28/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
- Construir as clavas;
- Aprender a manusear o instrumento;
- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas:
MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.
Para a construção das clavas você precisará de:
a) um pedaço roliço de madeira de aproximadamente trinta centímetros (um cabo de vassoura velho lhe proverá material para cerca de três ou quatro pares de clavas. Outra possibilidade é usar bambu. Nesse caso, use um de, pelo menos, quatro centímetros de diâmetro);
b) tinta e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento;
c) serrote e lixa de madeira.
Atividade 1 - Construção do instrumento
Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.
Mostre o cabo de vassoura (ou outro pedaço roliço de madeira que você utilizar) e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.
O vídeo que colocamos a seguir, pode ser utilizado como elemento instigador para os alunos compreenderem a importância do reaproveitamento de materiais, da criatividade e do uso musical que se pode dar aos objetos:
Stomp Out Loud - http://video.google.com/videoplay?docid=-9057077480420790091#
Distribua os pedaços de madeira de aproximadamente 30 cm. Dependendo da faixa etária com a qual você trabalhar, pode-se pedir para os próprios alunos cortarem os pedaços de madeira ao meio. Vá com o serrote até eles e faça o trabalho (ou deixe que eles mesmos cortem).
Dê um pedaço de lixa para cada aluno retirar as imperfeições e as farpas dos lugares onde os cortes foram feitos (mais uma vez, pode ser necessário que você ajude).
A parte "estrutural" do instrumento está finalizada. Agora você pode decidir sobre como e quando vai ornamentá-lo – se for o caso. Poderá ser em uma aula específica ou você também pode pedir para um(a) professor(a) de Artes Visuais da escola, por exemplo. Sua criatividade e a dos alunos será o limite para este trabalho, podendo utilizar tintas, adesivos, purpurina, cola colorida, etc. Outra possibilidade é colar pequenos pedaços de linha colorida nas pontas das clavas, o que causará um belo efeito visual quando forem tocadas.
Atividade 2 - Apreciação analítica
Mostre como as clavas, embora sejam instrumentos muito simples, são amplamente utilizadas em Música, especialmente nos estilos centro-americanos como rumba, salsa e cha-cha-cha. A seguir, colocamos alguns exemplos, mas você pode mostrar outros que julgar mais adequados:
Tipos de rumba:
http://www.youtube.com/watch?v=-p64PlU25DU
Bolero:
http://www.youtube.com/watch?v=cyV8nI5QVxU
Peça para os alunos prestarem atenção no papel do instrumento dentro do arranjo. As clavas costumam atuar como solista ou como acompanhamento? Como eles definiriam a utilização das clavas? Rítmicas ou melódicas? Peça para eles prestarem atenção nos momentos em que as clavas param de tocar e nos momentos em que voltam. Promova uma discussão sobre os exemplos ouvidos.
Atividade 3 - Utilizando o instrumento
Inicie mostrando a maneira de segurar as clavas. Deve-se segurar apenas as pontas do instrumento ou o som ficará muito abafado, “opaco” – a não ser, é claro, que a intenção seja essa. Podemos fazer muitos exercícios e atividades musicais com as clavas. Ofereceremos duas opções com dois níveis diferentes: um iniciante e um mais avançado.
Antes converse com os alunos sobre pulsação e acompanhamento em Música (veja as aulas citadas em 'Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno').
Opção 1
Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem as clavas marcando a pulsação.
Opção 2
Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem as clavas marcando a pulsação. Por fim, cante com os alunos executando uma célula rítmica característica da canção escolhida. Dica: pode ser necessário pedir para metade da turma cantar, enquanto a outra toca (depois inverta as metades). Após isso, todos deverão tocar juntos.
Artigo sobre clavas na Wikipedia (em inglês)
http://en.wikipedia.org/wiki/Claves
Recursos Educacionais do MEC
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812
Aprendendo a reciclar
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458
Reciclagem de Materiais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548
a) Observe se os alunos construíram os instrumentos de forma satisfatória;
b) Observe se os alunos conseguiram executar as clavas adequadamente nas situações musicais que foram propostas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!