Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - Percussão corporal: Mãos

 

18/08/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar o conceito de percussão corporal utilizando as palmas das mãos (situações cotidianas e precedentes no repertório)

2. Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com mãos

3. Criar uma peça musical com a sonoridade das mãos

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O trabalho de percussão corporal pode ser feito sem conhecimentos formais prévios em Música.

Estratégias e recursos da aula

         

       Introdução 

      Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possivel conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes. 

      Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).

      Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.

        Grupo Barbatuques

       

http://www.jogandonoquintal.com.br/images/bbtqs_01.jpg

 

      Atividade 1 - Música e Palmas

      Inicie a aula perguntando aos alunos sobre os muitos instrumentos que o homem criou ao longo de sua História para compor e fazer Música. Converse brevemente sobre os vários materiais de que são feitos os instrumentos musicais e as diferentes formas de produção do som: cordas, sopro, percussão, etc (ver Recursos Complementares).

      Então, pergunte: “e se não possuirmos nenhum instrumento musical, ainda assim é possível fazer Música? E a voz humana? É instrumento musical? E quando cantamos ‘Parabéns pra você’, quais instrumentos estão envolvidos?” Faça-os ver que o bater de palmas é parte integrante e importante da manifestação musical em questão. Proponha que a mesma música seja cantada sem o acompanhamento das palmas para que sintam o estranhamento de ouvir a canção sem elas.

      Mostre peças musicais em que as mãos sejam usadas como instrumento. A seguir, sugerimos alguns exemplos, mas você pode utilizar outros que achar mais adequados:

      We will rock you (Brian May)

      http://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk 

      No Reply (Lennon/McCartney) - entre os momentos 1'04'' e 1'34''

      http://www.youtube.com/watch?v=ILdBDOPoEDQ 

    

      Atividade 2 - Experimentação

      Convoque os alunos a pesquisarem diferentes usos das mãos para fazer sons. Vários tipos de palmas surgirão: com as mãos em concha, com os dedos esticados, com as pontas dos dedos, etc. As mãos podem ser friccionadas, dedos estalados etc. Enfim, tudo o que a imaginação permitir. Dê alguns minutos para que façam a pesquisa e peça para os alunos mostrarem as diversas maneiras que encontraram. Quais as diferenças entre elas? Quais sonoridades com as mãos soam com mais intensidade? Quais são mais agudas?

      A seguir, sugerimos alguns links como estímulo à pesquisa sonora:

      Papo Body Drummer 

      http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY 

      O autor deste vídeo cria usando apenas as suas mãos. Será que os alunos conseguem identificar quantos timbres diferentes foram usados?

      Coro 'Perpetuum Jazzile'  - Chuva 

       http://www.youtube.com/watch?v=pLNi-BvmhYA

      Nesta peça o coro, usando apenas o corpo, simula os sons de uma chuva com incrível fidelidade. A peça possui diferentes momentos: chuvisco, chuva forte e trovões. Como essas sonoridades foram alcançadas? Quais as diferenças entre os sons nos diferentes momentos? Teria o mesmo efeito caso fosse feita por apenas uma pessoa? Observe que a grande quantidade de pessoas realizando as palmas, torna a sonoridade mais próxima do efeito de chuva.

      Depois de pesquisar as diferentes sonoridades obtidas com as mãos, experimente refazer o caminho do vídeo apresentado. Faça uma listagem dos tipos de palmas na ordem em que aparecem. Treine com a turma buscando a qualidade do som. Escolha um regente (aluno) e oriente os alunos na reconstrução da sonoridade da tempestade assistida no vídeo.

      Atividade 3 - Roda de Improviso

       Faça um exercício de aquecimento e de improviso.

      1. Forme uma roda com os alunos. Cada aluno deverá apresentar seu improviso com palmas. O ritmo será livre mas cada aluno, em seu improviso, deverá transformar um timbre de palma escolhido em outro diferente e, a seguir, passar para o colega. Peça que pesquisem a passagem de uma sonoridade para outra. Em que momento um som de palma muda de categoria timbrística?

      2. O próximo colega a improvisar deverá começar com o mesmo timbre em que o aluno anterior terminou. Peça aos alunos para terem o cuidado com a qualidade do som obtido. Siga até que todos tenham feito seus improvisos.

     Dicas

     -Explique que o trabalho visa a explorar os timbres conseguidos com as mãos, então estimule-os a mudar de abordagem, utilizando diferentes sonoridades com as mãos.

     -Estabeleça claramente a regra: quando um aluno passar a vez, o próximo deverá iniciar seu trabalho usando o mesmo timbre de mão com que seu antecessor terminou sua improvisação.

      Atividade 4 - Composição

      Então, divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para os alunos comporem, usando as mãos como instrumento, um fragmento musical que se repita e sirva de base percussiva para o grupo. Este fragmento funcionará como um elemento estruturador da composição da seguinte maneira:

      1. Enquanto os alunos realizam o fragmento criado, um aluno improvisará livremente. Peça aos alunos que fazem a base percussiva com as mãos, que 'toquem' suavemente para que o improviso seja ouvido.

      2. Quando o improvisador estiver satisfeito, voltará a realizar a base percussiva junto com o grupo, passando a vez para o próximo colega.

      Ao final, todos deverão apresentar suas pequenas criações musicais sobre as bases percussivas.

Recursos Complementares

Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk

Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo

Sobre instrumentos musicais, veja a aula:

MÚSICA – Instrumentos musicais 1 – classificação teórica - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11743

Avaliação

Considere na avaliação:

1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos;

2. a participação na roda de improviso e nas atividades de criação;

3. a estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Viviane Paduim, SEED , Paraná - disse:
    vivipaduim@gmail.com

    24/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante sua proposta e possível para se trabalhar em sala de aula. Não é necessário ter instrumentos musicais, como muitos pensam, pois o nosso próprio corpo já é...


  • Leadro, Não quero indicar .... , São Paulo - disse:
    leandro_edf@hotmail.com

    07/02/2012

    Três estrelas

    Achei muito bom, mais tem que melhorar alguns detalhes.... Mesmo assim vocês estão de parabéns pelo site !! Eu até indiquei para os alunos que faltaram nas aulas sobre percussão corporal!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.