23/02/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Introduzir o estudo de algumas obras de Jorge Amado;
Debater sobre a contribuição de Jorge Amado para a Literatura Brasileira; ·
Construir material multimídia que divulgue a obra de Jorge Amado.
Debater sobre o que o aluno conhece sobre Jorge Amado e sua obra.
ATIVIDADE 1- WebGincana
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11742
Depois de assistirem o video convide os alunos a participarem de uma webgincana para conhecerem um pouco mais sobre a obra e a vida de Jorge Amado. WebGincana- é uma pesquisa orientada na internet na qual os alunos são desafiados a pesquisarem aspectos de um tema em equipe, o grupo que cumprir em menor tempo e corretamente a todas as etapas será o vencedor.
WEBGINCANA- Jorge Amado
Cada equipe deverá eleger um lider, assim que a etapa estiver completa, o lider comunicará o professor. Caso o grupo atrapalhe uma outra equipe, o grupo perderá 10 pontos. Se algum aluno do grupo ficar fora da pesquisa o grupo perderá 20 pontos por atividade. Vencerá o grupo que completar todas as etapas. A cada equivoco o grupo deverá voltar e corrigir o erro. As fases são sequenciadas, ou seja é preciso cumprir ordenadamente cada uma delas e só assim passar para a próxima.
Fase 1- Invente um grito de guerra para sua equipe
Assim que a equipe terminar o lider dever comunicar ao professor, o grupo mostrará o grito para a classe e poderá passar para a fase seguinte.
Fase 2- A biografia de Jorge Amado
Cada uma das perguntas respondidas corretamente valerá 10 pontos. Somente quando TODAS estiverem respondidas corretamente o grupo poderá passar para a fase 3.
Crédito da imagem: http://www.releituras.com/jorgeamado_bio.asp
Em que ano e cidade nasceu o célebre Jorge Amado?
Com quem se casou Jorge Amado? Em que se formou?
Quantos filhos teve Jorge Amado?
E quais são seus nomes?
Em que paises viveu entre 1941 e 1952?
A obra de Jorge Amado é dividia entre 3 fases, quais são elas?
Quantos livros Jorge Amado escreveu?
Cite pelo menos 3 premiações que Jorge Amado recebeu?
Para quantas línguas os livros de Jorge Amado foram traduzidos?
Em que data Jorge Amado foi aceito na Academia Brasileira de Letras?
Cite 5 obras de Jorge Amado com um breve resumo da obra.
Qual a data de falecimento de Jorge Amado?
O que foi feito de seu corpo após seu falecimento?
Fase 3- Faça um poema utilizando 4 nomes de livros escritos por Jorge Amado
Essa atividade valerá 30 pontos assim que estiver completa.
Crédito das imagens: http://www.planetanews.com/autor/JORGE%20AMADO
Fase 4- Faça uma charge sobre Jorge Amado.
Essa atividade valerá 30 pontos assim que estiver completa.
Para esta atividade o aluno poderá usar o Paint ou o TUXPAINT.
Crédito da imagem: http://cartumfazescola.zip.net/arch2007-08-19_2007-08-25.html
Crédito da imagem: http://tux-paint-plus.smartcode.com/screenshot.html
Fase 5- Faça uma linha do tempo com pelo menos 10 informações sobre a Vida de Jorge Amado
Essa atividade valerá 30 pontos assim que estiver completa.
Para esta atividade o aluno poderá utilizar o recurso de inserção de smartformas.
Fontes de pesquisa para o grupo:
http://www.youtube.com/watch?v=e0z5dP2BcKg&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Amado
http://www.releituras.com/jorgeamado_bio.asp
FASE 6- Escolhendo um livro de Jorge Amado.
Obras do autor ·
O País do Carnaval, romance (1930) ·
Cacau, romance (1933) ·
Suor, romance (1934) ·
Jubiabá, romance (1935) ·
Mar morto, romance (1936) ·
Capitães da areia, romance (1937) ·
A estrada do mar, poesia (1938) ·
ABC de Castro Alves, biografia (1941) ·
O cavaleiro da esperança, biografia (1942) ·
Terras do Sem-Fim, romance (1943) ·
São Jorge dos Ilhéus, romance (1944) ·
Bahia de Todos os Santos, guia (1945),(Tradução francesa:"Bahia de tous les saints"),Gallimard,Paris,1979 ·
Seara vermelha, romance (1946) ·
O amor do soldado, teatro (1947) ·
O mundo da paz, viagens (1951) ·
Os subterrâneos da liberdade, romance (1954) ·
Gabriela, cravo e canela, romance (1958) ·
A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, romance (1961) ·
Os velhos marinheiros ou o capitão de longo curso, romance (1961) ·
Os pastores da noite, romance (1964) ·
O Compadre de Ogum,romance (1964) ·
Dona Flor e Seus Dois Maridos, romance (1966) ·
Tenda dos milagres, romance (1969) ·
Teresa Batista cansada de guerra, romance (1972) ·
O gato Malhado e a andorinha Sinhá, historieta infanto-juvenil (1976) ·
Tieta do Agreste, romance (1977) ·
Farda, fardão, camisola de dormir, romance (1979) ·
Do recente milagre dos pássaros, contos (1979) ·
O menino grapiúna, memórias (1982) ·
A bola e o goleiro, literatura infantil (1984) ·
Tocaia grande, romance (1984) ·
O sumiço da santa, romance (1988) ·
Navegação de cabotagem, memórias (1992) ·
A descoberta da América pelos turcos, romance (1994) ·
O milagre dos pássaros , fábula (1997) ·
Hora da Guerra, crônicas (2008)
O grupo deverá escolher uma das obras de Jorge Amado para fazer uma animação que estimule outros alunos a lerem a obra. Estimule o grupo a ler a obra para fazerem uma divulgação fidedigna da obra.
Para fazer a animação: O aluno poderá utilizar o PowerPoint, utilizando os diversos recursos sde animação.
Ou ainda os recursos do Movie Maker.
Assim que as animações estiverem prontas. Faça um blog para publicar as animações, atividade pode ser aplicada em relação a outros autores, o projeto pode se estender, imagine por exemplo, um estudo sobre Machado de Assis, Guimarães Rosa e etc.
Nome | Tipo |
---|---|
Jorge Amado | Vídeo |
http://www.vivenciapedagogica.com.br/webgincana
http://blog.nivaldo-junior.pro.br/2006/04/19/um-modelo-de-webgincana/
http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/2007/06/webgincana.html
http://jarbas.wordpress.com/2007/09/27/webgincana-do-sul-maravilha/
A WebGincana é uma forma de também avaliar o quanto o grupo sabe buscar as informações, como utiliza os recursos, quanto tempo leva para isso. Outro item a ser avaliado e facilitado pelo uso da WebGincana é o trabalho em equipe.
Auto-avaliação sobre a produção multimídia:
1. Quais informações foram fundamentais para a escolha da obra rrepresentada?
2. O que mais gostaram de aprender com as atividades?
3. O que dificultou a execução da atividade?
4. Avalie a contribuição de cada um no grupo, dê notas de 0 a 10, inclusive para você
5. Dê uma nota de 0 a 10 para a produção do grupo.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2015
Cinco estrelasPrezada Colega, Parabéns pela criatividade. Creio que os alunos, além da ampliação do conhecimento acerca do autor e sua obra, também desenvolverão a autonomia, a cooperação, a criatividade e muito mais. Precisamos de ideias desse tipo, que permitam a integração do conteúdo de aula às novas tecnologias, tornando o ensino mais próximo da realidade dos discentes. Atenciosamente, Alda Vaalverde
29/08/2012
Cinco estrelaseu achei otimo porque jorge foi um dos maiores escritores do brasil
20/07/2012
Quatro estrelasAmei a aula, quero planejar um seminário sobre Jorge Amado para meus alunos do 8º ano e as sugestões da aula são ótimas. parabéns!
23/06/2012
Quatro estrelasOs alunos e professor devem ter conhecimento de Movie Maker para realizar a ultima tarefa.