03/12/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno deve ter adquirido conhecimentos sobre reações químicas.
Para esta aula, os alunos devem trazer frutas e vegetais para desenvolverem atividades e ainda recipientes para acondicioná-las. Professor providencie uma faca para descascar os produtos.
Para levantar os conhecimentos prévios, na sala de aula pergunte aos alunos: Há frutos ou vegetais que não tem química?
Disponível em: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_imagens/quimica/quimica0003.jpg
Levante hipóteses e continue questionando: Já observaram que após serem descascados alguns produtos adquirem aparência acastanhada? Será que é devido à presença do aço na lâmina da faca? Ao ar que respiramos? O acastanhamento enzimático é sempre indesejado? Porque há frutos e vegetais que ficam acastanhados quando descascados?
Professor, pode ocorrer que os alunos não saibam que o acastanhamento enzimática é uma reação de oxidação.
Para contextualizar, descasque as verduras, corte-as aos quadradinhos. Coloque-as em um recipiente. Faça o mesmo com as frutas. Mostre os produtos aos alunos, peça que observem suas aparências e façam anotações no caderno.
Retome as discussões realizadas na prática inicial e questione: Por que os alimentos inteiros e com pele não ficam castanhos?
Professor, explique aos alunos que o acastanhado que surge nos produtos quando cortados, ou descascados, é devido ao fato de que ao serem danificadas, as células que contêm enorme quantidade de enzimas (proteínas especializadas na catálise de reações biológicas) denominadas polifenol-oxidase libertam o que há em seu conteúdo. A polifenol-oxidase oxida, com o oxigênio do ar os fenóis dos frutos que dão origem às quinonas. Estas reagem espontaneamente entre si para formar polímeros de cor castanha. Para inviabilizar este processo, é necessário impedir a ação do oxigênio realizando a imersão da fruta ou do vegetal cortado em água. Outra possibilidade, é mergulhar os produtos em quantidade suficiente em um composto antioxidante (sumo de laranja = ácido ascórbico = Vitamina C). O ácido ascórbico se oxida e evita a oxidação dos fenóis.
Organize os alunos em equipes e solicite que ocupem os computadores, acessem o link e desenvolvam a leitura do texto disponível em:
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17222 Acesso em: 03.ago.2010
Após efetuar a leitura, cada equipe deve se organizar de acordo com a estratégia abaixo acessa o editor de escrita colaborativa disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI Acesso em: 03.ago.2010, elaborar seu texto e relatar como ocorre a ação das enzimas no processo de oxidação dos alimentos, a ação dos antioxidantes e o efeito do pH nos microorganismos.
Equipe 1: como ocorre a ação das enzimas;
Equipe 2: reação de oxidação;
Equipe 3: identificar o processo de oxidação dos alimentos no cotidiano;
Equipe 4: ação dos antioxidantes;
Equipe 5: efeito do pH nos microorganismos.
Texto complementar para todas equipes: Disponível em: http://ciencianasociedade123.blogspot.com/2010/02/dicas-da-semana-i-oxidacao-dos-frutos-e.html Acesso em: 03. ago. 2010.
Professor, sugerimos que salve as imagens abaixo no Pendrive. Na sala de aula, utilize o quadro negro e a Pendrive/ TV Multimídia e explique aos alunos como se classificam as fórmulas estrutural e molecular do ácido ascórbico. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10713 Acesso em: 03.ago.2010
Fórmula molecular: C6H8O6
Disponível em: Acesso em: 03. ago.2010.
Finalizada as explicações, organize os alunos em três grupo. Solicite que utilizem os sites indicados, pesquisem os conceitos de fórmulas químicas, estrutural e molecular evidenciem que relação existe entre o número de átomos e a sua representação nas fórmulas. Concluídas as pesquisas, os alunos acessam o link do Impress http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress, criam slides e apresentam à turma de modo a socializar os resultados. Ao apresentarem o professor pode efetuar as correções.
Grupo 1: Fórmulas Químicas - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_qu%C3%ADmica Acesso em: 03. ago. 2010.
Grupo 2: Fórmula estrutural - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_estrutural Acesso em: 03. ago. 2010.
Grupo 3: Fórmula molecular - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_molecular Acesso em: 03. ago. 2010.
Os alunos devem ser organizados no laboratório de informática, em equipes formadas por quatro pessoas, acessar o texto "Batido Radical", efetuar leitura, pesquisar em outras fontes sobre o conceito e onde são encontrados os radicais livres e também sobre a ação dos antioxidantes.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19574 Acesso em: 03. ago. 2010.
Realizada a pesquisa devem acessar a ferramenta Google Docs disponível em: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR editar e criar o texto colaborativo.
Professor sugerimos que organize os alunos em equipes compostas por seis pessoas e proponha que realizem o experimento disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16046
Enquanto desenvolvem o experimento devem observar as reações, anotar no caderno o que ocorre com a vitamina C em presença do calor, o papel do ácido ascórbico na saúde do homem e no que implica ter maior número de gotas de sumo.
Relatório: Após concluírem, as equipes devem elaborar o relatório e, socializar os resultados para a turma na sala de aula.
A catarse é a elaboração teórica da síntese, da nova postura mental. Esta atividade deverá ser realizada por todos os alunos da sala.
Solicite aos alunos que acessem o link: http://www.forumeiros.com/ e criem um fórum para que outras turmas do estabelecimento discutam sobre o consumo de remédios que contém o ácido ascórbico, sobre a importância do consumo de sucos naturais.
Fórum: é "uma reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público" - Dicionário online Priberam.
Veja um exemplo: http://quimica.forumeiros.com/ Acesso em: 03. ago. 2010.
Os alunos podem apresentar na forma oral o texto que produziram sobre a nomenclatura dos óxidos. O quadro pode ser utilizado para representar os elementos químicos. O professor pode organizar as duplas de forma que cada uma fique responsável por apresentar determinado tipo de óxido. Através das publicações, pode-se propor que a turma realize atividades de conscientização, junto à comunidade escolar. Esta apresentação pode ser gravada pelos alunos por meio de câmera digital, e após, divulgada no Youtube, caso a escola possua esses recursos. Para inserir o vídeo no site disponibilizamos um tutorial no link: http://diegoalcantara.com/como-colocar-videos-no-youtube
Biologia: Os alunos podem ampliar o estudo sobre as enzimas e sua relação com a química.
Ciências: Esta aula permite ao aluno aprofundar o conteúdo óxidos.
Nome | Tipo |
---|---|
Ácido ascórbico (vitamina C) | Imagem |
Uma questão de vitamina C | Experimento prático |
Batido anti-radical | Experimento prático |
Salada sempre jovem | Experimento prático |
Neste site o aluno pode pesquisa sobre enzima.
Disponível em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/enzimas.htm Acesso em: 03. ago. 2010.
O texto Óxidos está disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xido Acesso em: 03. ago. 2010.
Nos sites abaixo estão disponíveis várias ferramentas de interação e colaboração.
Disponível em: http://www.escolabr.com/portal/modules/news/ Acesso em: 03. ago. 2010.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 Acesso em: 03. ago. 2010.
No site abaixo pode-se acessar para compreender sobre a oxidação da fruta.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RsoqI6XD19U Acesso em: 03. ago. 2010.
O processo de avaliação é contínuo, diagnóstico e formativo. O professor pode observar os argumentos dos alunos, retomar conceitos quando necessário, levar em consideração se os estudantes estão aptos para conceituar a oxidação presente do cotidiano e ainda reconhecer as reações de óxidos.
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