01/12/2010
Alinne Grazielle Neves Costa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
É necessário que o aluno tenha conhecimentos relacionados ao processo de formação e consolidação do sistema feudal na Europa.
Iniciar a aula apresentando, aos alunos, três vídeos de curta duração, os quais tratam da crise do feudalismo:
Vídeo 1- Retoma algumas informações anteriores à crise do sistema feudal, possibilitando ao aluno relembrar o que já foi estudado a respeito do feudalismo.
http://www.youtube.com/watch?v=1Ax3bLJetrY&NR=1
Vídeo 2 - Trata todos os pontos mais relevantes que levaram à crise do feudalismo.
http://www.youtube.com/watch?v=xOqvr02PAhc
Vídeo 3- O vídeo apresenta uma música sobre o feudalismo, descrevendo as características mais importantes deste período.
http://www.youtube.com/watch?v=rZjY3R0AVAQ
Atividade 1- Debate
No debate, os alunos devem apresentar as suas considerações a respeito de questões importantes apresentadas nos vídeos, como, por exemplo :
Atividade 2 - Produção de paródia
Tendo o último vídeo como referência, sugira aos alunos que façam uma paródia sobre a crise do feudalismo. Depois organize uma apresentação de todas as paródias para os alunos da turma.
Atividade 3- Interpretação de imagens e produção de História em Quadrinhos
Orientações:
1- Peça aos alunos que observem atentamente as gravuras abaixo e registerm no caderno as suas conclusões.
2- Oriente os alunos a buscarem informações a respeito das gravuras, nas fontes abaixo indicadas.
3- Promova a socialização das conclusões dos alunos a respeito das três imagens.
4- Desafie os alunos a produzirem uma história em quadrinhos a partir das informações discutidas nos vídeos e das imagens analisadas, utilizando os personagens representados nas mesmas.Depois faça uma exposição com as melhores histórias.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/feudalismo/sociedade-feudal.php
Fonte: http://cidademedieval.blogspot.com/2008/09/vida-urbana-medieval-iluminada-pela-luz.html
Fonte: http://paradadosaventureiros.blogspot.com/
Atenção: nesta atividade o professor poderá solicitar a colaboração da área de Artes para a produção das histórias em quadrinhos, pelos alunos.
Para ampliar os conhecimentos a respeito do tema da aula, os seguintes sites poderão ser consultados:
http://historia.abril.com.br/cotidiano/medo-mundo-feudal-434414
shtml http://www.brasilescola.com/historiag/a-crise-geral-sistema-feudal.htm
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, o professor poderá avaliar o aluno de acordo com a sua participação nas atividades propostas, como, por exemplo: debates, elaboração de relatórios, produção de paródia e de história em quadrinhos, além das atividades escritas e registradas no caderno.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/07/2013
Cinco estrelasótimo plano, ficou bem criativo. Me ajudará muito em minhas aulas.
03/09/2011
Cinco estrelasA mistura da linguagem audio e visual ,com diferentes gêneros foi uma novidade importante na produção de conhecimento histórico dos alunos.