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Por que os frutos e vegetais oxidam?

 

03/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de oxidação;
  • Reconhecer reação de oxidação;
  • Identificar o processo de oxidação dos alimentos no cotidiano;

Duração das atividades
De três a cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter adquirido conhecimentos sobre reações químicas.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula, os alunos devem trazer frutas e vegetais para desenvolverem atividades e ainda recipientes para acondicioná-las. Professor providencie uma faca para descascar os produtos.

Para levantar os conhecimentos prévios, na sala de aula pergunte aos alunos: Há frutos ou vegetais que não tem química?

Disponível em: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_imagens/quimica/quimica0003.jpg  

Levante hipóteses e continue questionando: Já observaram que após serem descascados alguns produtos adquirem aparência acastanhada? Será que é devido à presença do aço na lâmina da faca? Ao ar que respiramos? O acastanhamento enzimático é sempre indesejado? Porque há frutos e vegetais que ficam acastanhados quando descascados?

Professor, pode ocorrer que os alunos não saibam que o acastanhamento enzimática é uma reação de oxidação.

Para contextualizar, descasque as verduras, corte-as aos quadradinhos. Coloque-as em um recipiente. Faça o mesmo com as frutas. Mostre os produtos aos alunos, peça que observem suas aparências e façam anotações no caderno.

Retome as discussões realizadas na prática inicial e questione: Por que os alimentos inteiros e com pele não ficam castanhos?

Professor, explique aos alunos que o acastanhado que surge nos produtos quando cortados, ou descascados, é devido ao fato de que ao serem danificadas, as células que contêm enorme quantidade de enzimas (proteínas especializadas na catálise de reações biológicas) denominadas polifenol-oxidase libertam o que há em seu conteúdo. A polifenol-oxidase oxida, com o oxigênio do ar os fenóis dos frutos que dão origem às quinonas. Estas reagem espontaneamente entre si para formar polímeros de cor castanha. Para inviabilizar este processo, é necessário impedir a ação do oxigênio realizando a imersão da fruta ou do vegetal cortado em água. Outra possibilidade, é mergulhar os produtos em quantidade suficiente em um composto antioxidante (sumo de laranja = ácido ascórbico = Vitamina C). O ácido ascórbico se oxida e evita a oxidação dos fenóis.

Atividade 1

Organize os alunos em equipes e solicite que ocupem os computadores, acessem o link e desenvolvam a leitura do texto disponível em:

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17222  Acesso em: 03.ago.2010

Salada sempre jovem 

Após efetuar a leitura, cada equipe deve se organizar de acordo com a estratégia abaixo acessa o editor de escrita colaborativa disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI  Acesso em: 03.ago.2010, elaborar seu texto e relatar como ocorre a ação das enzimas no processo de oxidação dos alimentos, a ação dos antioxidantes e o efeito do pH nos microorganismos. 

Equipe 1: como ocorre a ação das enzimas;

Equipe 2:  reação de oxidação;

Equipe 3: identificar o processo de oxidação dos alimentos no cotidiano;

Equipe 4: ação dos antioxidantes;

Equipe 5: efeito do pH nos microorganismos.

Texto complementar para todas equipes: Disponível em: http://ciencianasociedade123.blogspot.com/2010/02/dicas-da-semana-i-oxidacao-dos-frutos-e.html  Acesso em: 03. ago. 2010.

Atividade 2 -Trabalhando com fórmulas

Professor, sugerimos que salve as imagens abaixo no Pendrive. Na sala de aula, utilize o quadro negro e a Pendrive/ TV Multimídia e explique aos alunos como se classificam as fórmulas estrutural e molecular do ácido ascórbico.  Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10713 Acesso em: 03.ago.2010

Fórmula molecular: C6H8O6

Ácido ascórbico (vitamina C) 

Disponível em: Acesso em: 03. ago.2010.

Finalizada as explicações, organize os alunos em três grupo. Solicite que utilizem os sites indicados, pesquisem os conceitos de fórmulas químicas, estrutural e molecular evidenciem que relação existe entre o número de átomos e a sua representação nas fórmulas. Concluídas as pesquisas, os alunos acessam o link do Impress http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress, criam slides e apresentam à turma de modo a socializar os resultados. Ao apresentarem o professor pode efetuar as correções.  

Grupo 1: Fórmulas Químicas - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_qu%C3%ADmica Acesso em: 03. ago. 2010. 

Grupo 2: Fórmula estrutural   - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_estrutural Acesso em: 03. ago. 2010. 

Grupo 3: Fórmula molecular   - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_molecular Acesso em: 03. ago. 2010. 

Atividade 3 - Radicais livres

Os alunos devem ser organizados no laboratório de informática, em equipes formadas por quatro pessoas, acessar o texto "Batido Radical", efetuar leitura, pesquisar em outras fontes sobre o conceito e onde  são encontrados os radicais livres e também sobre a ação dos antioxidantes.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19574   Acesso em: 03. ago. 2010.

Batido anti-radical 

Realizada a pesquisa devem acessar a ferramenta Google Docs disponível em: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  editar e criar o texto colaborativo.

 

Professor sugerimos que organize os alunos em equipes compostas por seis pessoas e proponha que realizem o experimento disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16046   

Uma questão de vitamina C   

Enquanto desenvolvem o experimento devem observar as reações, anotar no caderno o que ocorre com a vitamina C em presença do calor, o papel do ácido ascórbico na saúde do homem e no que implica ter maior número de gotas de sumo.

Relatório: Após concluírem, as equipes devem elaborar o relatório e, socializar os resultados para a turma na sala de aula.

Catarse

A catarse é a elaboração teórica da síntese, da nova postura mental. Esta atividade deverá ser realizada por todos os alunos da sala.

Solicite aos alunos que acessem o link: http://www.forumeiros.com/  e criem um fórum para que outras turmas do estabelecimento discutam sobre o consumo de remédios que contém o ácido ascórbico, sobre a importância do consumo de sucos naturais.  

Fórum: é "uma reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público" - Dicionário online Priberam.

Veja um exemplo: http://quimica.forumeiros.com/ Acesso em: 03. ago. 2010.       

Os alunos podem apresentar na forma oral o texto que produziram sobre a nomenclatura dos óxidos. O quadro pode ser utilizado para representar os elementos químicos. O professor pode organizar as duplas de forma que cada uma fique responsável por apresentar determinado tipo de óxido. Através das publicações, pode-se propor que a turma realize atividades de conscientização, junto à comunidade escolar. Esta apresentação pode ser gravada pelos alunos por meio de câmera digital, e após, divulgada no Youtube, caso a escola possua esses recursos. Para inserir o vídeo no site disponibilizamos um tutorial no link: http://diegoalcantara.com/como-colocar-videos-no-youtube   

Biologia: Os alunos podem ampliar o estudo sobre as enzimas e sua relação com a química.

Ciências: Esta aula permite ao aluno aprofundar o conteúdo óxidos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ácido ascórbico (vitamina C) Imagem
Uma questão de vitamina C Experimento prático
Batido anti-radical Experimento prático
Salada sempre jovem Experimento prático
Recursos Complementares

Neste site o aluno pode pesquisa sobre enzima.

Disponível em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/enzimas.htm Acesso em: 03. ago. 2010.

O texto Óxidos está disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xido   Acesso em: 03. ago. 2010.

Nos sites abaixo estão disponíveis várias ferramentas de interação e colaboração.

Disponível em: http://www.escolabr.com/portal/modules/news/    Acesso em: 03. ago. 2010.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 Acesso em: 03. ago. 2010.    

No site abaixo pode-se acessar para compreender sobre a oxidação da fruta.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RsoqI6XD19U   Acesso em: 03. ago. 2010.

Avaliação

O processo de avaliação é contínuo, diagnóstico e formativo. O professor pode observar os argumentos dos alunos, retomar conceitos quando necessário, levar em consideração se os estudantes estão aptos para conceituar a oxidação presente do cotidiano e ainda reconhecer as reações de óxidos.

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