Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Construção de instrumento musical – violão de caixa de sapato

 

19/07/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir o violão de caixa de sapato;

- Aprender a manusear o instrumento;

- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas:

 MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602    

MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578     

Estratégias e recursos da aula

     Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.

      Para construir o violão de caixa de sapato você precisará de:

      a) Uma caixa de sapato ou outra com aproximadamente o mesmo tamanho;

      b) Elásticos;

      c) Grampeador e tesoura;

      d) Tinta e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento.

      Atividade 1

      Construção do instrumento

      Inicie a aula cantando um pequeno fragmento musical. A seguir, cante a mesma coisa projetando a voz para dentro de uma caixa, vasilha ou lata. Pergunte o que aconteceu. Explique que as ondas sonoras entram na "caixa" e saem amplificadas. Os chamados instrumentos de cordas se utilizam desse princípio para fazer com que as vibrações das cordas sejam ouvidas.

      Explique que a família dos instrumentos de corda é muito extensa e que possui diferentes integrantes por inúmeros lugares do planeta - todos usando o mesmo princípio. Diga que o instrumento a ser construído hoje também pertence a essa família.

      Converse com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta. Mostre o material que será utilizado e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.   

      1. Começamos a construção fazendo um orifício na tampa da caixa. Esse orifício pode ser: redondo, oval ou quadrado. Enfim, de qualquer formato desde que ocupe, proporcionalmente, cerca de 10% (dez por cento) da tampa e esteja distante, aproximadamente, 5 cm (cinco centímetros) da extremidade. Peça aos alunos para desenharem a figura que será recortada para fazer o buraco do violão.

      O desenho abaixo mostra como deverá ser feito, caso o buraco seja oval.

Imagem 1  - "caixa de sapato vista por cima" (imagem de nossa autoria)

      2. Agora pegue o papelão que foi recortado (retirado para fazer a "boca" do violão). Dobre-o ao meio e, depois, dobre também suas bordas de cada lado, como mostra a figura abaixo.

Imagem 2  - "cavalete do violão" (imagem de nossa autoria)

      3. Pregue as abas no espaço de 5 cm (cinco centímetros) com o grampeador. Faça-o em diagonal para que cada corda produza um som de altura diferente.  

      4. Coloque dois ou mais elásticos passando por sobre o papelão e dando uma volta sobre a caixa.

Imagem 3  - "caixa de sapato com o cavalete e as cordas vista por cima" (imagem de nossa autoria)

      5. O instrumento está pronto.

      Atividade 2

      Apreciação analítica   

      Mostre aos alunos alguns vídeos ou imagens que possuam pessoas executando instrumentos de corda. Peça para os alunos atentarem para o fato de como as cordas são pressionadas em lugares diferentes para que soem notas mais graves ou mais agudas.

      Converse sobre os muitos instrumentos de cordas dedilhadas que existem e a maneira como funcionam. Pergunte sobre quais as principais diferenças entre o contrabaixo e o cavaquinho, por exemplo. O que acontece com o som do instrumento quando aumentamos o seu tamanho? Sugerimos os exemplos abaixo para serem exibidos em aula:

      Cavaquinho

      http://www.youtube.com/watch?v=fpxtRcpNG8A 

      Sitar

      http://www.youtube.com/watch?v=P85sDB0U274 

      Contrabaixo

      http://www.youtube.com/watch?v=_xIH70jndHA  

      Atividade 3

      Utilizando o instrumento

      Agora vamos tocar o nosso violão. Para conseguir uma melhor sonoridade ao tocar o instrumento, observe a maneira de segurar a caixa e a forma de tanger as cordas.

      Peça para os alunos segurarem a caixa com o braço esquerdo (como se estivesse acolhendo um bebê), com os elásticos para cima e o lado do cavalete para a direita, como se fosse um cavaquinho (vide o link do vídeo da Atividade 2).

      Quanto à forma de tanger as cordas, não deixe os alunos puxarem os elásticos para cima, fazendo com que batam na tampa da caixa, a não ser que você deseje esse efeito percussivo. Peça para eles usarem o dedo indicador em forma de pinça, puxando os elásticos para os lados. Isto será uma importante ação educativa para o caso dos alunos desejarem tocar violão um dia.      

      Quanto à afinação, não é nossa intenção trabalhar com o foco em alturas definidas, embora seja possível, mas o instrumento em questão não possibilitará uma afinação muito precisa e estável. Assim, indicamos um trabalho voltado para outros pontos, como ritmo, por exemplo.

      Exercício:

      Opção 1

      1 - Peça para os alunos empunharem o instrumento.

      2 - Escolha uma música qualquer - uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo - e peça para os alunos acompanharem no violão tocando livremente junto com a pulsação.

      3 - Quando todos já estiverem conseguindo fazê-lo, peça para os alunos cantarem ao mesmo tempo. Se encontrarem dificuldade, peça para metade dos alunos cantarem enquanto a outra metade toca. Depois inverta. Após isso, tente novamente.

       Opção 2

      Quando os alunos já tiverem certa familiaridade com a execução do instrumento, divida a turma em pequenos grupos de até quatro pessoas e peça para eles comporem um fragmento musical para ser tocado como acompanhamento da canção. Visite-os durante o trabalho para ajudar no que for necessário. Provoque-os a tocar partes diferentes, sejam consecutivas ou concomitantes.

      Ao final, os trabalhos devem ser apresentados para a turma. Discuta depois com todos os alunos sobre as performances.     

Recursos Complementares

Recursos Educacionais do MEC

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812 

Aprendendo a reciclar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458 

Reciclagem de Materiais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548 

Avaliação

Avalie:

1 - se os alunos construíram o instrumento de maneira adequada;

2 - se os alunos conseguiram tocar o instrumento de maneira satisfatória durante os exercícios.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • RAYANE DE SOUSA , JARDIM DE INFANCIA 116 DE SANTA MARIA DF , Distrito Federal - disse:
    RAY_ANNY22@YAHOO.COM.BR

    21/06/2012

    Cinco estrelas

    MTO INTERESSANTE A INICIATIVA DESTE PROFESSOR, A EXPOSIÇÃO DO CONTEUDO ESTA OTIMA. PARABENS !


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.