro Monteiro é expert no assunto. Parabéns, obrigada


  • ana, particular , Rio Grande do Norte - disse:
    anjo@hotmail.com

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    De forma esclarecedora esta aula nos mostra uma forma de falar do bullying sem exagerar na sua traduçao e levar o aluno a refletir sobre seu comportamento dentro da escola inteferindo no sistema educacional,muitas vezes o estudante não tem noção de sua atitude e responsabilidade fazendo algo com o colega que o faça se sentir desmotivado , humilhado diante dos demais colegas com isso acarretando problemas psicológicos,isolamento,depressão e até as vezes fazendo com quer o aluno chegue a disistir


  • Daiane Nara Brum Rego, EE JOSÉ ALVES QUITO , Mato Grosso do Sul - disse:
    daianenarabrum@gmail.com

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    Olá!Parabéns por sua aula. O bullying é algo cresente nas escolas e necessita do conehecimento de toda a comunidade escolar para que haja consciência dos males causados por ele se não for combatido. Pretendo elaborar um projeto com esse tema aqui na "minha escola" e sua aula de-me muitas idéias. Obrigada!


  • Sioneidia Aparecida de Oliveira Guarate, EMEIEF VÔO DO BURITI , Rondônia - disse:
    sioneidi@gmail.com

    20/04/2010

    Cinco estrelas

    A articulação entre os diversos saberes ligadas ao ensino-aprendizagem reforça o caráter político-pedagógico que ira fazer a diferencia nessa nova escola que delineia a nossa frente. Leva-nos a um redimensionamento das práticas que suscitam o um novo fazer; nosso e dos alunos, a partir do dia-a-dia, seguramente nos professores teremos que buscar explicações em argumentos teóricos e práticos que poderão dar apoio ao planejamento de novas ações pedagógicas, defindo direitos e deveres sociais...


  • Luana Vieira de Assis, ESC FUND DO C PEDAG DA UFMG , Minas Gerais - disse:
    chronoslua@yahoo.com.br

    11/04/2010

    Cinco estrelas

    Perfeita!


  • Pedro Ivo Poersch, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor José Augusto Vieira , Minas Gerais - disse:
    pedroivoalegria@gmail.com

    08/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns.É o caminho rumo a uma sociedade mais humano.


  • Mariléa Freitas, CINTEP , Paraíba - disse:
    lealucimeire@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Bulying tem sido um tema muito importante para nós educadores,Psicopedagogas, Psicologos, pois precisamos ficar atentos aos comportamentos apresentados em salas de aulas, principalmente com os alunos mais tímidos, retraídos, e poucos sociavéis.Aqueles que geralmente estão sozinhos, e ainda são excluídos dos trabalhos de grupos. Então deixo aqui algumas dicas para evitar certas violências silenciosas em salas de aula:Professor desde o 1º dia de aula, trabalhe dinãmica,sorteandos os grupos...


  • maria salete ferreira lopes de araujo, UNESP , São Paulo - disse:
    salete.araujo@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O tema está bem desenvolvido e de forma simples e fácil de ser entendido. Acredito que os alunos, a partir de uma aula como esta, passem a entender melhor o assunto e aprendam a conviver melhor com os seus pares.


  • DENISE PAVÃ VIEGAS, EM. MARIA DA ROSA ANTUNES DA SILVEIRA CÂMARA , Mato Grosso do Sul - disse:
    denisepava@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá professora Suelen parabéns pela aula, achei muito 10, vou utilizar em meu conteúdo...Abraços


  • Mariléa Freitas, CINTEP , Paraíba - disse:
    lealucimeire@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    é um tema de extrema importância e tb uso na escola. Pois precisamos ficar bem atentos a determinados comportamentos e violecias silencosa! Mariléa.


  • gisele, E M Domingos Gonançalves , Mato Grosso do Sul - disse:
    giselealves@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Vc estão de parabéns


  • Aparecida, estagiária do E.M.Sergio Pereira Rodrigues , São Paulo - disse:
    cidacardoc@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente, vou aproveitar para fazer um trabalho com a minha turma de reforço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.