19/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
- Construir o reco-reco;
- Aprender a manusear o instrumento;
- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas:
MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.
Para construir o reco-reco você precisará de:
a) Uma lata de achocolatado em pó Toddy (a escolha desta marca é especificamente recomendada por possuir as estrias características do reco-reco);
Figura 1 - Pote de Toddy (imagem de nossa autoria)
b) Tintas e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento.
Atividade 1 - Construindo o instrumento
Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.
Mostre o pote de Toddy (ou outro recipiente que possua as mesmas características) e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.
Comece retirando o rótulo do pote. Certifique-se de que não sobre nenhum pedaço de papel ou de cola, porque isso pode prejudicar o som quando da execução do instrumento. Uma faca de cozinha poderá ser usada para raspar os restos de cola e papel.
A própria tampa do pote serve como baqueta para friccionar o instrumento. No entanto, você pode optar por usar uma baqueta de fato ou mesmo um corpo de caneta esferográfica velha sem carga.
Atividade 2 - Apreciação analítica
Apresente exemplos de peças musicais em que o reco-reco seja tocado. É comum encontrá-lo na música popular brasileira e centro-americana, além da música de concerto.
“Variações para piano e percussão típica brasileira” (Marlos Nobre) http://www.youtube.com/watch?v=flOPGS9d3zQ
"Macunaíma" (David Correa/Norival Reis) http://www.youtube.com/watch?v=UdWdUJ2CCD8
Peça aos alunos para prestarem atenção na maneira como o reco-reco é utilizado. Quais as diferenças de construção entre o instrumento do vídeo e o que foi feito por vocês? Que sensação sonora produz? Discuta com os alunos.
Atividade 3 - Utilizando o instrumento
Mostre aos alunos a maneira correta de manusear o instrumento: mão esquerda segurando o pote e mão direita segurando a tampa (inverta as mãos se o aluno for canhoto) que deverá friccionar o reco-reco para a frente (na direção oposta à do corpo do executante).
Passe a uma atividade de prática instrumental e performance. Você poderá utilizar o reco-reco na situação que quiser, com a música que quiser, mas ofereceremos duas opções com dois níveis diferentes: um iniciante e um mais avançado.
Antes converse com os alunos sobre pulsação e acompanhamento em música (veja as aulas citadas em 'Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno')
Opção 1
Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o reco-reco marcando a pulsação.
Opção 2
Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o reco-reco marcando a pulsação. Por fim, cante com os alunos executando uma célula rítmica característica da canção escolhida.
Dica: pode ser necessário pedir para metade da turma cantar, enquanto a outra toca (depois inverta as metades). Após isso, todos deverão tocar juntos.
Página de internet com informações sobre o reco-reco:
http://www.percussionista.com.br/instrumentos/reco-reco.html
Recursos Educacionais do MEC
"Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812
"Aprendendo a reciclar"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458
"Reciclagem de Materiais"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548
Avalie:
a) se o instrumento foi construído de maneira satisfatória.
b) se todos os alunos conseguiram realizar o exercício proposto com bom aproveitamento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!