06/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.
Para contextualizar o assunto, o professor (a) poderá elaborar previamente pequenas cenas que expressem ações de bullying na escola. Na forma de dramatização, os alunos separados em grupos, terão que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento não há necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo é promover uma discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridas no cotidiano escolar.
Após as apresentações, o professor (a) poderá levantar alguns questionamentos:
A partir deste momento o professor (a) poderá apresentar o termo BULLYING. Explicando o significado deste termo. Segue sugestão de conceituação da palavra:
Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poderá criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:
Poderá solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.
Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poderá previamente apontar algumas questões, mas é importante que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões:
A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).
O material “Cartilha sobre Bullying” poderá ser reproduzido e trabalhado com os alunos. O professor fará leitura com todo o grupo e poderá explicar cada situação.
Material disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf
O professor (a) apresentará para a turma imagens que representam bullying na esco la (sugerimos utilizar projetor multimídia):
Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situação. Esta atividade possibilitará ao professor identificar como cada aluno compreende o assunto em questão.
Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola. Bem como, frases que retratam o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, do agressor, testemunha, etc. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula, ou espalhados por toda a escola.
A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação a qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas e vizinhos.
Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia hist órico-crítica.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedago gia Histórico-Crític a. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Cartilha Bullying disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19
Vídeo sobre Bullying: http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM
Webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=1717&id_pagina=1
Sugerimos alguns critérios norteadores para a avaliação:
Quatro estrelas 57 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/02/2016
Cinco estrelasExcelente trabalho!
11/01/2016
Cinco estrelasAmei, pois, foi o tema da minha defesa monografica.
05/11/2014
Cinco estrelasEste assunto é de grande valia e deve ser aplicada nas escolas, vivemos em uma sociedade sem limite moral e ético. Devemos conscientizar nossas crianças para que tenham um comportamento melhor e ter mais qualidade de vida.
27/10/2014
Cinco estrelasO Bullying pode muitas vezes destruir a vida de um ser humano.Achei fantástico esse assunto ser tratado com tanta clareza é algo no qual qualquer profissional de educação jamais poderá se esquecer o Bullying está no dia a dia das escolas e parece que cada vez cresce mais deve ser trabalhado de maneira clara para que consigamos eliminar este tipo de comportamento na sociedade.
26/10/2014
Quatro estrelasNa minha opinião, a aula está bem esquematizada, com um tema atual, de fácil entendimento e dinâmica, o que atrai à atenção dos alunos. Um planejamento como esse é de grande valia, pois esse fato ocorre diariamente nas escolas, na que eu estagio, vi um dos alunos do fundamental, 5º. ano, reclamendo com a vie-diretora que estava sofrendo agressão física no recreio, já fazia um tempo, o que é lamentável e ela lhe disse que ia tomar providências. Eu vou comentar sobre essa aula, ótima iniciativa.
25/10/2014
Cinco estrelasO bulling é considerado uma praga nas escolas. Quem sofre o bulling tende acarretar para si uma série de dificuldades,impedindo o desenvolvimento, e contribuindo para a evasão escolar.
15/07/2014
Cinco estrelasGostei muito do material, e vou utilizá-lo em nossa rede.
11/07/2014
Cinco estrelasMaterial excelente para servir de apoio ao trabalho do professor, principalmente com o público alvo de alunos da rede municipal de ensino - educação infantil e ensino fundamental anos iniciais. Estou coordenadora do Programa de Combate ao Bullying Escolar na Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Porto Velho e socializamos com as escolas diversos materiais específicos voltados para a temática bullying para auxiliar no seu trabalho.
13/04/2014
Cinco estrelasExcelente, estava a procura de aulas dinâmicas e este plano é sensacional, vou aplicá-lo.
24/02/2014
Cinco estrelasÒTIMA SUGESTÂO, VOU TRABALHAR COM MEUS ALUNOS. parabéns!
13/02/2014
Cinco estrelasmuito bom. Parabnéns!
12/05/2013
Cinco estrelasProfessora Suelen, ótima sugestão de aula!Utilizarei o quadro com as palavras relacionadas às situações de Bullying.Depois ,retornarei aqui para colocar o resultado. Obrigada! Professora Rosana
24/11/2012
Cinco estrelasestá excelente!!!
21/09/2012
Cinco estrelasEu adorei e utilizarei em minhas aulas!!! Parabéns!!
03/09/2012
Cinco estrelasGostei muito e vou adaptá-lo para a minha turma.
03/08/2012
Cinco estrelasOlá, sou orientadora pedagógica e fiquei entusiasmada com a organização e significação da aula que você preparou. Estou recomendando a todos os professores da escola em que atuo. Parabéns!
30/05/2012
Quatro estrelasMuito bom o material... preciso de mais sugestões de filme, na verdade precisava de um documentário, algo curto, pois os adolescentes não ficam muito tempo concentrados em uma atividade!!! Tens alguma sugestão??? Obrigada
10/05/2012
Cinco estrelasexcelente suas orientações.Obrigada
22/03/2012
Quatro estrelasVamos colocar em prática...
07/03/2012
Quatro estrelasmuito bom
20/01/2012
Cinco estrelasExcelente! Não h´aoutra palavra para expressar minha opinião. EXCELENTE!!!
04/12/2011
Cinco estrelasTrabalhei esse tema: Bullyng com meus pequenos, do primeiro ano do ensino fundamental, e posso dizer que foi bastante gratificante com resultados satisfatórios. Alguns comportamentos melhoram significativamente. É um trabalho formativo que deve ter continuidade para alcançar objetivos a longo prazo, mas é possivel observar o encaminhamento em pouco tempo. PARABENS E OBRIGADA!
29/11/2011
Quatro estrelasOtimo material para aulas com adolescentes!
11/11/2011
Quatro estrelasAmei! Irá me ajudar nas palestras para juvenis e adolescentes.
06/10/2011
Quatro estrelasO conteúdo foi muito bem explicado e satisfez as minhas necessidades de conhecimento sobre o assunto. Os critérios utilizados para chegar ao conhecimentod lúdicamente foram muito bem elaborados . Parabéns!!
28/09/2011
Cinco estrelasparabéns esta aula está demais , gostei muito.
27/09/2011
Três estrelaspude verificar que apos a aula sobre bulling os alunos estao tratando melhor um ao outro.
21/09/2011
Cinco estrelasSou acadêmico do curso de Pedagogia-Universidade Vale do Acaraú-Amapá, estava pesquisando e encontrei este portal que me ajudou muito no planejamento do meu trabalho, sobre o Bullying. Obg. parabéns!
05/09/2011
Cinco estrelasAmei sua aula. Devemos ser muito perseverantes na luta contra essa "praga" chamada bullying que tanto prejudica nossos alunos.
02/09/2011
Três estrelasTem ker ter mais frases nesses saites ! minha eskola tem muita violenciaaaa !
17/08/2011
Quatro estrelasEstava procurando como desenvolver o assunto.Òtimo planejamento! Valeu!
25/05/2011
Cinco estrelasadorei, mas como eu posso corrigir às perguntas (questionário) especialmente a "Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?"... aguardo resposta
20/05/2011
Cinco estrelasGostei demais pois, hoje as escolas precisam nortear muito bem as informação sobre o tema em evidência. Parabens!
04/05/2011
Cinco estrelasGostei das dicas, muito boas e fundamentais para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que proporcione a reflexão sobre o Bullying no espaço escolar. Eu tenho um blog onde dou dicas de filmes, Dinâmicas e Atividades Didáticas para serem desenvolvidas em sala de aula. http://silvanosulzarty.blogspot.com/ Beijos!
09/04/2011
Cinco estrelasMuito boa a aula, tenho certeza que os alunos irão refletir sobre essa atitudes que tem provocado tantos problemas nas escolas e na vida das pessoas.
09/04/2011
Cinco estrelassua amei sua aula e nota 1000
29/03/2011
Cinco estrelaseu gostei desse blog,pois me chamou a atençao!!!
22/01/2011
Uma estrelaFraco, Fraquissimo, tinha que especificar
22/01/2011
Cinco estrelaso bullying tem que parar quanto antes melhor para que todo não vão a sofrer com o mal que é o bullying!
13/11/2010
Cinco estrelasEstou cursando o 1º semestre de pedagogia e também o 1º semestre do curso pós médio em magistério, onde foi solicitado pela professora do curso a montagem de um projeto sobre um tema livre. Ao pesquisar sobre o Bullying encontrei este projeto, muito bem efetuado e extremamente esclarecedor, o que me foi muito útil para a montagem do meu trabalho.
09/11/2010
Cinco estrelasAdorei, me ajudou na escola.
29/10/2010
Cinco estrelasAcredito ser uma forma eficaz de informação e prevenção bem como correção do ato Bullying na escola. Excelente. Vou divulgar para as esolas que conheço e professores também.
25/10/2010
Cinco estrelasAdorei o artigo e o plano de aula, vou repassar ao professor para trabalhar em sala de aula
21/10/2010
Cinco estrelasA sugestão da aula é extremamente positiva, pois precisamos trabalhar acões preventivas com nossos alunos, e despertá-los para que reflitam sobre a prática do respeito mútuo,ou seja a participação na elaboração de atividades a partir de questões norteadoras, faz com que eles assimilam, quando estão produzindo, debatendo sentem-se motivados , e também há uma reflexão muito maior sobre o assunto além da interação entre eles. Necessário faz-se lembrar que somos formadores de opinião.
11/10/2010
Quatro estrelasDeveria ter penas mais rígidas para quem pratica o Cyberbullying, ou o responsável pelo praticante. Meu nome não é Barnei, não é Tiago, não é Ronaldo e nem Marlom ou Marlei, nem Pedro. Espalham para todo mundo que sou tímido e tem vergonha de me dizer isso pessoalmente. Porque tanta vergonha assim!? Quem é Jú? Quem é ciência?Quem é vício?Porque querem me assustar? São pessoas muito feias? Quem é que me manda esses recados idiotas e sem nexo nenhum todos os dias? Quem é masturba ou bronha ou punheta ou siririca?Que criatura infeliz teria uma nome desses? Vivem atrapalhando meu serviço. Quem são essas criaturas? Eu nunca vi essas criaturas na minha vida! Porque me mandam esses recados idiotas?Vivem atrapalhando a minha navegação na internet!Vivem perseguindo as pessoas pela cor de camisa que usam! Quem são essas criaturas? O que quer dizer “ela sabe”?Ela sabe o quê?Ela quem?E se souber?Qual é o problema em saber?O que quer dizer “só com o susto”? Que lixo virtual é esse?O que quer dizer assustado?Quem está assustado?E daí, se tiver assustado?Porque coincidência?O quer dizer coincidência?Coincidiu,o quê? O que quer dizer assusta ele? Porque querem assustar?Qual é a finalidade? “É amigo dele”. Quem é amigo dele? Amigo de quem? E daí?Que idiota daria atenção para um lixo de brincadeira dessas?Quem? O que quer dizer outra pessoa?Quem é a pessoa?E daí, se for outra pessoa?Quem liga? O que quer dizer só esperar?Esperar o quê?De quem? Quem liga pra isso?Quanto lixo!!!!Quanta porcaria sem nexo!!! O que quer dizer “tá bravo”?Quem tá bravo? E se tiver “bravo”? Qual é o problema ?Quem nunca ficou bravo na vida?Qual é a finalidade dessa inutilidade? O que quer dizer “ele”? Ele quem?Quem é ele?Quanto lixo eletrônico! Só me falta ter gente seguindo essa “merda”!Me desculpem o termo. Estão espalhando que vou por vírus em todo mundo? Que porcaria é essa!!??Querem fechar a minha conexão na internet!Quem são? Fecha o emprego dele?O que quer dizer isso?Querem fechar o meu emprego?Tem que registrar?Registrar quem? Tem que prender gente desse tipo! É uma brincadeira muito sem graça e de mau gosto.Todo dia mentira e perseguição! O que quer dizer tá junto?Quem tá junto?Junto de quem? Que lixo é esse? Será que terei que levar ao tribunal de justiça para que entendam que não graça nenhuma essas brincadeiras!?Só assim pra entenderem!?
01/09/2010
Cinco estrelasSou Orientadora Educacional em Santa Maria DF (CED416) e estudo o tema há algum tempo. Atendendo os/as alunos/as vítimas, agressores e testemunhas do fenômeno bullying. Elaborei uma cartilha para os pais e outra aos professores esdclarecendo o que é o bullying e seus efeitos nocivos à aprendizagem dos/as alunos/as. Esta aula que poderá se extender por muitas outras. É enriquecedora e as referências do Observatório da Infância é perfeito, Dr Lauro Monteiro é expert no assunto. Parabéns, obrigada
19/05/2010
Cinco estrelasDe forma esclarecedora esta aula nos mostra uma forma de falar do bullying sem exagerar na sua traduçao e levar o aluno a refletir sobre seu comportamento dentro da escola inteferindo no sistema educacional,muitas vezes o estudante não tem noção de sua atitude e responsabilidade fazendo algo com o colega que o faça se sentir desmotivado , humilhado diante dos demais colegas com isso acarretando problemas psicológicos,isolamento,depressão e até as vezes fazendo com quer o aluno chegue a disistir
19/05/2010
Cinco estrelasOlá!Parabéns por sua aula. O bullying é algo cresente nas escolas e necessita do conehecimento de toda a comunidade escolar para que haja consciência dos males causados por ele se não for combatido. Pretendo elaborar um projeto com esse tema aqui na "minha escola" e sua aula de-me muitas idéias. Obrigada!
20/04/2010
Cinco estrelasA articulação entre os diversos saberes ligadas ao ensino-aprendizagem reforça o caráter político-pedagógico que ira fazer a diferencia nessa nova escola que delineia a nossa frente. Leva-nos a um redimensionamento das práticas que suscitam o um novo fazer; nosso e dos alunos, a partir do dia-a-dia, seguramente nos professores teremos que buscar explicações em argumentos teóricos e práticos que poderão dar apoio ao planejamento de novas ações pedagógicas, defindo direitos e deveres sociais...
11/04/2010
Cinco estrelasPerfeita!
08/04/2010
Cinco estrelasParabéns.É o caminho rumo a uma sociedade mais humano.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente, vou aproveitar para fazer um trabalho com a minha turma de reforço.
24/03/2010
Cinco estrelasé um tema de extrema importância e tb uso na escola. Pois precisamos ficar bem atentos a determinados comportamentos e violecias silencosa! Mariléa.
24/03/2010
Cinco estrelasVc estão de parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasBulying tem sido um tema muito importante para nós educadores,Psicopedagogas, Psicologos, pois precisamos ficar atentos aos comportamentos apresentados em salas de aulas, principalmente com os alunos mais tímidos, retraídos, e poucos sociavéis.Aqueles que geralmente estão sozinhos, e ainda são excluídos dos trabalhos de grupos. Então deixo aqui algumas dicas para evitar certas violências silenciosas em salas de aula:Professor desde o 1º dia de aula, trabalhe dinãmica,sorteandos os grupos...
24/03/2010
Cinco estrelasO tema está bem desenvolvido e de forma simples e fácil de ser entendido. Acredito que os alunos, a partir de uma aula como esta, passem a entender melhor o assunto e aprendam a conviver melhor com os seus pares.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá professora Suelen parabéns pela aula, achei muito 10, vou utilizar em meu conteúdo...Abraços