02/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
a- Ler poesia percebendo detalhes.
b- Levar o aluno a compreender o conceito de numeral.
c- Reconhecer a função dos numerais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Aula 1 - Dividir a turma em grupos de três crianças. Distribuir para cada grupo uma letra da música:
Pirueta de Chico Buarque
Encontrada em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/86032/
Ler a poesia, buscando descobrir sobre que personagens do circo ela fala. Montar as personagens imaginadas usando recorte e colagem. Colocar o recorte de uma lona de circo (preto e branco) no mural e pedir que os grupos colem suas personagens na lona. Fazer um título e colar a letra da música.
Aula 2 – Ouvir a música que está no CD Os Saltimbancos (Universal) de Chico Buarque acompanhando a leitura do texto.
Cantar com as crianças. Pedir que sublinhem as palavras: uma, duas, quatro, cinco, vinte, trinta, dez mil e cem mil que aparecem na poesia. Dar o seguinte desafio: Qual é o trecho que completa a frase abaixo corretamente? Sublinhe:
As palavras sublinhadas na poesia:
a) indicam características dos substantivos.
b) indicam quantidade de algo.
c) indicam ações dos personagens.
Registrar no quadro-negro:
Estas palavras são chamadas de numerais e podem expressar ordem, multiplicação, quantidade ou fração (divisão).
Atividade em grupo: Distribuir diferentes textos onde apareçam numerais, pedir que sublinhem e, em seguida, agrupem nos conjuntos dados.
Retirados de: www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira16.htm
Depois que os numerais forem encontrados e organizados na tabela, registrar no caderno as aprendizagens diárias, por meio de um texto construído coletivamente.
Esta aula deve ser dada depois da aula: Linguagem oral - Os Saltimbancos Trapalhões – usando e abusando da língua portuguesa
a- Correção da atividade em grupo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/02/2015
Cinco estrelasGostei muito da aula com o uso desta música. Vou adaptar e utilizar com meus alunos de sexto ano. Obrigada pela colaboração!