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Plantas: As partes da planta, suas funções e utilidades para os seres vivos.

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as partes das plantas e suas funções.

Compreender a importância e o uso das plantas na vida dos seres vivos.

Duração das atividades
4 dias, com cerca de aproximadamente 1 hora por dia.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Partes das plantas

1. O professor iniciará a aula, apresentando a música: Dona Árvore de Bia Bedran.

 

Dona Árvore (letra)

Tronco, folha, galhos tem
Fruto e flores e raiz
Dona árvore vai bem é muito feliz
Subir, subir, vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair

*A música poderá ser encontrada no link:

http://www.4shared.com/file/lzRez5Eu/Bia_Bedran_-_1999_-_Dona_rvore.html

Fonte: http://biabedran.com.br/category/cds

 

2. Após a audição da música, o professor questionará os alunos:

- Sobre o que fala a música?

- Quais as partes de uma planta/árvore são citadas na música?

- Além das partes da planta citada na música, como:  tronco, folha, fruto, flores, raiz, o que falta para a planta estar completa? (sementes).

- A música fala de tronco da árvore. Que outro nome é dado para esta parte da planta? (caule).

- Os galhos fazem parte de que parte da planta? (caule).

 

3. Em seguida, o professor apresentará fotografias de diversos tipos de árvores/ plantas (com frutos, com flores, com frutos e flores, somente com folhas, sem folhas - como cactos), para que as crianças observem e relatem o que há em comum e diferente entre as plantas/árvores das fotografias.

 

4. Deverá, então, explicar que nem todas as árvores/plantas possuem todas as partes. Algumas não possuem flores, outras não possuem frutos e nem folhas. As plantas/ árvores que possuem todas as partes (raiz, caule, flor, fruto, folha, semente) são chamadas de "plantas completas".

 

5. Após esta breve sistematização realizada pelo professor sobre as partes das plantas, serão formados 5 grupos. Cada qual deverá se responsabilizar pela ilustração/representação de uma das partes da planta. Por exemplo: o grupo 1 desenhará as flores, o grupo 2 os frutos e as sementes, o grupo 3 o caule e assim por diante. Para esta atividade é interessante o uso de diferentes tipos de materiais como: cola colorida, diversos tipos de papéis coloridos, E.V.A., guache, hidrocor, lápis de cor, folhas secas, serragem, etc.

 

6. Com as ilustrações prontas e recortadas, os alunos, com o auxílio do professor, montarão um painel, compondo uma planta completa. Cada grupo colará no painel a parte da planta que ilustrou/confeccionou. Pode-se começar solicitando que o grupo que desenhou a raiz cole-a no cartaz, em seguida, pede-se ao grupo que confeccionou o caule, para acrescentá-lo na planta e assim por diante, até a composição da planta completa, com todas suas partes (raiz, caule, flor, fruto, folha, semente).

 

ATIVIDADE 2: Funções das partes das plantas

1. O professor iniciará esta segunda etapa, apresentando alguns vídeos relacionados com o tema que estão trabalhando. Como sugestão, o professor poderá acessar os seguintes links:

http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk

http://www.youtube.com/watch?v=TiDOccdk_SY

 

2. Em seguida, discutirá com os alunos sobre:

- O que deu origem a uma nova planta? (semente).

- O que a semente precisou para crescer.

- Após o desenvolvimento e crescimento da semente, no que ela se transformou?

- Ela era uma planta completa?

- Quais as partes podem ser observadas na planta da história?

- Ela não tem alguma das partes? (fruto, folhas etc). Quais partes estão faltando?

- E a planta, como consegue se alimentar, se ela não tem boca?

 - Por onde entra a água e os sais minerais que serão utilizados pela planta em sua alimentação?

- Como a planta consegue se manter em pé?

- O que a fixa na terra?

- Qual é parte da planta responsável por mantê-la em pé?

- A planta respira? Por onde, se não tem nariz?

 

* As hipóteses dos alunos deverão ser registradas em um cartaz.

 

3. Para responder tais questões, o professor proporá uma pesquisa sobre as funções de cada parte das plantas e, juntamente com os alunos realizarão experiências, que permitam os alunos visualizar e compreender as funções e a importância de cada elemento para o desenvolvimento e sobrevivência da planta.

 

Sugestões de livros:

BÉDOYÈRE, Camilla de la (2009).Ciclo de Vida: De Semente a Girassol. São Paulo: Zastras.

GRINBERG, Delphine (2008). Experiências: Vamos Plantar. São Paulo: Moderna, Coleção Primeira Ciência.

AZUL, Anabela M.; REIS, Catarina S. e PIMENTA, Maria C.(2007). Da semente ao fruto: à descoberta do mundo das plantas. Portugal: Sersilito: Empresa Gráfica.

ARLON, Penelope (2006). Árvores. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.

ARLON, Penelope (2006). Plantas. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.

ANDERSON, Judith e GORDON, Mike (2010). Era uma vez uma semente. São Paulo: Editora Scipione, Coleção Milagres da Natureza.

 

Sugestões de experimentos:

- O professor, antes da apresentação e ao longo do experimento, deverá proceder da seguinte forma:

a. A partir de uma pergunta norteadora, o professor deverá promover uma discussão sobre o tema, de modo que os alunos sejam instigados a expressarem suas hipóteses iniciais. Estas deverão ser registradas em um cartaz, por meio de escrita ou desenho, pelo professor.

b. Realização do experimento, registro  e discussão dos resultados.

c. Retomada das hipóteses iniciais e comparação com os resultados obtidos, a fim de refutá-las ou confirmá-las.

d. Sistematização do conteúdo, pelo professor

 

Experimento 1: Folhas

Sugestões de perguntas norteadoras:

Será que as plantas transpiram?

Por onde será que ela transpira?

 

Materiais:

1. Planta em um vaso, contendo muitas folhas.

2. Saco plástico transparente

3. Água

4. Regador

5. Um elástico

 

Procedimentos:

1. Regue a planta com água.

2. Cubra a planta e o vaso com o saco plástico transparente e amarre o lado de sua abertura com um elástico, de modo que nenhum ar pode escapar.

3. Deixe a planta envolta do saco plástico de um dia para o outro.

4. Observe o que ocorreu com a planta e o saco plástico.

 

Resultado:

O interior do saco plástico amanhecerá repleto de gotículas de água, em consequência da eliminação desta, pela folha. Na sistematização das informações, o professor deverá explicar que a folha é responsável pela respiração e transpiração da planta.

 

* Experimentos semelhantes poderão ser acessados nos seguintes links: 

 

 

 

 

Experimento 2: Caule e Raiz

Sugestões de perguntas norteadoras:

Como as plantas se alimentam se não possuem boca?

Por onde entra o alimento das plantas?

Como as plantas levam alimento para todo seu corpo?

 

Materiais:

1. Flor branca (rosa, cravo etc)

2. Corante alimentício

3. Água

4. Vaso transparente

 

Procedimentos:

1. Despeje água até metade do vaso.

2. Acrescente algumas gotas de corante alimentício na água.

3. Corte o cabo da flor na diagonal. Corte também, cerca de 5 cm, o caule ao meio.

4. Introduza a flor.

5. Deixe de um dia para o outro

 

Resultados:

As pétalas das flores ficarão da cor do corante, pois o caule transporta a água colorida por todo o corpo da planta. Na sistematização realizada pelo professor é importante que ele explique que a água e os nutrientes retirados do solo pela raiz, são transportados para todas as partes da planta por meio do caule.

 

Experimentos semelhantes poderão ser acessados nos seguintes links: 

 

 

 

 

 

http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Cravo/cravo.htm

 

Experimento 3: Germinação - Semente

Sugestões de perguntas norteadoras:

Qual a função da semente na planta?

Onde as sementes são encontradas na planta? (frutos)

Para que servem os frutos?

 

Materiais:

1. Feijões

2. Copos descartáveis

3. Água

4. Algodão

 

Procedimentos:

1. Cubra o fundo do copo descartável com algodão.

2. Introduza os feijões e regue-os diariamente.

3. Observe as transformações que ocorrerão com as sementes ao longo dos dias.

 

*Neste experimento é importante que o professor estimule a observação dos alunos à medida que a semente se desenvolve, chamando a atenção para o surgimento da raiz, do caule, da raiz etc.

 

Para outras informaçoes e experimentos o professor poderá consultar: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21730

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livromm_III.pdf


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 3: Utilidades das plantas

1.  O professor introduzirá a temática acerca da utilidade das plantas para a vida dos seres vivos, com uma discussão, na qual poderá questionar os alunos:

- As plantas são importantes para nós, seres vivos?

- O que ela pode nos proporcionar/ ajudar em nosso cotidiano?

- Vocês costumam comer algum tipo de planta, ou parte dela?

- Além da alimentação, que outra utilidade as plantas têm em nossas vidas?

- As plantas podem ser usadas para nos ajudar a se recuperar de alguma doença? De que forma?

- Vocês conhecem alguma planta que pode ser usadas como remédio?

- E as nossas roupas, são feitas de que material? Este material é extraído de alguma planta? Quais?

- Será que as plantas também estão presentes da fabricação de nossas moradias? Onde? (portas, janelas etc)

- E dentro de nossas casas? (móveis)

 - Na nossa higiene, utilizamos algum tipo de produto fabricado por plantas? (sabonetes, perfumes, cosméticos, xampus, condicionadores etc)

- O que será que podemos encontras na escola que é fabricado com algum tipo de planta ou parte dela? (papel, lápis, mobiliário, livros etc)

 

2. O professor proporá uma pesquisa de modo a responder as questões acima. Para a pesquisa, além de livros, artigos, revistas etc, os alunos poderão também realizar uma entrevista com seus familiares. Pode-se solicitar que tragam figuras de árvores, plantas, sementes, caules, frutos, folhas, raízes que consumimos. Como também, objetos produzidos com plantas (tecido, móveis, produtos de higiene etc)

3. As informações trazidas pelos alunos serão socializadas em uma roda de conversa e sintetizadas em um cartaz.

 

* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

 


Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ficha plantas 1: respiração Experimento prático
Ficha plantas 2: germinação Experimento prático
Ficha plantas 5: capilaridade - transporte de nutrientes Experimento prático
Ficha plantas 4: germinação Experimento prático
Plantas - atividade 2: De que a semente precisa para germinar? Experimento prático
Plantas - atividade 1: O que tem dentro da semente? Experimento prático
Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites com experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/

http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm

http://www.ufv.br/crp/

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: será distribuído massa de modelar para que cada criança construa uma planta completa. Em seguida, os alunos, em grupo de 3, farão uma apresentação de suas árvores/ plantas para a classe, explicando qual a função de cada uma delas.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

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