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MÚSICA: Construção de instrumento musical – garrafa de vidro ("garrafone").

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
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RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir o "garrafone";

- Aprender a tocar o instrumento;

- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas:

MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602    

MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578

Estratégias e recursos da aula

      Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.

      Para construir um "garrafone" você precisará de:

a) Algumas garrafas de vidro, de preferência, transparentes (nós indicaríamos a utilização de cinco ou sete garrafas, visando ao trabalho com escalas pentatônicas ou diatônicas);

b) Uma caneta esferográfica (apenas a parte de fora, sem a carga) ou uma vareta de madeira com diâmetro e comprimento similar;

c) Anilina ou tintas de cores diferentes (opcional).   

Atividade 1

Introdução e Audição analítica

      Os "garrafones", da maneira como pretendemos trabalhar nesta aula,  pertencem a uma família de instrumentos chamados de idiofones. A principal característica deles é o fato do som ser produzido pelo corpo inteiro do instrumento, e não por uma parte específica, como as cordas de um violão ou a pele de um tambor. É o mesmo caso de instrumentos de percussão, tais como: o prato e o agogô. A diferença é que o "garrafone" produz alturas definidas. Mostre exemplos de instrumentos que funcionam de maneira semelhante, tais como: o metalofone, a marimba e o xilofone. Abaixo estão alguns exemplos que você poderá utilizar em sala de aula:

Brasileirinho estilizado

http://www.youtube.com/watch?v=sNIK_1UDcvU    

Orquestra de garrafas

http://www.youtube.com/watch?v=Lbnk-YmmlbY    

Mozart no patins Mozart's Symphony No. 40

http://www.youtube.com/watch?v=KePjkCySBCs                

      Peça aos alunos para analisarem os instrumentos dos exemplos e tentarem descobrir por qual princípio eles fazem as alturas diferentes soar: no caso do "Brasileirinho", são as diferentes quantidades de água e algumas garrafas de tamanho e formato diferentes; no caso da "Orquestra de garrafas", garrafas de diferentes tamanhos são assopradas e percutidas; no caso da sinfonia no. 40 de Mozart, um patinador percute as garrafas previamente afinadas e organizadas para que soem como a peça em questão.

      Atividade 2

      Construindo o instrumento

      Comece conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.

      Mostre o material que será utilizado e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.             

      Inicie afinando as garrafas com água. A escolha das notas variará de acordo com a maneira como você utilizar o "garrafone" – no nosso exemplo utilizaremos uma escala de dó maior. Tenha perto de você um instrumento de altura definida que dê uma referência de afinação - um teclado, um diapasão ou mesmo um afinador eletrônico são boas opções.

      1. Disponha as sete garrafas em frente a você e a cada aluno. Bata com a baqueta (parte de fora da caneta esferográfica ou a vareta de madeira) na garrafa vazia e descubra, com auxílio do instrumento-referência, que nota a garrafa produz. Vá colocando água, “tocando a garrafa” e o instrumento-referência até atingir a nota dó. Marque, com um pincel ou marcador permanente, o lugar exato do nível da água.       

      2. As próximas notas sempre terão um pouco mais de água que a garrafa anterior. Repita o procedimento até conseguir a escala com as sete garrafas. Adote o sentido grave-agudo indo da esquerda para a direita (como na maioria dos instrumentos convencionais).            

      3. Se você optar por usar anilina, despeje um pouco em cada garrafa, sempre variando a cor, ou esvazie as garrafas e pinte-as. Combine um código com os alunos para que todos tenham um instrumento padronizado e seja mais fácil fazer referência à relação nota-garrafa no futuro.            

      4. Seu "garrafone" está pronto.

      Atividade 3

      Utilizando o instrumento

      Agora vamos tocar o nosso "garrafone". Há uma grande quantidade de exercícios que você pode adotar para trabalhar com o instrumento. O exemplo que vamos dar a seguir é apenas uma dica, mas você pode e deve se sentir livre para adotar o caminho que julgar mais adequado a seus objetivos.

      Primeiro vamos conhecer o instrumento. Organize essa exploração:

      1. Determine uma pulsação. Opte por um andamento lento para não criar dificuldades técnicas.

      2. Peça para os alunos tocarem uma nota por pulso, da mais grave até a mais aguda (da esquerda para a direita, portanto) e depois fazerem o caminho inverso.

      3. Agora divida a turma em dois grupos: um irá fazer exatamente o que foi feito no passo 2, enquanto o outro fará o caminho inverso, começando no agudo, passando pelas notas graves e voltando ao ponto inicial. Ao fim, pergunte aos alunos o que aconteceu e qual a sensação produzida.   

      Agora escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. O objetivo será fazer com que alguns alunos da turma cantem a melodia e os outros executem um acompanhamento no "garrafone".

      Você tem duas opções: pedir para os “garrafonistas” executarem um ostinato (leia em Recursos Complementares) que servirá como base para o canto ou pedir para eles executarem a nota fundamental do acorde de cada momento – e mais uma vez vai a dica para se tomar o cuidado de não escolher uma canção muito complexa, com mudanças excessivas de acordes. É necessário também que o instrumento possua as notas necessárias para executar tanto o ostinato criado quanto as fundamentais dos acordes (podendo haver a escolha por outras notas que não as fundamentais para facilitar o trabalho).

 

Recursos Complementares

Recursos complementares do MEC

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812 

Aprendendo a reciclar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458 

Reciclagem de Materiais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548 

Verbetes da Wikipédia:

Idiofone

http://pt.wikipedia.org/wiki/Idiofone 

Ostinato

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato 

Aulas do Portal do Professor

Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 01

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13736    

Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 02     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13737 

Avaliação

1) Observe se o garrafone foi construído de maneira satisfatória;

2) Observe se os alunos conseguiram tocar o instrumento de forma satisfátória.

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