Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Construção de instrumento musical - reco-reco

 

19/07/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir o reco-reco;

- Aprender a manusear o instrumento;

- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas:

MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602    

MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578 

Estratégias e recursos da aula

      Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.

      Para construir o reco-reco você precisará de:

      a) Uma lata de achocolatado em pó Toddy (a escolha desta marca é especificamente recomendada por possuir as estrias características do reco-reco);

Figura 1 - Pote de Toddy (imagem de nossa autoria)

      b) Tintas e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento.

      

      Atividade 1 - Construindo o instrumento

      Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.

      Mostre o pote de Toddy (ou outro recipiente que possua as mesmas características) e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.

      Comece retirando o rótulo do pote. Certifique-se de que não sobre nenhum pedaço de papel ou de cola, porque isso pode prejudicar o som quando da execução do instrumento. Uma faca de cozinha poderá ser usada para raspar os restos de cola e papel.

      A própria tampa do pote serve como baqueta para friccionar o instrumento. No entanto, você pode optar por usar uma baqueta de fato ou mesmo um corpo de caneta esferográfica velha sem carga.

      Atividade 2 - Apreciação analítica

      Apresente exemplos de peças musicais em que o reco-reco seja tocado. É comum encontrá-lo na música popular brasileira e centro-americana, além da música de concerto.

     “Variações para piano e percussão típica brasileira” (Marlos Nobre) http://www.youtube.com/watch?v=flOPGS9d3zQ 

     "Macunaíma" (David Correa/Norival Reis) http://www.youtube.com/watch?v=UdWdUJ2CCD8 

      Peça aos alunos para prestarem atenção na maneira como o reco-reco é utilizado. Quais as diferenças de construção entre o instrumento do vídeo e o que foi feito por vocês? Que sensação sonora produz? Discuta com os alunos.

      Atividade 3 - Utilizando o instrumento

      Mostre aos alunos a maneira correta de manusear o instrumento: mão esquerda segurando o pote e mão direita segurando a tampa (inverta as mãos se o aluno for canhoto) que deverá friccionar o reco-reco para a frente (na direção oposta à do corpo do executante).

      Passe a uma atividade de prática instrumental e performance. Você poderá utilizar o reco-reco na situação que quiser, com a música que quiser, mas ofereceremos duas opções com dois níveis diferentes: um iniciante e um mais avançado.

      Antes converse com os alunos sobre pulsação e acompanhamento em  música (veja as aulas citadas em 'Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno')

      Opção 1

     Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o reco-reco marcando a pulsação.

       

      Opção 2

      Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o reco-reco marcando a pulsação. Por fim, cante com os alunos executando uma célula rítmica característica da canção escolhida.

      Dica: pode ser necessário pedir para metade da turma cantar, enquanto a outra toca (depois inverta as metades). Após isso, todos deverão tocar juntos.  

      

Recursos Complementares

Página de internet com informações sobre o reco-reco:

http://www.percussionista.com.br/instrumentos/reco-reco.html 

Recursos Educacionais do MEC

"Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo"    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812   

"Aprendendo a reciclar"   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458   

"Reciclagem de Materiais"   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548  

Avaliação

Avalie:

a) se o instrumento foi construído de maneira satisfatória.

b) se todos os alunos conseguiram realizar o exercício proposto com bom aproveitamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.