Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Igreja e as Cruzadas na Idade Média

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leila Floresta
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Alinne Grazielle Neves Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Entender o que foram as Cruzadas e sua relação com a Igreja na Idade Média.
  •  Compreender o papel da Igreja durante a Idade Média e sua interferência nos diversos aspectos da vida das pessoas.
  •  Identificar, em filmes, a sociedade medieval, suas diferenças e semelhanças em relação ao século XXI.
  •  Discutir as dificuldades e os choques culturais que um jovem do século XXI encontraria para viver na Idade Média.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimentos a respeito do processo de formação e consolidação do sistema feudal na Europa.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar a aula com a projeção do filme: Cruzada - Uma jornada através dos tempos

Chamar a atenção dos alunos para a sinopse que alerta: "Um jovem do século XXI está prestes a começar uma aventura no século XII":

http://www.cinepop.com.br/filmes/cruzada_jornadaatravesdostempos.htm  

" target="_blank">- 

http://www.youtube.com/watch?v=YYcMTwLgOLU&feature=player_embedded 

Atividade 1- Debate a respeito das ideias centrais do filme

A partir do filme, levantar algumas questões para orientar o debate entre os alunos:

  • Quais são os personagens principais do filme?
  • Quais classes sociais, do sistema feudal, são retratadas no filme?
  • Que Cruzada está sendo realizada?
  • O personagem  principal é visto de que maneira pelos participantes da Cruzada?
  • Como o personagem principal vê os participantes da Cruzada?
  • Como a Igreja é retratada?
  • Qual a relação da Igreja com os participantes da Cruzada?
  • Existem mais filmes que retratam este período?

Depois de refletirem sobre estas questões e apresentarem as suas conclusões no debate, os alunos devem fazer um relatório com as considerações finais a respeito das idéias centrais do filme.

Atividade 2- Viagem no tempo 

Orientações:

1- Propor aos alunos que imaginem ter viajado pela Idade Média no tempo do feudalismo e dos cavaleiros, como fez o personagem do filme visto.

2- Peça que elaborem uma carta relatando os momentos vividos, o que mais lhes chamaram a atenção, o que mais gostaram e o que não gostaram.

3-Ao terminarem a carta, peça que troquem as informações com os colegas.

Atividade 3 - Produção de Charge

http://drauziomilagres.blogspot.com/2009/03/igreja-charges-aborto-e-excomunhao.html 

Orientações:

1- Peça aos alunos que observem atentamente a charge e reflitam sobre a sua ideia central.

2- Oriente os alunos a fazerem uma comparação a respeito da influência da Igreja na Idade Média e a sua influência  nos dias atuais.

3- Os alunos devem ser orientados a produzir uma charge sobre o tema.

Atenção: esta atividade pode ser desenvolvida conjuntamente com o professor da Área de Artes.

Recursos Complementares
Avaliação

  A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nos debates, na produção da carta, na produção das charges e também nas atividades escritas e registradas no caderno.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gustavo, Tiradentes , Minas Gerais - disse:
    guns_look@live.com

    26/08/2012

    Três estrelas

    Deveria ter as respostas


  • paulo, tiradentes , Minas Gerais - disse:
    pauloroberto_bh2009@yahoo.com.br

    20/08/2012

    Quatro estrelas

    faltou as respostas,sera que poderia informar?obrigado!!!


  • Enyz, Col. Est. Costa Viana , Paraná - disse:
    enyzup@gmail.com

    17/05/2012

    Quatro estrelas

    o filme é bem interessante para os alunos do 1º ano do Ens. médio


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.