Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Construção de instrumento musical - tambor de balão de aniversário

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir o tambor de balão de aniversário;

- Aprender a tocar o instrumento;

- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas:

MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602 

MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578     

Estratégias e recursos da aula

       Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.       

      Para construir o tambor de balão de aniversário você precisará de:

      a) Um tubo de papelão como o de papel-toalha ou o de papel higiênico. Também é possível utilizar tubos de outros materiais mais resistentes como PVC ou mesmo metal;

      b) Fita adesiva;

      c) Balão de aniversário (ou "bexiga", como também é conhecido);

      d) Um palito de picolé ou outra vareta do mesmo tamanho;

      e) Tintas e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento.

 Atividade 1 - Introdução e construção do instrumento

      Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta. Mostre o material que será utilizado e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.

      Converse sobre os muitos tipos de tambores que existem. Pergunte aos alunos se eles podem dar exemplos. Certamente surgirão alguns e você pode complementar com outros exemplos (veja o link "Tambor" em Recursos Complementares).  

      Mostre que todos partem do mesmo princípio: um corpo oco com uma membrana a ser percutida. Atente para o fato de que os tambores são encontrados em todas as partes do mundo, variando apenas o tamanho e o material de que são compostas suas partes.

      Então, diga que hoje vocês criarão seus próprios tambores para utilizarem nas aulas de Música.

      Se todos estiverem com o material à disposição, inicie o trabalho.

      1. Meça o diâmetro da boca do tubo e corte um pedaço redondo do balão com o diâmetro 6 cm (seis centímetros) maior que a medida anterior.

      2. Tape a boca do tubo com o pedaço de balão (sem esticá-lo muito para que não rasgue facilmente quando percutido) e prenda-o no tubo com bastante fita adesiva, desde o topo, passando pela extremidade do corte do balão.

      3. O tambor estará pronto para ser usado. O resultado será aproximadamente o da figura abaixo. Se você quiser, poderá enfeitá-lo com tinta, adesivos ou o que mais sua criatividade desejar. Separe uma aula para isso.

Figura 1 - Tambor de balão de aniversário (foto de nossa autoria)

      Atividade 2 - Apreciação analítica

      Passe a uma atividade de audição analítica. Mostre exemplos musicais que utilizem tambores de qualquer tipo. Peça para os alunos prestarem atenção na maneira como são tocados: com as mãos, com baquetas, com ambos, com escovas etc.

      Atente para o fato de que o tambor é encontrado em quase todas as culturas, em uma infinidade de estilos musicais.

      Colocamos os exemplos a seguir, mas você pode usar outros que julgar mais interessantes.

      Orquestra de tambores de Alagoas

      http://www.youtube.com/watch?v=5zFLjHrNkxo    

      Tambores Japoneses

      http://www.youtube.com/watch?v=Th5aRFYAYZE    

      Bateria

      http://www.youtube.com/watch?v=eLiUlGk9yj8  

      Peça para os alunos prestarem atenção na maneira como os tambores foram utilizados nos exemplos mostrados. Os sons são iguais? Qual a diferença entre os sons em cada exemplo? E o modo como são tocados? E a função de cada um nas peças musicais?

     Atividade 3 - Utilização do instrumento 

      Embora não sejamos capazes de executar alturas definidas no tambor, é possível conseguir sons diferentes no instrumento da seguinte forma:

      a) um som mais grave quando tocamos no centro da “pele”;

      b) um som mais agudo quando tocamos perto do corpo, da quina com o tubo.   

      Mostre estas possibilidades para os alunos e peça para eles experimentarem o instrumento das duas formas. Deixe que eles toquem livremente para adquirirem intimidade com o tambor.

      Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o tambor marcando a pulsação (veja a aula sobre pulsação em Conhecimentos Prévios). A seguir, você pode dificultar um pouco pedindo para eles tocarem variando o momento e o ponto da pele a ser tocado. Por exemplo, usando um compasso quaternário:

      1 (quina), 2 (centro), 3 (centro), 4 (centro)

      Você pode variar, mudando os pontos da pele onde o tambor será tocado e os tempos em que são tocados.   

      Se você contar com um grupo de alunos mais experientes musicalmente, tente executar uma célula rítmica enquanto os alunos cantam. A escolha da célula e sua adequação variarão de acordo com a peça selecionada (veja a aula sobre melodia e acompanhamento em Conhecimentos Prévios).

      Dica: pode ser necessário pedir para metade da turma cantar, enquanto a outra toca (depois inverta as metades). Após isso, todos deverão tocar juntos.

Recursos Complementares

Tambor na Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tambor 

Recursos Educacionais do MEC

Aprendendo com o artesanato (exemplo de tambor de crioula)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10291 

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812     

Aprendendo a reciclar   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458     

Reciclagem de Materiais   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548   

Avaliação

Avalie se:

 Os alunos construíram o tambor de maneira satisfatória;

 Os alunos tocaram o instrumento das duas maneiras pedidas e realizaram o exercício de performance proposto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.