19/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
- Construir o violão de caixa de sapato;
- Aprender a manusear o instrumento;
- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas:
MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.
Para construir o violão de caixa de sapato você precisará de:
a) Uma caixa de sapato ou outra com aproximadamente o mesmo tamanho;
b) Elásticos;
c) Grampeador e tesoura;
d) Tinta e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento.
Construção do instrumento
Inicie a aula cantando um pequeno fragmento musical. A seguir, cante a mesma coisa projetando a voz para dentro de uma caixa, vasilha ou lata. Pergunte o que aconteceu. Explique que as ondas sonoras entram na "caixa" e saem amplificadas. Os chamados instrumentos de cordas se utilizam desse princípio para fazer com que as vibrações das cordas sejam ouvidas.
Explique que a família dos instrumentos de corda é muito extensa e que possui diferentes integrantes por inúmeros lugares do planeta - todos usando o mesmo princípio. Diga que o instrumento a ser construído hoje também pertence a essa família.
Converse com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta. Mostre o material que será utilizado e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.
1. Começamos a construção fazendo um orifício na tampa da caixa. Esse orifício pode ser: redondo, oval ou quadrado. Enfim, de qualquer formato desde que ocupe, proporcionalmente, cerca de 10% (dez por cento) da tampa e esteja distante, aproximadamente, 5 cm (cinco centímetros) da extremidade. Peça aos alunos para desenharem a figura que será recortada para fazer o buraco do violão.
O desenho abaixo mostra como deverá ser feito, caso o buraco seja oval.
Imagem 1 - "caixa de sapato vista por cima" (imagem de nossa autoria)
2. Agora pegue o papelão que foi recortado (retirado para fazer a "boca" do violão). Dobre-o ao meio e, depois, dobre também suas bordas de cada lado, como mostra a figura abaixo.
Imagem 2 - "cavalete do violão" (imagem de nossa autoria)
3. Pregue as abas no espaço de 5 cm (cinco centímetros) com o grampeador. Faça-o em diagonal para que cada corda produza um som de altura diferente.
4. Coloque dois ou mais elásticos passando por sobre o papelão e dando uma volta sobre a caixa.
Imagem 3 - "caixa de sapato com o cavalete e as cordas vista por cima" (imagem de nossa autoria)
5. O instrumento está pronto.
Apreciação analítica
Mostre aos alunos alguns vídeos ou imagens que possuam pessoas executando instrumentos de corda. Peça para os alunos atentarem para o fato de como as cordas são pressionadas em lugares diferentes para que soem notas mais graves ou mais agudas.
Converse sobre os muitos instrumentos de cordas dedilhadas que existem e a maneira como funcionam. Pergunte sobre quais as principais diferenças entre o contrabaixo e o cavaquinho, por exemplo. O que acontece com o som do instrumento quando aumentamos o seu tamanho? Sugerimos os exemplos abaixo para serem exibidos em aula:
Cavaquinho
http://www.youtube.com/watch?v=fpxtRcpNG8A
Sitar
http://www.youtube.com/watch?v=P85sDB0U274
Contrabaixo
http://www.youtube.com/watch?v=_xIH70jndHA
Utilizando o instrumento
Agora vamos tocar o nosso violão. Para conseguir uma melhor sonoridade ao tocar o instrumento, observe a maneira de segurar a caixa e a forma de tanger as cordas.
Peça para os alunos segurarem a caixa com o braço esquerdo (como se estivesse acolhendo um bebê), com os elásticos para cima e o lado do cavalete para a direita, como se fosse um cavaquinho (vide o link do vídeo da Atividade 2).
Quanto à forma de tanger as cordas, não deixe os alunos puxarem os elásticos para cima, fazendo com que batam na tampa da caixa, a não ser que você deseje esse efeito percussivo. Peça para eles usarem o dedo indicador em forma de pinça, puxando os elásticos para os lados. Isto será uma importante ação educativa para o caso dos alunos desejarem tocar violão um dia.
Quanto à afinação, não é nossa intenção trabalhar com o foco em alturas definidas, embora seja possível, mas o instrumento em questão não possibilitará uma afinação muito precisa e estável. Assim, indicamos um trabalho voltado para outros pontos, como ritmo, por exemplo.
Exercício:
Opção 1
1 - Peça para os alunos empunharem o instrumento.
2 - Escolha uma música qualquer - uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo - e peça para os alunos acompanharem no violão tocando livremente junto com a pulsação.
3 - Quando todos já estiverem conseguindo fazê-lo, peça para os alunos cantarem ao mesmo tempo. Se encontrarem dificuldade, peça para metade dos alunos cantarem enquanto a outra metade toca. Depois inverta. Após isso, tente novamente.
Opção 2
Quando os alunos já tiverem certa familiaridade com a execução do instrumento, divida a turma em pequenos grupos de até quatro pessoas e peça para eles comporem um fragmento musical para ser tocado como acompanhamento da canção. Visite-os durante o trabalho para ajudar no que for necessário. Provoque-os a tocar partes diferentes, sejam consecutivas ou concomitantes.
Ao final, os trabalhos devem ser apresentados para a turma. Discuta depois com todos os alunos sobre as performances.
Recursos Educacionais do MEC
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812
Aprendendo a reciclar
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458
Reciclagem de Materiais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548
Avalie:
1 - se os alunos construíram o instrumento de maneira adequada;
2 - se os alunos conseguiram tocar o instrumento de maneira satisfatória durante os exercícios.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2012
Cinco estrelasMTO INTERESSANTE A INICIATIVA DESTE PROFESSOR, A EXPOSIÇÃO DO CONTEUDO ESTA OTIMA. PARABENS !