Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos jogar Badminton?

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história dessa modalidade esportiva.

Demonstrar de forma prática algumas regras do Badminton.

Construir a peteca para o jogo pré-desportivo.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios do aluno.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O título diz "Vamos jogar Badminton?", mas antes do jogo propriamente dito que tal conhecermos um pouco mais sobre ele.

Qual sua origem?

Quais regras devo seguir?

Sugestão: ver a aula"Apresentando um “novo” esporte: o badminton" do professor  Adriano de Paiva Reis, pois essa aula trás muitas informações sobre a história desse esporte tais como: explicação do que é o badminton, histórico, regras, dicas de como começar o jogo, construção de materiais (peteca) e atividades práticas.

Disponível em  http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/BD/BD.swf?lang=PT-BR (acesso em 10/07/2010).

Atividade 1

Após observar o infográfico propor aos alunos que registrem no caderno, os pontos mais importantes para eles, tendo como opção realizar pesquisas em outras fontes.

Exemplo de perguntas para o roteiro:

- Em quais momentos ocorrem os pontos no badminton?

- Quais são os tipos de torneio?

- Como é realizado o jogo?

Obs: todas essas respostas encontram-se no infográfico.

Apresentar a entrevista de Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo após medalha no PAN Rio 2007.

Obs: Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo conquistaram a primeira medalha de bronze na categoria de dupla masculina, em 2007 nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Após essa entrevista podemos mostrar o vídeo Os Profissionais, que comenta sobre o sonho das crianças em  serem atletas profissionais.  

Vídeo 1: Badminton de Kuma e Pardo 

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=fizhbaZuhP4&feature=related  (acesso em 10/07/2010). 

Vídeo2:

 Os profissionais [Esporte na escola] 

Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18465 (acesso em 10/07/2010). 

Atividade 2

- Abrir uma discussão sobre os vídeos, e propor aos alunos opinarem sobre como divulgar mais esse esporte, começando pela própria escola/colégio.

- Outra discussão interessante é debater sobre a diferença do esporte na escola e os esportistas profissionais.

- Para finalizar, peça aos alunos que registrem suas sugestões e impressões no caderno, após socializar esse debate em sala de aula.

Aula 2

Atividades Práticas 

Nessa segunda aula vamos começar a vivenciar esse esporte através de jogos pré-desportivos, observando sempre a organização, cooperação, interesse e participação da turma.

Para realizar essas atividades será necessário a construção do material, no caso uma peteca e uma raquete.

Sugestão, observar as seguintes aulas:

Construindo e brincando com a peteca, Autor  Miguel Victor Neves Saraiva. 

Raquetadas Malucas - Badminton, Autor  Túlio Campos. 

Atividade 3

"Petecada"

1- Trace uma linha de giz no chão.

2- Cada competidor tem direito a três ou cinco petecadas (pode ser mais também, você e sua turma decidem).

É obrigatório ficar parado junto à linha.

3- Vence aquele que lançar a peteca mais longe.

Atividade 4

Dupla de peteca

1- Trace uma linha de giz no chão e mais duas nas pontas da quadra. O tamanho da quadra vai depender do espaço que você tiver.

2- Escolham as duplas.

3- As duplas jogam entre si numa espécie de campeonato.

4-  Cada dupla deve jogar a peteca para o outro lado da quadra em apenas uma "petecada".

5- Ganha ponto a dupla que fizer a peteca cair no lado adversário.

6- Se uma dupla lançar a peteca pra fora da quadra, será ponto para a outra dupla.

7-  Para o jogo ser mais rápido, sugiro disputar partidas de três pontos. Vence a dupla que alcançar os três pontos primeiro.

Disponível em http://meninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2227 (acesso em 10/07/2010).

Obs: após os alunos estarem mais familiarizados com os materiais (raquete e peteca), o professor pode inserir algumas regras referentes ao badminton, de acordo com a desenvoltura da turma.

Regras do Badminton: 

Disponível em http://www.badminton.org.br/regras_completas_2009.pdf  (acesso em 10/07/2010).

Ao finalizar essas duas aulas com a vivência desse esporte, sentar com a turma e socializar todos os passos, retomar o histórico, como foi a construção dos materiais, como foi trabalhar em grupo, enfim, fazer um feedback para saber se o professor atingiu seus objetivos propostos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Os profissionais [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação ocorre durante todo o processo, mas nesse caso como foi proposto um diário de classe, onde os alunos foram relatando, pesquisando e expondo suas impressões, cabe nesse momento realizar avaliação final com objetivo de avaliar toda a trajétória do processo até chegar ao resultado final.  Também avaliar aspectos referentes a organização para as atividades em grupo, a participação e socialização durantes as aulas e debates.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.