19/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a história dessa modalidade esportiva.
Demonstrar de forma prática algumas regras do Badminton.
Construir a peteca para o jogo pré-desportivo.
Não é necessário conhecimentos prévios do aluno.
Aula 1
O título diz "Vamos jogar Badminton?", mas antes do jogo propriamente dito que tal conhecermos um pouco mais sobre ele.
Qual sua origem?
Quais regras devo seguir?
Sugestão: ver a aula"Apresentando um “novo” esporte: o badminton" do professor Adriano de Paiva Reis, pois essa aula trás muitas informações sobre a história desse esporte tais como: explicação do que é o badminton, histórico, regras, dicas de como começar o jogo, construção de materiais (peteca) e atividades práticas.
Disponível em http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/BD/BD.swf?lang=PT-BR (acesso em 10/07/2010).
Atividade 1
Após observar o infográfico propor aos alunos que registrem no caderno, os pontos mais importantes para eles, tendo como opção realizar pesquisas em outras fontes.
Exemplo de perguntas para o roteiro:
- Em quais momentos ocorrem os pontos no badminton?
- Quais são os tipos de torneio?
- Como é realizado o jogo?
Obs: todas essas respostas encontram-se no infográfico.
Apresentar a entrevista de Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo após medalha no PAN Rio 2007.
Obs: Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo conquistaram a primeira medalha de bronze na categoria de dupla masculina, em 2007 nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Após essa entrevista podemos mostrar o vídeo Os Profissionais, que comenta sobre o sonho das crianças em serem atletas profissionais.
Vídeo 1: Badminton de Kuma e Pardo
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=fizhbaZuhP4&feature=related (acesso em 10/07/2010).
Vídeo2:
Os profissionais [Esporte na escola]
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18465 (acesso em 10/07/2010).
Atividade 2
- Abrir uma discussão sobre os vídeos, e propor aos alunos opinarem sobre como divulgar mais esse esporte, começando pela própria escola/colégio.
- Outra discussão interessante é debater sobre a diferença do esporte na escola e os esportistas profissionais.
- Para finalizar, peça aos alunos que registrem suas sugestões e impressões no caderno, após socializar esse debate em sala de aula.
Aula 2
Atividades Práticas
Nessa segunda aula vamos começar a vivenciar esse esporte através de jogos pré-desportivos, observando sempre a organização, cooperação, interesse e participação da turma.
Para realizar essas atividades será necessário a construção do material, no caso uma peteca e uma raquete.
Sugestão, observar as seguintes aulas:
Construindo e brincando com a peteca, Autor Miguel Victor Neves Saraiva.
Raquetadas Malucas - Badminton, Autor Túlio Campos.
Atividade 3
"Petecada"
1- Trace uma linha de giz no chão.
2- Cada competidor tem direito a três ou cinco petecadas (pode ser mais também, você e sua turma decidem).
É obrigatório ficar parado junto à linha.
3- Vence aquele que lançar a peteca mais longe.
Atividade 4
Dupla de peteca
1- Trace uma linha de giz no chão e mais duas nas pontas da quadra. O tamanho da quadra vai depender do espaço que você tiver.
2- Escolham as duplas.
3- As duplas jogam entre si numa espécie de campeonato.
4- Cada dupla deve jogar a peteca para o outro lado da quadra em apenas uma "petecada".
5- Ganha ponto a dupla que fizer a peteca cair no lado adversário.
6- Se uma dupla lançar a peteca pra fora da quadra, será ponto para a outra dupla.
7- Para o jogo ser mais rápido, sugiro disputar partidas de três pontos. Vence a dupla que alcançar os três pontos primeiro.
Disponível em http://meninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2227 (acesso em 10/07/2010).
Obs: após os alunos estarem mais familiarizados com os materiais (raquete e peteca), o professor pode inserir algumas regras referentes ao badminton, de acordo com a desenvoltura da turma.
Regras do Badminton:
Disponível em http://www.badminton.org.br/regras_completas_2009.pdf (acesso em 10/07/2010).
Ao finalizar essas duas aulas com a vivência desse esporte, sentar com a turma e socializar todos os passos, retomar o histórico, como foi a construção dos materiais, como foi trabalhar em grupo, enfim, fazer um feedback para saber se o professor atingiu seus objetivos propostos.
Nome | Tipo |
---|---|
Os profissionais [Esporte na escola] | Vídeo |
Confederação Brasileira de Badminton: http://www.badminton.org.br/regras.asp
Regras do Badminton: http://www.badminton.org.br/regras_completas_2009.pdf
Infográfico COB - Badminton: http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/BD/BD.swf?lang=PT-BR
Avaliação ocorre durante todo o processo, mas nesse caso como foi proposto um diário de classe, onde os alunos foram relatando, pesquisando e expondo suas impressões, cabe nesse momento realizar avaliação final com objetivo de avaliar toda a trajétória do processo até chegar ao resultado final. Também avaliar aspectos referentes a organização para as atividades em grupo, a participação e socialização durantes as aulas e debates.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/07/2015
Cinco estrelasAchei muito interessante a aula.