Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Oficina de produção de textos

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; ·        

 Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los; ·       

 Criar uma oficina de texto na escola e divulgar as ações da mesma.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discuta com os alunos os aspectos que compõem a história da Chapeuzinho Vermelho.

Estratégias e recursos da aula

A ideia desta aula é criar textos de forma inusitada e criativa ampliando as habilidades expressivas comunicativas dos alunos.

Para tal serão utilizados textos descritivos, narrativos, informativos e argumentativos.

A história escolhida para essa oficina será ‘ Chapeuzinho Vermelho”

Crédito da imagem: http://contribuicoesatividades.blogspot.com/2009/09/projeto-contos-chapeuzinho-vermelho.html

 Esta história permite um grande universo de interpretações, e ao mesmo tempo é parte do repertório de todos os alunos, o que ajudará na criação e recriação dos textos.

No portal do professor há um programa que apresenta e comenta esta história.  

A idéia central é disponibilizar diversos recursos e propor aos alunos uma alteração no portador textual, ou seja transformar um conto de fadas em uma outra produção textual.

Nesta atividade os alunos estarão criando textos diferentes, o que pode ser uma excelente estratégia de intervenção, pois os alunos apresentam conhecimentos diferentes em relação a produção textual, alguns já se apropriaram e são capazes de produzir textos complexos, outros ainda estão numa fase anterior, dessa forma essa oficina de produção textual pressupõe a inclusão de todos os alunos de acordo com o desafio que ele seja capaz de superar.

O ideal para essa proposta de produção textual  é que ela seja realizada por pelo menos 3 alunos, assim os alunos podem trocar ideias com os colegas e ampliar suas hipóteses textuais.

Para repertoriar inicie por uma visita ao site do greenpeace, nele os alunos irão encontrar uma versão que enfatiza a sustentabilidade na história de Chapeuzinho vermelho. É também constitui um elemento que norteará a discussão das adaptações. Após a visita ao site, discuta com os alunos que elementos da história permaneceram e quais foram modificados para atender a proposta.

Depois desse debate apresente os outros gêneros e a proposta de releitura utilizando a História da Chapeuzinho Vermelho. Divida os alunos entre os gêneros.

Abaixo segue a proposta para cada um desses gêneros:  

 Proposta 1- Questionário Os alunos assistirão ao Filme ‘ Deu a louca na Chapeuzinho”. E deverão responder ao seguinte questionário:

 1-    Quais são as principais diferenças entre a história da Chapeuzinho Vermelho original e a apresentada pelo filme?

 2-    Descreva as características de cada personagem do filme.

 3-    Faça um comparativo entre a história original e o filme nos seguintes aspectos:  

História clássica Filme

Introdução     

Apice da História   

Desfecho      

Crédito da imagem: http://www.submarino.com.br/produto/6/1972653/dvd+deu+a+louca+na+chapeuzinho-+duplo  

 Proposta 2- Escrita de uma receita

Nesta atividade você vai transformar a história da Chapeuzinho Vermelho em uma receita.

Qual é a estrutura de uma receita?

 Use e abuse da criatividade     

Proposta 3- Descrição de personagens

Faça uma descrição detalhada dos personagens da História da Chapeuzinho Vermelho

    

http://www.contandohistoria.com/chapeuzinhovermelho.htm     

 http://escritoresa32.blogspot.com/2007/10/chapeuzinho-vermelho.html  

 http://desenhoheroisviloes.blogspot.com/2009/07/lobo-mau.html  

 

 

 http://www.reflexaodevida.com.br/420chapeuzinho/420chapeuzinho.htm    

 

Proposta 4- Escrita de uma carta

Sua tarefa é escrever uma carta para algum personagem da História da Chapeuzinho Vermelho.  

Fonte da imagem: http://entrenessa.com.br/historia-da-chapeuzinho-vermelho-contada-de-formas-diferentes/

  Proposta 5- Transforme a história em uma fábula

Esse é um grande desafio.

Você precisará conhecer o que é uma fábula, quais são seus elementos e trasnformar esse conto de fadas em uma fábula.

http://www.sitedecuriosidades.com/ver/a_cobertura_da_imprensa_brasileira_-_caso_chapeuzinho_vermelho.html   

Proposta 6- Faça uma animação da história da chapeuzinho vermelho

Para tal você pode usar 2 programas: Você pode desenhar no TUXPAINT e depois animar os desenhos no PowerPoint.

Reescreva a história através de desenhos.    

 Proposta 7- Faça uma charge sobre a História da Chapeuzinho Vermelho.

Fonte da imagem: http://www.lendo.org/7-horrendos-contos-de-fadas-que-lhe-contam-desde-crianca/

Para tal use o programa para desenhar TUXPAINT  

Proposta 8- Faça uma lista de palavras 

Faça uma lista com o maior número de de palavras relacionadas a história da Chapeuzinho Vermelho.

http://contosencantar.blogspot.com/2008/05/chapeuzinho-vermelho.html  

 Proposta 9- Manchete de jornal

Nessa atividade você deverá criar uma manchete de jornal, imagine qual seria essa manchete. Escreva a noticia como se fosse um jornalista. Para essa atividade utilize um editor de texto, trabalhe com colunas e inserção de imagem.

Proposta 10- Misturando as histórias

 Para esta atividade você deverá utilizar personagens de outros contos de fadas e reescrever a história. Assim que todos os alunos finalizarem suas produções, socialieze as produções, enfatizando as caracteristicas exploradas de cada gênero.   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Viagem no tempo: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita tendo como referência o avanço do aluno em relação a produção proposta. As produções têm niveis diferentes de  conhecimento, na medida em que um aluno completa uma proposta com facilidade, ele pode ser incentivado a ir para outra mais complexa. Faça também uma avaliação com o grupo, assim os alunos podem trocar informações a respeito da mesma produção. Acrescente a atividade do aluno ao seu portfólio, e em 2 meses retome a atividade individualmente, como uma auto-avaliação para que o aluno vá percebendo seus avanços.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 12/15 - 80%
  • Quatro estrelas 3/15 - 20%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marliete dos Santos Cândido, Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva , Roraima - disse:
    marliete_sc@hotmail.com

    26/03/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito da proposta e, acredito que poderá contribuir muito com o trabalho em sala de aula principalmente das turmas do 3 ao 5 ano. Vou usar a proposta como suporte para as oficinas que pretendo realizar com os professores da escola. Parabéns!


  • deisinete pedreira reis, col.est.Gal. Osório , Bahia - disse:
    deisipedreira@hotmail.com

    06/03/2014

    Cinco estrelas

    Ah, achei densa , Isso quer dizer que recomendo.Poste mais para as series finais também porque vc tem boas idéias.


  • Lidiane ramos, Ufam , Amazonas - disse:
    lilica.ripilica25@gmail.com

    06/02/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa mesmo, já estou adaptando pra minha sala de aula.


  • ANA, E.M.F.O , Bahia - disse:
    anpassos@hotmail.com

    21/01/2014

    Quatro estrelas

    muito boa!!!!


  • RACHEL ELISIÁRIO, EM PEDRO REGHIN ( CAMPESTRE) , Minas Gerais - disse:
    rachelraeli@gmail.com

    12/11/2013

    Cinco estrelas

    Ótimas propostas!


  • Érica Costa, Escola Municipal Alfredo pinto Vieira de Melo , Pernambuco - disse:
    ericasouza12@hotmail.com

    21/07/2013

    Cinco estrelas

    Ótimas sugestões! Excelente material!!!


  • aridiana silva, bayma , Maranhão - disse:
    aridiana_cxsilva@hotmail.com

    23/04/2013

    Cinco estrelas

    otima aula


  • Fernando, Escola Municipal Vereador Raimundo Falcão Coelho , Tocantins - disse:
    fernandops1984@hotmail.com

    14/08/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela ideia. Gostei muito desse trabalho, e irei coloca-lo em pratica logo logo.


  • BIA, e. m. vanderlei rosa , Mato Grosso do Sul - disse:
    professorabeatriz@gmail.com

    08/07/2012

    Cinco estrelas

    PARABÉNS CONTINUE SEMPRE COM ESSAS DINAMICAS. SÃO POUCOS PROFESSORES QUE AINDA ACREDITAM NO POTENCIAL DE SEUS ALUNOS E QUE DÁ RESULTADO. BJS


  • Eliete Lima, Dom José Rodrigues , Bahia - disse:
    eliete2307@hotmail.com

    04/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom! Uma forma também de relembrar gêneros estudados anteriormente.


  • gisele esturilho, EMI michel khury , Paraná - disse:
    gi22nena@yahoo.com.br

    09/05/2012

    Cinco estrelas

    trabalho em uma unidade de educação integral e as atividades devem ser diferenciadas. amei a proposta e vou começar com eles essa semana. espero que eles gostem!


  • zenaide menezes, padre anacleto de camargo , São Paulo - disse:
    zenaidemr@hotmail.com

    06/01/2012

    Cinco estrelas

    muito criativa


  • Nilza Bonfim. Coord de escolas multisseriada, escolas do Núcleo III de Jurema , Bahia - disse:
    nilza-3@hotmail.com

    24/04/2011

    Cinco estrelas

    Proposta excelente, maravilhosa! mais uma vez irá contribuir de forma significativa meu trabalho. Parabéns!


  • Tânia, Estado , Alagoas - disse:
    taniacamerino@hotmail.com

    10/03/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a proposta, como soi iniciante , acho que deveria ter mais detalhes das atividades e as respostas.Mas achei MUITO BOA!!


  • Lucy Mary, Lucy Mary , Minas Gerais - disse:
    lucy-barcelos@hotmail.com

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito criativa sua ideia. É muito difícil trabalhar alguns gêneros do cotidiano com alunos nessa idade. Sua ideia foi facinante pelo fato de trabalhar o lúdico. Acho essa iniciativa fantástica. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.