23/02/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; ·
Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los; ·
Criar uma oficina de texto na escola e divulgar as ações da mesma.
Discuta com os alunos os aspectos que compõem a história da Chapeuzinho Vermelho.
A ideia desta aula é criar textos de forma inusitada e criativa ampliando as habilidades expressivas comunicativas dos alunos.
Para tal serão utilizados textos descritivos, narrativos, informativos e argumentativos.
A história escolhida para essa oficina será ‘ Chapeuzinho Vermelho”
Crédito da imagem: http://contribuicoesatividades.blogspot.com/2009/09/projeto-contos-chapeuzinho-vermelho.html
Esta história permite um grande universo de interpretações, e ao mesmo tempo é parte do repertório de todos os alunos, o que ajudará na criação e recriação dos textos.
No portal do professor há um programa que apresenta e comenta esta história.
A idéia central é disponibilizar diversos recursos e propor aos alunos uma alteração no portador textual, ou seja transformar um conto de fadas em uma outra produção textual.
Nesta atividade os alunos estarão criando textos diferentes, o que pode ser uma excelente estratégia de intervenção, pois os alunos apresentam conhecimentos diferentes em relação a produção textual, alguns já se apropriaram e são capazes de produzir textos complexos, outros ainda estão numa fase anterior, dessa forma essa oficina de produção textual pressupõe a inclusão de todos os alunos de acordo com o desafio que ele seja capaz de superar.
O ideal para essa proposta de produção textual é que ela seja realizada por pelo menos 3 alunos, assim os alunos podem trocar ideias com os colegas e ampliar suas hipóteses textuais.
Para repertoriar inicie por uma visita ao site do greenpeace, nele os alunos irão encontrar uma versão que enfatiza a sustentabilidade na história de Chapeuzinho vermelho. É também constitui um elemento que norteará a discussão das adaptações. Após a visita ao site, discuta com os alunos que elementos da história permaneceram e quais foram modificados para atender a proposta.
Depois desse debate apresente os outros gêneros e a proposta de releitura utilizando a História da Chapeuzinho Vermelho. Divida os alunos entre os gêneros.
Abaixo segue a proposta para cada um desses gêneros:
Proposta 1- Questionário Os alunos assistirão ao Filme ‘ Deu a louca na Chapeuzinho”. E deverão responder ao seguinte questionário:
1- Quais são as principais diferenças entre a história da Chapeuzinho Vermelho original e a apresentada pelo filme?
2- Descreva as características de cada personagem do filme.
3- Faça um comparativo entre a história original e o filme nos seguintes aspectos:
História clássica Filme
Introdução
Apice da História
Desfecho
Crédito da imagem: http://www.submarino.com.br/produto/6/1972653/dvd+deu+a+louca+na+chapeuzinho-+duplo
Proposta 2- Escrita de uma receita
Nesta atividade você vai transformar a história da Chapeuzinho Vermelho em uma receita.
Qual é a estrutura de uma receita?
Use e abuse da criatividade
Proposta 3- Descrição de personagens
Faça uma descrição detalhada dos personagens da História da Chapeuzinho Vermelho
http://www.contandohistoria.com/chapeuzinhovermelho.htm
http://escritoresa32.blogspot.com/2007/10/chapeuzinho-vermelho.html
http://desenhoheroisviloes.blogspot.com/2009/07/lobo-mau.html
http://www.reflexaodevida.com.br/420chapeuzinho/420chapeuzinho.htm
Proposta 4- Escrita de uma carta
Sua tarefa é escrever uma carta para algum personagem da História da Chapeuzinho Vermelho.
Fonte da imagem: http://entrenessa.com.br/historia-da-chapeuzinho-vermelho-contada-de-formas-diferentes/
Proposta 5- Transforme a história em uma fábula
Esse é um grande desafio.
Você precisará conhecer o que é uma fábula, quais são seus elementos e trasnformar esse conto de fadas em uma fábula.
Proposta 6- Faça uma animação da história da chapeuzinho vermelho
Para tal você pode usar 2 programas: Você pode desenhar no TUXPAINT e depois animar os desenhos no PowerPoint.
Reescreva a história através de desenhos.
Proposta 7- Faça uma charge sobre a História da Chapeuzinho Vermelho.
Fonte da imagem: http://www.lendo.org/7-horrendos-contos-de-fadas-que-lhe-contam-desde-crianca/
Para tal use o programa para desenhar TUXPAINT
Proposta 8- Faça uma lista de palavras
Faça uma lista com o maior número de de palavras relacionadas a história da Chapeuzinho Vermelho.
http://contosencantar.blogspot.com/2008/05/chapeuzinho-vermelho.html
Proposta 9- Manchete de jornal
Nessa atividade você deverá criar uma manchete de jornal, imagine qual seria essa manchete. Escreva a noticia como se fosse um jornalista. Para essa atividade utilize um editor de texto, trabalhe com colunas e inserção de imagem.
Proposta 10- Misturando as histórias
Para esta atividade você deverá utilizar personagens de outros contos de fadas e reescrever a história. Assim que todos os alunos finalizarem suas produções, socialieze as produções, enfatizando as caracteristicas exploradas de cada gênero.
Nome | Tipo |
---|---|
Viagem no tempo: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
A avaliação deverá ser feita tendo como referência o avanço do aluno em relação a produção proposta. As produções têm niveis diferentes de conhecimento, na medida em que um aluno completa uma proposta com facilidade, ele pode ser incentivado a ir para outra mais complexa. Faça também uma avaliação com o grupo, assim os alunos podem trocar informações a respeito da mesma produção. Acrescente a atividade do aluno ao seu portfólio, e em 2 meses retome a atividade individualmente, como uma auto-avaliação para que o aluno vá percebendo seus avanços.
Quatro estrelas 19 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2015
Cinco estrelasParabéns pela riquíssima aula. Vou compartilhar com meus professores do ciclo de alfabetização.
29/05/2015
Cinco estrelasachei muito legal esse site legal mesmo
02/05/2015
Cinco estrelasainda aplicarei mas, de antemão prevejo que será um trabalho muito bom onde os alunos alem de aprender irão se divertir
21/12/2014
Cinco estrelasexcelente proposta. estou tentando apresentar uma proposta de produção textual para 2º, 3º ,4º e 5º ano a partir da realidade onde trabalho e gostei desta oficina e me fez imaginar muitas outras atividades possiveis. grata, Idina
26/03/2014
Quatro estrelasGostei muito da proposta e, acredito que poderá contribuir muito com o trabalho em sala de aula principalmente das turmas do 3 ao 5 ano. Vou usar a proposta como suporte para as oficinas que pretendo realizar com os professores da escola. Parabéns!
06/03/2014
Cinco estrelasAh, achei densa , Isso quer dizer que recomendo.Poste mais para as series finais também porque vc tem boas idéias.
06/02/2014
Cinco estrelasMuito boa mesmo, já estou adaptando pra minha sala de aula.
21/01/2014
Quatro estrelasmuito boa!!!!
12/11/2013
Cinco estrelasÓtimas propostas!
21/07/2013
Cinco estrelasÓtimas sugestões! Excelente material!!!
23/04/2013
Cinco estrelasotima aula
14/08/2012
Cinco estrelasParabéns pela ideia. Gostei muito desse trabalho, e irei coloca-lo em pratica logo logo.
08/07/2012
Cinco estrelasPARABÉNS CONTINUE SEMPRE COM ESSAS DINAMICAS. SÃO POUCOS PROFESSORES QUE AINDA ACREDITAM NO POTENCIAL DE SEUS ALUNOS E QUE DÁ RESULTADO. BJS
04/06/2012
Cinco estrelasMuito bom! Uma forma também de relembrar gêneros estudados anteriormente.
09/05/2012
Cinco estrelastrabalho em uma unidade de educação integral e as atividades devem ser diferenciadas. amei a proposta e vou começar com eles essa semana. espero que eles gostem!
06/01/2012
Cinco estrelasmuito criativa
24/04/2011
Cinco estrelasProposta excelente, maravilhosa! mais uma vez irá contribuir de forma significativa meu trabalho. Parabéns!
10/03/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante a proposta, como soi iniciante , acho que deveria ter mais detalhes das atividades e as respostas.Mas achei MUITO BOA!!
09/03/2011
Cinco estrelasAchei muito criativa sua ideia. É muito difícil trabalhar alguns gêneros do cotidiano com alunos nessa idade. Sua ideia foi facinante pelo fato de trabalhar o lúdico. Acho essa iniciativa fantástica. Parabéns!