30/08/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
Inicialmente o professor poderá perguntar às crianças se conhecem Tarsila do Amaral, se já ouviram ou viram suas obras.
O professor poderá então motivar o grupo a conhecê-la através da leitura do livro: “A infância de Tarsila do Amaral”, de Carla Caruso.
Capa do livro: A infância de Tarsila do Amaral.
Nesse momento o professor apresenta a história e aborda a temática da infância de Tarsila e, em seguida provoca uma discussão sobre a infância da artista e as infâncias de cada um. Depois da leitura e conversa com a turma o professor sugere a turma uma aula no laboratório de informática, para visitar o site da artista (se não houver laboratório de informática o professor poderá realizar esta atividade de forma coletiva em um único computador em algum espaço da escola).
Antes de encaminhar os alunos para o laboratório de informática o professor deverá orientar na construção de um roteiro que oriente a pesquisa, neste caso: informações sobre a artista, suas obras e a história ou o contexto da realização de cada uma delas.
Apresentamos como sugestão para a visita à internet o seguinte site:
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Imagem do site: Tarsila do Amaral
Sugerimos ainda que o professor organize a turma em grupos menores, para que cada grupo pesquise com mais detalhes um dos aspectos.
As informações pesquisadas pelos grupos poderão ser apresentadas posteriormente em sala de aula.
Nesse momento cada grupo apresenta as informações pesquisadas para toda a turma, promovendo assim um momento de discussão sobre a temática.
Após essa apresentação o professor poderá sugerir um registro escrito sobre o que cada aluno aprendeu nessa aula sobre Tarsila do Amaral.
Após realizar um estudo sobre a vida e a obra de Tarsila, orientamos que o professor apresente a possibilidade de construção de uma releitura de uma das obras de Tarsila. Sugerimos para essa construção uma releitura da obra: “Operários”.
Operários, 1933
Em um primeiro momento o professor apresenta a obra “Operários” pede para que cada criança a observe, perceba seus detalhes, suas formas, suas cores, fundo. Depois dessa apresentação o professor poderá falar um pouco sobre a obra e sugerir que a turma construa uma releitura da mesma.
Apresentamos como sugestão de uma releitura coletiva. Essa atividade apresenta uma experiência vivenciada por uma turma de 2º ano, que decidiu homenagear a escola. Para tanto, utilizamos máscara de gesso representando cada criança da turma e pintamos coletivamente no fundo a imagem da escola.
A construção das máscaras
Sugerimos dois tipos máscaras: a máscara de gesso e a máscara de papel. A máscara de papel pode ser observada no seguinte link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6931 na aula: “O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Confeccionando máscaras”.
Já a máscara de gesso apresentaremos o seu passo a passo:
Essa imagem foi retirada do site: Como fazer tudo em artesanato
Receita da máscara de gesso
Material:
Modo de fazer:
Construindo a releitura
Depois das máscars prontas as crianças deverão realizar a pintura das máscaras.
O desenho do fundo do painel.
Organizarão as máscaras no painel.
Painel concluido.
Após essas etapas, sugerimos a exposição dessa atividade.
Sugerimos também o livro: Tarsila do Amaral, coleção mestre das artes no Brasil de Ângela Braga.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/06/2012
Quatro estrelasMuito interessante a interatividade dos alunos com a confecção da releitura da obra dessa grande artista.
29/05/2012
Cinco estrelasQuero muito fazer essa aula com os alunos de arte. Quanto as máscaras, há algum perigo de irritação na pele? Quanto tempo leva para tirar a máscara do rosto da criança? Obrigada pela atenção e parabéns pela ideia. Camila
20/10/2011
Cinco estrelasAmei, vou ensinar meus alunos nas aulas de arte.
22/09/2011
Cinco estrelasFantástica esta idéia das máscaras compondo a releitura da obra "Operários da Tarsila.
06/09/2011
Cinco estrelasAchei maravilhosa a aula.
21/11/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão de aulas a partir da Obra de Tarsila Amaral " os operários", muito criativa!
27/09/2010
Cinco estrelasAmei sua aula,Parabéns!