Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Construção de instrumento musical- clava

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir as clavas;

- Aprender a manusear o instrumento;

- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas:

MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602   

MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578 

Estratégias e recursos da aula

      Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.

Para a construção das clavas você precisará de:

a) um pedaço roliço de madeira de aproximadamente trinta centímetros (um cabo de vassoura velho lhe proverá material para cerca de três ou quatro pares de clavas. Outra possibilidade é usar bambu. Nesse caso, use um de, pelo menos, quatro centímetros de diâmetro);

b) tinta e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento;

c) serrote e lixa de madeira.

      Atividade 1 - Construção do instrumento   

      Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.

      Mostre o cabo de vassoura (ou outro pedaço roliço de madeira que você utilizar) e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.

      O vídeo que colocamos a seguir, pode ser utilizado como elemento instigador para os alunos compreenderem  a importância do reaproveitamento de materiais, da criatividade e do uso musical que se pode dar aos objetos:

       Stomp Out Loud - http://video.google.com/videoplay?docid=-9057077480420790091#  

      Distribua os pedaços de madeira de aproximadamente 30 cm. Dependendo da faixa etária com a qual você trabalhar, pode-se pedir para os próprios alunos cortarem os pedaços de madeira ao meio. Vá com o serrote até eles e faça o trabalho (ou deixe que eles mesmos cortem).

      Dê um pedaço de lixa para cada aluno retirar as imperfeições e as farpas dos lugares onde os cortes foram feitos (mais uma vez, pode ser necessário que você ajude).

      A parte "estrutural" do instrumento está finalizada. Agora você pode decidir sobre como e quando vai ornamentá-lo – se for o caso. Poderá ser em uma aula específica ou você também pode pedir para um(a) professor(a) de Artes Visuais da escola, por exemplo. Sua criatividade e a dos alunos será o limite para este trabalho, podendo utilizar tintas, adesivos, purpurina, cola colorida, etc. Outra possibilidade é colar pequenos pedaços de linha colorida nas pontas das clavas, o que causará um belo efeito visual quando forem tocadas.

      Atividade 2 - Apreciação analítica

      Mostre como as clavas, embora sejam instrumentos muito simples, são amplamente utilizadas em Música, especialmente nos estilos centro-americanos como rumba, salsa e cha-cha-cha. A seguir, colocamos alguns exemplos, mas você pode mostrar outros que julgar mais adequados:

     Tipos de rumba:

http://www.youtube.com/watch?v=-p64PlU25DU  

      Bolero:

http://www.youtube.com/watch?v=cyV8nI5QVxU 

      Peça para os alunos prestarem atenção no papel do instrumento dentro do arranjo. As clavas costumam atuar como solista ou como acompanhamento? Como eles definiriam a utilização das clavas? Rítmicas ou melódicas? Peça para eles prestarem atenção nos momentos em que as clavas param de tocar e nos momentos em que voltam. Promova uma discussão sobre os exemplos ouvidos.

      Atividade 3 - Utilizando o instrumento 

      Inicie mostrando a maneira de segurar as clavas. Deve-se segurar apenas as pontas do instrumento ou o som ficará muito abafado, “opaco” – a não ser, é claro, que a intenção seja essa. Podemos fazer muitos exercícios e atividades musicais com as clavas. Ofereceremos duas opções com dois níveis diferentes: um iniciante e um mais avançado.

      Antes converse com os alunos sobre pulsação e acompanhamento em Música (veja as aulas citadas em 'Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno').

      Opção 1 

            Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem as clavas marcando a pulsação.

      Opção 2 

      Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem as clavas marcando a pulsação. Por fim, cante com os alunos executando uma célula rítmica característica da canção escolhida. Dica: pode ser necessário pedir para metade da turma cantar, enquanto a outra toca (depois inverta as metades). Após isso, todos deverão tocar juntos.

Recursos Complementares

Artigo sobre clavas na Wikipedia (em inglês)

http://en.wikipedia.org/wiki/Claves 

Recursos Educacionais do MEC

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812 

Aprendendo a reciclar   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458 

Reciclagem de Materiais   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548 

Avaliação

a) Observe se os alunos construíram os instrumentos de forma satisfatória;

b) Observe se os alunos conseguiram executar as clavas adequadamente nas situações musicais que foram propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.