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Corpo Humano: Digestão

 

24/08/2012

Autor e Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;

2. Conhecer o processo envolvido na digestão dos alimentos;

3. Conhecer e compreende a função dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos;

4. Conhecer e compreender a função dos dentes no processo de digestão e a importância de cuidarmos bem deles;

5. Conhecer a estrutura e a organização da pirâmide alimentar;

6. Reconhecer a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para a manutenção do funcionamento do corpo;

7. Estimular o autoconhecimento;

8. Desenvolver e ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
5 dias, com 50 minutos, diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: POR QUE PRECISAMOS COMER?

1. O professor iniciará a aula com um debate sobre alguns aspectos relacionados à alimentação diária e por que precisamos nos alimentar.

* Como sugestão, o professor poderá questiona-lhes:

- Quando vocês nasceram como é que se alimentavam? (Com o leite da mamãe).

- Por que vocês só mamavam/bebiam leite? (Não possuíam dentes).

- Que animais vocês conhecem, que ao nascerem também mamam?

- Alguém poderia dizer como se chamam os animais que se alimentam do leite da mãe?

- Depois vocês cresceram. Alguns dentes começaram a nascer. Que alimentos vocês puderam a comer? (Alimentos moles ou amassados e papinhas para bebê).

- Agora já estão maiores e com dentes fortes. O que vocês costumam comer?

- Para que precisamos nos alimentar?

- O que acontece quando pomos a comida em nossa boca?

- Quem ajuda a triturar os alimentos?

- O que acontece com os alimentos depois que os mastigamos? Para onde vão?

- O que são as fezes/o coco e a urina/o xixi?

- Além de nós, vocês conhecem outros seres se alimentam? Como os animais se alimentam?

- As plantas se alimentam? Como?

- Todos os animais comem os mesmos alimentos?

- Como é o nome dos animais que só comem carne? E daqueles que só comem vegetais/plantas?

- Alguém gostaria de falar um animal que é carnívoro? E um herbívoro?

- Há animais que se alimentam de carne e vegetais?

- Nós, seres humanos, somos carnívoros, herbívoros ou onívoros?

 

* Sobre alimentação das plantas, o professor poderá consultar:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21474

 

2. Ao final do debate, realizará a leitura do livro: Eu me alimento, de Mandy Suhr e Mike Gordon (Editora Scipione), de modo a esclarecer algumas das questões acima e dúvidas surgidas durante a discussão.

 

Fonte: Editora Scipione

 

3. Para ilustrar o que ocorre quando colocamos a comida em nossa boca, ou seja, como ocorre o processo de digestão da comida, o professor poderá utilizar o infográfico:

* Disponível em:

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv1.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2067

 

* É importante que na explicação do professor, seja usada a nomenclatura correta, os nomes científicos dos órgãos do corpo: faringe, esôfago, estômago etc.

* Dicas sobre como ensinar o corpo humano, estão disponíveis em:http:// http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/como-ensinar-corpo-humano-660452.shtml

 

4. Caso o professor tenha uma réplica do corpo humano (esqueleto com os órgãos), também poderá apresentar para classe, de modo que os alunos possam melhor visualizar o processo e apreender melhor os conceitos trabalhados.

 

5. O professor apresentará o filme: Uma aventura pelo corpo humano: digestão.

* Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=yVPsGNxa6z4

http://www.youtube.com/watch?v=o_zGcL7VCpQ

http://www.youtube.com/watch?v=zX06oq7kCNk

 

* Filme relacionado ao tema que o professor poderá utilizar: Osmosis Jones.

Fonte: Warner Bros

 

Direção: Bobby Farrelly, Peter Farrelly

Roteiro: Marc Hyman

Gênero: Animação, Comédia

Origem: Estados Unidos

Duração: 95 minutos

Tipo: Longa metragem

 

* Informações sobre o filme: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/osmose-jones-retrata-funcionamento-sistemas-digestorio-imunologico-nervoso-639681.shtml

 

5. De modo a possibilitar que os alunos compreendam o movimento peristáltico realizado pelos músculos do esôfago, quando engolimos um alimento, o professor poderá realizar o seguinte experimento:

 

Experimento 1: O movimento da digestão

Objetivo:

- Compreender o movimento peristáltico realizado pelos músculos do esôfago, quando engolimos um alimento.

 

Material:

- 1 Meia fina de seda;

- 1 bolinha de isopor ou de tênis;

- Pacotes de bolacha.

 

Procedimento:

1. Distribua uma bolacha para cada aluno da sala, solicitando que ao comerem coloquem a mão no pescoço e observem o que acontece. Ao engolir a bolacha, os alunos sentirão o movimento peristáltico produzido pelos músculos do esôfago;

2. Explique aos alunos que a bolinha de isopor/tênis representará a comida que ingerimos e a meia de seda, o esôfago (órgão que liga a faringe ao estômago);

3. Introduza a bolinha (representação da comida) dentro da meia de seda, fazendo-a deslizar com os dedos pela meia de seda.

Resultado:

Os músculos do esôfago se contraem de forma parecida com o movimento realizado pelos dedos, para levar o alimento até o estômago. Esses movimentos são característicos de todos os órgãos do sistema digestório.

 

6. Ao final, o professor realizará o seguinte experimento:

Experimento 2: O caminho que a comida percorre dentro do meu corpo

Objetivo:

- Compreender o caminho que o alimento percorre no corpo humano.

 

Material:

- Papel kraft;

- Fita crepe;

- Caneta

- Desenho dos órgãos do corpo envolvidos na digestão, em “tamanho real” (próximos de uma criança), em papéis color set coloridos;

 

Procedimento:

1. Divida a sala em grupos de quatro alunos;

2. Cada grupo receberá uma folha de papel kraft. Esta deverá ter o tamanho suficiente para que uma das crianças de cada grupo tenha seu corpo contornado nele;

3. Pregue com a fita crepe o papel kraft na parede;

4. O grupo deverá eleger um dos membros para desenhar o contorno de seu corpo no papel pregado à parede. Para isso deverá posicionar-se de costas, enquanto o outro realiza o contorno;

5. Entregue um conjunto de ilustrações, recortadas de papel colorido, dos órgãos do corpo envolvidos na digestão para cada grupo;

6. Solicite aos alunos que colem os órgãos da digestão na posição correta.

 

Resultado:

Os desenhos deverão ser observados e debatidos com a classe, verificando-se suas posições corretas e as funções de cada um dos órgãos no processo de digestão dos alimentos.

 

 

ATIVIDADE 2: DENTES

1. O professor iniciará a aula com a leitura do livro: Notícia na rua dos dentes de leite, de Anna Russelmann, Editora Ática.

 

Fonte: Editora Ática.

 

2. Ao fim da história, o professor realizará com a classe um debate sobre o livro. Para isso poderá questiona-lhes:

- Sobre o que fala o livro?

- Onde se passa a história?

- Quem são Hacky e Dicky?

- Qual o seu trabalho que realizam?

- Qual é o tesouro que Hacky guardava em seu baú?

- Onde Hacky conseguia os cristais de açúcar?

- De que alimentos vinham os cristais de açúcar?

- O que Dicky e Hacky queriam construir?

- Onde eram feitas estas construções?

- Que coisa estranha certamente aconteceu?

- O que fizeram os policiais da Poliden?

- O que faziam com os pedacinhos de doce e restos de comida que encontravam?

- O que acontece quando a cárie incomoda o nervo abaixo do dente?

- Quem estava utilizando a “luz”, o “gancho”?

- O que fez o dentista?

- O que aconteceu com Hacky e Dicky?

 

3. No momento posterior, o professor questionará os alunos acerca da função no processo de digestão dos alimentos; realizando em seguida o seguinte experimento:

 

Experimento 3: Para que servem os dentes?

Objetivo:

- Compreender a função dos dentes no processo de digestão do corpo humano.

 

Material:

- 2 copos de água;

- 2 comprimidos efervescentes;

- Amassador de tempero ou de limão;

- Guardanapo.

 

Procedimento:

1. Em um guardanapo, coloque um dos comprimidos, triturando-o com um amassador de tempero;

2. Despeje simultaneamente o comprimido triturado em um dos copos d’água e o comprimido inteiro no outro;

3. Observe o que acontece.


Resultado:

O comprimido triturado dissolverá mais rápido. Isso significa que no processo de digestão, quanto menores forem os pedações de alimento, mais rapidamente seus nutrientes serão absorvidos pelo organismo, daí a importância dos dentes para que os alimentos sejam triturados em pedaços menores.

 

4. Compreendida a função dos dentes e da mastigação, o professor, em uma roda de conversa, discutirá com a classe acerca da especificidade de cada dente (cortar, triturar, rasgar, amassar etc.), características (longo, chatos, finos, grossos etc.) e diferença de dentição entre os animais (herbívoros, carnívoros, onívoros), por que os animais possuem dentes diferentes, qual a relação entre os dentes e a alimentação desses animais etc. Para isso o professor poderá apresentar ao grupo fotos e vídeos relativos à dentição de vários animais.

 

* Informações sobre esse tema estão disponíveis em:

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/246/o-dente-adequado-para-cada-um/?searchterm=o%20dente%20adequado

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21108

 

VÍDEOS:

- Evolução: Mandíbulas:

http://www.youtube.com/watch?v=lTjfky8gUGM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=V3l6AAuxQQc&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=Mxp5pZo9mlw&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=jbeEyf6N4no&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=YK6d29ZMEew&feature=relmfu

 

5. O professor, então, discutirá com a classe sobre:

- As duas dentições características do ser humano (de leite e a permanente);

- Por que recebem estes nomes;

- A importância da saúde bucal;

- Os cuidados que devemos ter para com os dentes;

- As dificuldades de digerir alimentos se ficarmos sem os dentes;

- O incômodo das cáries;

- O que precisamos para ter dentes saudáveis;

- Os alimentos que fazem mal aos nossos dentes etc..

 

*Diferente dos tubarões, que têm a capacidade de reposição de seus dentes durante toda a vida, nós, seres humanos, após o nascimento da primeira dentição, só podemos trocar de dentes uma vez, quando nascem os dentes permanentes. Assim ficamos com eles por toda a vida e devemos cuidar bem deles.

 

6. Para esta atividade, o professor deverá desenhar e recortar, do tamanho de uma cartolina, dois dentes: o dente saudável e o dente doente/com cárie, identificando-os em forma de desenhos. O dente saudável poderá ter um sorriso, enquanto o dente doente: cáries, placas bacterianas e uma expressão triste.  Em seguida, pedirá aos alunos que recortem de revistas e jornais: alimentos (frutas, verduras, legumes etc.) e produtos (pasta de dente, fio dental, antisséptico bucal, consulta periódica ao dentista etc.) que ajudam na saúde e bem estar do dente e alimentos que provocam seu adoecimento (surgimento de cáries, placas bacterianas etc.), como balas, chicletes, refrigerantes, doces etc. colando nos respectivos dentes feitos de cartolina (saudável e o doente).

 

8. O professor também poderá construir com a sala, dentes de garrafas pet, montando posteriormente um teatro da história acima ou de outra de sua preferência, e mesmo, criar com os alunos uma história com os conhecimentos adquiridos. Também poderá modelar com massa de modelar, alimentos que fazem bem para os dentes e que o prejudicam.

 

* Para a construção dos dentes de garrafas pet, poderá consultar:

http://pescvargemgrandepta.blogspot.com.br/2012/07/sugestao-de-atividade-dente.html

http://www.pragentemiuda.org/2011/10/dentes-e-bocao-com-garrafa-pet.html

 

* Literatura infantil sobre o tema: dentes.

MACGUIRE, Leslie; PIDGEON, Jean. Vamos escovar os dentes? Editora Salamandra.

PARK, Louise; ROWE, Jeannette. Coleção gatinha esperta: dentes. Editora Ciranda Cultural.

GOMES, Jaqueline. A festa dos dentes. Editora: Gaudi Editorial, 2009.

SIRETT, Dawn. Escovando meus dentes! Editora Zastras.

ODRIOZOLA, Beatriz. Vamos escovar os dentes. Editora: Leitura.

MACHADO, Angelo. Dente. Coleção gente tem, bicho também. Editora Nova Fronteira.

CHILD, Lauren. Eu não quero que meu dente mole caia nunca, nunquinha. Coleção Charlie e Lola. Editora

VIANA, Vivina de Assis. Meu dente caiu! Editora Casa de Livros.

JOLY, Funny. Quem tem medo de dentista. Coleção quem tem medo. Editora Scipione.

ROCHA, Ruth. Será que vai doer? Editora Salamandra.

GUILLE, Gill. Bia, a fada dos dentes. Girassol.

DANN, Penny. Fada do dente: A bolsa da fada do dente. Editora Melhoramentos.

RIBEIRO, Maria Inês; RUIZ, Doris Rocha. O troca-troca dos dentes. Editora Santos.

FRAZÃO, Marcia. Ametista, a fada que era dentista. Editora. Cosac Naify.

 ALCÂNTARA, Ivan. Eu adoro os meus dentes: conversando sobre higiene. Coleção o futuro cidadão. Editora Escala Educacional.

ALTENFELDER, Luciana. Léo está com dor de dente. Editora: Quinteto Editorial.

CARRASCO, Walcyr. O jacaré com dor de dente. Editora: Lazuli, 2008.

CIRANDA CULTURAL. A dor de dente de Tito. Editora: Ciranda Cultural, 2009.

TERRA, Ana. E o dente ainda doía. Editora: DCL, 2012.

COUTO, João Luiz do. O Elefante que não sabia escovar os dentes. Editora: Giostri, 2009.

 

7. Para finalizar esta etapa, o professor apresentará o vídeo: Era uma vez o corpo humano: a boca e os dentes, Planeta DeAgostini.

* Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=3J24v6QXmOM

http://www.youtube.com/watch?v=vZQX7X_osgQ&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=vZQX7X_osgQ&feature=fvwrel

 

* Outros materiais que podem ser utilizados em aula:

VÍDEO:

- Como escovar os dentes, Parte 1 e 2:

* Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=bSXbBJ1ZrlQ

http://www.youtube.com/watch?v=CnbG0Sj919M

- Caillou e a fada dos dentes:

* Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=wS9Y4xvPrkw&feature=related

 

MÚSICAS:

- Ratinho escovando os dentes, Castelo Rá-tim-bum:

http://www.youtube.com/watch?v=rtQA6hcW5kQ&feature=related

- Escolinha de música 4 – Lavar os dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=nl_dTKfbgAc

- Lavar os dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=Xtc6pQBNS8o

- Meus dentinhos e eu:

http://www.youtube.com/watch?v=jqWVJyL8IiY&feature=related

- Meus dentinhos, música infantil:

http://www.youtube.com/watch?v=f9XqXEyxTDc&feature=related

 

ANIMAÇÃO:

- Doki descobre os dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=rtQA6hcW5kQ&feature=related

- Lavar os dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=at7944EaqnI

- Missão saúde bucal:

http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g&feature=related

- A lenda do reino dos dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=aAuTx-fpiiI&feature=related

- Escovinha:

http://www.youtube.com/watch?v=TrmAD8KroQk&feature=related

- Sid o cientista: quero bolo:

http://www.youtube.com/watch?v=WUnig_lAjF8&feature=related

- O rei Cárie:

http://www.youtube.com/watch?v=dXpFNb_gDKc&feature=related

- Dr. Dentuço e a lenda do reino do dente: 10 episódios

http://www.colgate.com.br/app/PDP/MundodaCrianca/BR/Multimidia/Multimidia1.cvsp

 

 

ATIVIDADE 3: ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA UM CORPO SAUDÁVEL

1. O professor iniciará a aula realizando a leitura do livro: Verdura? Não! Aprendendo sobre nutrição. Claire Llewellyn e Mike Gordon. Editora Scipione.

 

Fonte: Editora Scipione.

 

2. Realizará, então, uma discussão sobre o livro, questionando a classe sobre:

- Sobre o que fala o livro?

- Dos alimentos que aparecem na história, quais vocês mais gostam?

- Há algum desses alimentos que vocês não gostam de comer? Por que?

- É importante comer bem? Mas o que é comer bem? É comer muito ou ter uma alimentação balanceada, com a ingestão de uma variedade de alimentos necessários ao bom funcionamento do nosso organismo?

- Por que é importante termos uma alimentação saudável?

- O que é uma alimentação saudável?

- Quais tipos de alimentos devem ser consumidos para mantermos nosso corpo saudável?

- Quais alimentos devem ser evitados?

- O que acontece se comermos apenas aquilo que gostamos: batata frita, chocolate, bala, hambúrguer, pizza etc.?

 

3. Os alunos, então, realizarão uma pesquisa em casa sobre os horários de suas refeições e os alimentos que consomem. Para isso receberão uma folha de papel de tamanho A4, conforme o modelo abaixo, para que registrem as informações em forma de desenhos.

 

CAFÉ DA MANHÃ

HORÁRIO:_______

 

 

 

 

LANCHE DA TARDE

HORÁRIO:_______

 

 

 

 

LANCHE DA MANHÃ

HORÁRIO:_______

 

 

 

 

JANTAR

HORÁRIO:_______

 

 

 

 

ALMOÇO

HORÁRIO:_______

 

 

 

 

ANTES DE DORMIR

HORÁRIO:_______

 

 

 

 

 

 

4. Na aula seguinte o professor construirá com a classe uma pirâmide alimentar. Para isso deverá levar, já pronto: uma pirâmide, dividida de acordo com as categorias alimentares, e alimentos confeccionados com EVA. Para introduzir o assunto deverá realizar um debate acerca:

- O que é uma pirâmide alimentar?

- O que ela representa?

- Como e por que os alimentos são distribuídos dessa forma?

- Quais alimentos compõem cada categoria?

- Como sabemos a quantidade de ingestão de alimentos a partir da observação da pirâmide alimentar?

- Que tipo de alimento deve ser ingerido com mais frequência?

- Quais alimentos devem ser ingeridos com menor frequência?

- Quais alimentos devem ser ingeridos esporadicamente?

- Quais as consequências do consumo de certos alimentos, como a gorduras e açúcares para o nosso organismo.

 

* Realizada a discussão, mãos a obra! O professor, junto com classe, deverá classificar e distribuir, segundo as categorias alimentares (energéticos, reguladores, construtores/proteínas, gorduras/açúcares), os alimentos representados em EVA na pirâmide alimentar.

 

5. Após a montagem com a classe da pirâmide alimentar, distribua aos alunos pratinhos descartáveis, solicitando-lhes que montem um prato com os alimentos que costumam comer. Com base no que foi aprendido com a pirâmide alimentar, discuta com eles se os alimentos que escolheram correspondem a uma alimentação saudável.

 

6. Em seguida, repita o procedimento acima, só que desta vez o professor solicitará que os alunos montem um prato saudável, ou seja, com alimentos variados e segundo a indicação de consumo da pirâmide alimentar.

 

7. O professor poderá confeccionar também um cartaz com a classe com os alimentos saudáveis, contendo os alimentos que devem ser ingeridos com mais frequência, com menor frequência e esporadicamente.

 

8. O professor realizará com a classe uma degustação de saladas cruas, para isso poderá cortar ou ralar: alface, beterraba, cenoura, rúcula, rabanete, tomate, repolho etc.. Também poderão preparar um molho com azeite, limão, manjericão ou orégano e um pouquinho de sal. É importante que o professor discuta com a classe a categoria, função e importância de cada um desses ingredientes para o nosso organismo.

 

9. Outra atividade com alimentos que poderá ser feita é a montagem de espetinhos e frutas e degustação. O professor apresentará à classe várias frutas, já cortadas, de modo que montem seus espetinhos e experimentem frutas diferentes daquelas que  estão acostumadas. Antes, porém, não deve se esquecer de pedir aos alunos que lavem suas mãos, explicando a importância desta ação para a preparação dos alimentos e consumo das refeições.

 

10. O professor poderá fazer uma oficina de sucos, apresentando a classe uma variedade de frutas, de modo que manuseiem, sintam o cheiro de suas cascas, observem o seu formato, suas especificidades etc.. Em seguida poderão fazer suco com as frutas e inventar seus próprios sabores, misturando com outras frutas e leite.

 

11. Outra sugestão de atividade que o professor poderá trabalhar com a classe é a leitura e criação de poesias relacionadas ao tema, na qual o professor servirá de escriba para a classe, ou após a leitura destas, os alunos farão ilustrações para representá-las .

* Para isso indicamos os livros:

- JOSÉ, Elias. Poesia é fruta doce e gostosa. Editora FTD.

- OBEID, César. Rimas saborosas. Editora Moderna.

 

12. Para finalizar, o professor poderá contar a história: Alimentação: Por que não podemos comer só batata frita? De Françoise Rastoin-Faugeron e Benjamin Chau. Editora Ática.

 

Fonte: Editora Ática.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A PIRÂMIDE ALIMENTAR:

* Disponível em:

http://www.colegioicj.com.br/noticias_ver.php?id=131

http://www.meubolsoemdia.com.br/dica/saude/equilibrio-na-alimentacao-e-no-bolso

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/culinaria-cientifica-503105.shtml

 

MÚSICAS:

- Para ter muita saúde:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=taU0_Y0QaTw

- Rock das frutas:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50&feature=related

- Pomar, Palavra Cantada:

* Disponível em:http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/

 

LIVROS INFANTIS:

CHILD, Lauren. Charles e Lola: eu nunca vou comer tomate. Editora Ática.

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Estou em forma? Aprendendo sobre nutrição e atividade física. Editora Scipione.

Recursos Complementares

LIVROS:

- SALVADOR, Edgarg; USBERCO, João; BENABOU. Química e Aparência. Editora Saraiva.

- BENABOU, Joseph Elias. A composição dos alimentos. Coleção Química no Corpo humano. Editora Saraiva.

- ESPÓSITO, Breno Pannia. Química em casa. Editora Atual.

- FERREIRA, Marina Baird et al. Aurélio com a turma da Mônica. Editora Nova Fronteira.

- ARDAGH, Philip. Na casa de Leo: o corpo humano. Editora Companhia das Letrinhas.

- BURKE, Lisa. Pequenos Cientistas: corpo. Experiências divertidas para crianças curiosas. Editora Publifolha.

- WINTERS, Pierre.É assim que eu sou. Editora Brinque-Book

- SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGESSO DA CIÊNCIA. Ciências hoje na escola: corpo humano e saúde. v.3. Ciência Hoje.

- SILVA, Sandra Maria. Enciclopédia ilustrada do corpo humano. Coleção descobrindo o mundo. Editora Girassol.

- LONGOUR, Michèle. Criança curiosa: o corpo. Editora Salamandra

- SALERNO, Silvana. Mini Larousse do corpo humano. Editora Larrouse Júnior.

- BARBORINI, Robert e PASCAL, Hedelin. O Grande Livro Animado do Corpo Humano.  Impala Editores.

 

VÍDEOS:

- Sid, o cientista: explorando o corpo humano. Distribuidora: Log on DVD.

- O planeta de Pipsqueak:Pipsqueak se alimenta com saúde. Episódio 19.

* Disponível em: http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html

 

JOGOS E RECEITAS

http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Busca.aspx?tag=pir%C3%A2mide%20alimentar

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html

 

SITES:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sistema-digestorio-623096.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/nutricao-nosso-organismo-623078.shtml

 

EXPERIMENTOS

- Para onde vão os alimentos que comemos?

* Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11722

- O que acontece quando engolimos um alimento?

* Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11721

 

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

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