Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 4

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação e percepção rítmica

Associar gestos a ritmos

Realizar as atividades propostas em aula

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando baquetas de madeira como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas. As atividades propostas também podem ser realizadas com clavas, caso seja mais acessível para a sua escola. Veja como confeccionar as clavas de madeira na aula abaixo: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21543 

Baquetas de Madeira

http://www.jet.com.br/Design/guitarmusic/Produto/baquetamaster_med.jpg 

Observação:

"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).

Atividade 1 - "Bruxa na Floresta"

Divida a turma em dois grupos: duendes e gnomos. Escolha um aluno para ser a bruxa adormecida. O ambiente para a realização da brincadeira deve ser amplo, de preferência sem carteiras.

O grupo dos gnomos deve atravessar a floresta sem acordar a bruxa (imagine cada aluno traçando uma diagonal no espaço da sala de aula). Cada gnomo possui duas baquetas de madeira e um desafio: andar e tocar suas baquetas de acordo com a música tocada pelo grupo dos duendes. Caso a bruxa acorde (a bruxa pode ser um fantoche ou a própria criança escolhida), o gnomo a atravessar a floresta deve tocar a seguinte célula rítmica, duas vezes, para que a bruxa volte a dormir:   

Caso a bruxa não acorde, o gnomo continua sua caminhada e atravessa a floresta, chegando ao outro lado da sala e encontrando o “tesouro mágico” (bolsa com vários instrumentos musicais). Nesse momento, escolhe um dos instrumentos e se une ao grupo instrumental dos duendes. Ao final da brincadeira, todos que atravessaram a floresta se unem à banda.

O grupo dos duendes marca a pulsação, de acordo com sua orientação. Você pode sugerir andamentos mais lentos ou mais rápidos. Cada duende, previamente escolhido, possui um instrumento de percussão, tais como: clavas, caxixis, agogôs, triângulos, cocos, tambores etc. O grupo dos duendes vai aumentando na medida em que mais gnomos conseguem atravessar a floresta.

A brincadeira fica mais interessante se você caracterizar o ambiente. Para a floresta, sugerimos folhas secas ou qualquer decoração feita com papel crepom ou cartolina verde. Você pode ainda montar acessórios que diferenciem cada um dos personagens: chapéus para o grupo dos gnomos e para a bruxa, e orelhas pontudas para o grupo dos duendes. Essa parte pode ser feita em conjunto com a aula de Artes Visuais.

Atividade 2 - "Loja de Brinquedos"

Divida a turma em dois grupos: os “brinquedos da loja” e a “mãe” (ou pai) que entra com seu (sua) “filho”(a) para fazer compras. O ambiente para a realização da atividade deve ser amplo, sem carteiras, pois os alunos estarão espalhados.

Você tem a função de tocar uma música para os brinquedos “mostrarem suas habilidades sonoras” com as baquetas de madeira. Enquanto a música é tocada, os brinquedos tocam. Essa é uma atividade de percussão livre, ou seja, não há uma determinação prévia daquilo que será tocado. A todo o momento há experimentação de sons. Para ficar mais interessante, você pode mudar o caráter do que está tocando frequentemente.

Os brinquedos tocam suas “invenções rítmicas” e a dupla “mãe/filho" entra na loja para escolher dois brinquedos preferidos. A dupla deverá passar por todos os brinquedos. As crianças que forem escolhidas farão parte da dupla seguinte e a brincadeira se inicia novamente.

Atividade 3 - "Relógio Maluco"

Escolha um aluno para ser o “relógio maluco”. Este aluno deverá ficar em pé, com um dos braços a se movimentar para o lado, de acordo com a música que ouve. Seu braço é o “ponteiro do relógio”, que realiza o movimento de “subida” (braço formando um ângulo de 90º em relação ao tronco) e “descida” (braço junto ao tronco).

O restante da turma será dividido em dois grupos: um deverá marcar a pulsação com as baquetas de madeira (espectadores da brincadeira), de acordo com a música tocada por você em algum instrumento harmônico (teclado, violão, cavaquinho, acordeon etc.); o outro deverá passar pelo “relógio maluco”, de modo a não encostar no “ponteiro” (braço). Quem encostar, deverá sair da brincadeira, e assim sucessivamente, até que se estabeleça um vencedor.

É importante explicar à turma que o relógio é chamado de “maluco” porque, em alguns momentos, ele acelera ou retarda o movimento de seu ponteiro. Para que isso aconteça, você deve variar o andamento da música a ser tocada em uma mesma rodada para criar o elemento “surpresa” na atividade.   

Dica

1) Proponha uma variação para a brincadeira: o “relógio maluco” deverá movimentar seu braço para cima ou para baixo de acordo com um comando rítmico preestabelecido em vez da pulsação. Assim, quem comanda é você, que está no instrumento harmônico e, logo em seguida, o grupo das baquetas executa o ritmo proposto. Execute as células rítmicas por um tempo suficiente, de modo a comandar o movimento dos braços. Como exemplo, sugerimos:   

Braço para cima:

Braço para baixo:

Recursos da aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, violão, cavaquinho, acordeon etc.) e de baquetas de madeira para a realização das atividades propostas.

Recursos Complementares

Definição para "Ostinato" - Wikipédia: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato      

Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382     

Textos:  

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf        

"A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf  

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se:

1) os alunos tocaram de acordo com a pulsação nas Atividades 1 e 3;

2) os alunos do grupo dos "gnomos" (na Atividade 1) executaram a célula rítmica previamente estabelecida;

3) o(a) aluno(a) escolhido(a) como "bruxa" associou o estímulo sonoro (célula rítmica) à ação de "adormecer";

3) o(a) aluno(a) escolhido(a) como "relógio maluco" associou o estímulo sonoro ao gesto nas duas situações propostas na Atividade 3.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.